GS1 lança plataforma 560 e.Invoice
A ferramenta tecnológica, “simples e de baixo custo”, promete ajudar a impulsionar o processo de desmaterialização dos documentos de negócio

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A GS1 Portugal lançou a plataforma 560 e.Invoice.
A ferramenta tecnológica, “simples e de baixo custo”, promete ajudar a impulsionar o processo de desmaterialização dos documentos de negócio.
“560 e.Invoice é um serviço online baseado em EDI [Electronic Data Interchange] e mensagens electrónicas GS1, que assenta em duas premissas essenciais: fiabilidade dos dados e facilidade no acesso. Tendo em conta que se dirige a PME, os baixos custos de acesso e a usabilidade da plataforma são, por isso, factores críticos. Cumpre, além disso, todos os requisitos técnicos e legais de facturação em Portugal e na União Europeia”, assegura João de Castro Guimarães, Director Executivo da GS1 Portugal.
Entre as vantagens, destacam-se a redução de custos, aumento da produtividade e eficiência e a sustentabilidade, graças à diminuição dos documentos em papel, explica a associação.
A 560 e.Invoice surge no âmbito da criação do eixo Factura Electrónica, em sequência da adesão, em Junho de 2013, da GS1 Portugal ao PME Digital, iniciativa do Ministério da Economia, promovida por IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) e ACEPI (Associação do Comércio Electrónico e da Publicidade Interactiva).