Distribuição

Confiança dos consumidores sobe para máximos de 4 anos

Os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores mantiveram em Março a trajectória ascendente iniciada em 2013

Rita Gonçalves
Distribuição

Confiança dos consumidores sobe para máximos de 4 anos

Os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores mantiveram em Março a trajectória ascendente iniciada em 2013

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Os indicadores de clima económico e de confiança dos consumidores mantiveram em Março a trajectória ascendente iniciada em 2013, com este último a registar o valor mais elevado desde Dezembro de 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A confiança dos consumidores beneficiou do contributo de todas as componentes, excepto no que respeita à evolução da poupança.

PUB

O INE observa, no entanto, que, sem a utilização de médias móveis de três meses (cálculo da média dos últimos três meses), o indicador de confiança dos consumidores diminuiu em Março.

Os saldos de respostas extremas (diferença entre respostas positivas e negativas) sobre a compra de bens duradouros no momento actual e nos próximos doze meses aumentaram em Março, prolongando os movimentos positivos iniciados em Janeiro de 2013 e atingindo, no primeiro caso, o valor mais elevado desde Setembro de 2007.

Também o indicador de clima económico recuperou, observando-se aumentos dos indicadores de confiança em todos os sectores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços).

O indicador de confiança da Indústria Transformadora atingiu o máximo desde Agosto de 2008, em resultado do contributo positivo das opiniões sobre a procura global e das perspectivas de produção.

O saldo das apreciações sobre a procura global tem aumentado desde Dezembro de 2012, contrariando a tendência negativa registada desde o final de 2010. O saldo das opiniões relativas à procura interna e à procura externa atingiram os valores mais elevados desde Novembro de 2008 e Dezembro de 2007, respectivamente.

O indicador de confiança do Comércio, por sua vez, recuperou igualmente em Março, prolongando a acentuada trajectória crescente iniciada em Fevereiro de 2012 e registando o valor mais elevado desde Julho de 2004. A recuperação deste indicador resultou do contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e das perspectivas de actividade.

Também o indicador de confiança dos Serviços manteve o movimento ascendente observado desde o final de 2012, devido à recuperação de todas as componentes, apreciações sobre a actividade da empresa e sobre a evolução da carteira de encomendas e perspectivas de evolução da procura.

Com Lusa

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.