FMCG

Vinhos portugueses com futuro risonho nos EUA

Os EUA são actualmente líderes no consumo e importação de vinho

Rita Gonçalves
FMCG

Vinhos portugueses com futuro risonho nos EUA

Os EUA são actualmente líderes no consumo e importação de vinho

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Torrestir
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Retalho
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Exportação
PUB

Os Estados Unidos da América são actualmente líderes no consumo e importação de vinho, tendo destronado a França como maior país consumidor.

No que diz respeito às importações, são o segundo maior mercado do mundo, em valor (o primeiro é o Reino Unido) importando 31% do seu consumo interno, já que, através da sua produção própria, os EUA cobrem 69% da procura.

PUB

Ou seja, 10% de todo o vinho produzido no mundo tem como destino o mercado de importação norte-americano.

Segundo dados da OIV, o consumo interno americano tem crescido continuamente desde 2002 (apenas decresceu em 2008, no pico da crise) e, só em 2012, a importação de vinhos cresceu 13% em valor, representando 4,8 mil milhões de USD (3,5 mil milhões de euros).

Segundo a mesma fonte, citada pela investigadora Mafalda Rodrigues (ISA 2012), “os dez países responsáveis por 97% do volume de vinho importado pelos EUA foram, por ordem decrescente de quota de mercado, Itália (29%), Austrália (19%), Argentina (13%), Chile (12%), França (10%), Espanha (8%), Nova Zelândia (3%), Alemanha (3%), Canadá (2%) e Portugal (1%)”.

“Ou seja, partindo de um ‘market share’ de cerca de 1%, Portugal tem ainda muito por onde crescer, apesar de o mercado americano se constituir já como o quarto maior destino das exportações de vinho portuguesas”, revela um comunicado conjunto da C.V.R. do Dão, CH BUSINESS CONSULTING e MarqEnergie Consulting (USA), que organizam a 30 de Maio, no Solar do Vinhos do Dão, em Viseu,  o 1º Seminário Internacional, dedicado aos “Vinhos Portugueses: Estratégia e Mercados EUA e Canadá”.

Apesar da dimensão impressionante do Mercado dos Estados Unidos da América, os vinhos portugueses alcançam ainda cifras modestas, próximas de 50 milhões de euros anuais, se se incluir o Vinho do Porto, ou 25 milhões, se excluirmos este”, comenta Carlos Lacerda, especialista em Internacionalização do Grupo CH.

O Presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro, disse à Rádio Renascença, em Janeiro passado, que, “para o período de 2012-2014, o objectivo é crescer 40% no mercado norte-americano”.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Setor dos lacticínios reúne-se no Enlácteos 2025 para debater futuro da indústria
Alimentar
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Retalho
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
I&D
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Alimentar
Torrestir
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Logística
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Bebidas
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Alimentar
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Logística
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Retalho
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.