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Redes sociais. Barómetro das queixas dos consumidores

Um total de 47% dos portugueses utiliza as redes sociais para contactar com os departamentos de apoio ao consumidor das empresas

Rita Gonçalves
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Redes sociais. Barómetro das queixas dos consumidores

Um total de 47% dos portugueses utiliza as redes sociais para contactar com os departamentos de apoio ao consumidor das empresas

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Um total de 47% dos portugueses utiliza as redes sociais para contactar com os departamentos de apoio ao consumidor das empresas.

A cifra situa o nosso país entre os europeus onde mais os consumidores recorrem ao Facebook, Twitter ou LinkedIn para fazer queixas e reclamações, revela um estudo feito pela consultora Nielsen para Espanha, designado ‘Compartir en Sociedad’, citado pela infoRetail.

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Na hora de recorrer às redes sociais para contactar os gabinetes de apoio ao consumidor, a média europeia é de 37%. Neste sentido, só os gregos (54%) nos ultrapassam. Os espanhóis também fazem parte do Top 3, com 39%.

Na Alemanha, Reino Unido e França estes canais não são tão utilizados pelos consumidores para efectuar reclamações. “As redes sociais não são o canal idóneo para estas empresas que gozam de uma maior formalidade nas suas relações com os clientes”, explica o estudo.

Por outro lado, há um maior equilíbrio entre os países europeus na hora de recorrer aos sites coorporativos das empresas para reclamar, sugerir e fecilitar.

Os alemães, por exemplo, têm a maior disposição entre os europeus para utilizar as páginas web dos distribuidores. Enquanto portugueses e espanhóis vão directamente às páginas do fabricante para contactar com os departamentos de apoio ao cliente, sublinha o estudo.

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