Governo arrecada €3 milhões com taxa de segurança alimentar
A taxa de segurança alimentar rendeu até agora três milhões de euros, disse a Ministra da Agricultura, acrescentando que há mais uma grande superfície disponível para pagar

Rita Gonçalves
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
A taxa de segurança alimentar rendeu até agora três milhões de euros, disse a Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, no debate da especialidade na Assembleia da República, acrescentando que há mais uma grande superfície disponível para pagar.
“Estão arrecadados cerca de três milhões de euros e esperamos outro tanto, até um bocadinho mais, até ao final do ano. Temos indicação de que uma das grandes superfícies está disponível e pagará em Novembro”.
O Governo estimava um encaixe financeiro de 17 a 18 milhões de euros com o pagamento desta taxa, em 2012 e 2013, mas teve de enfrentar a oposição das grandes empresas de distribuição que contestam esta taxa.
Segundo a APED, associação que representa o sector, apenas um terço dos seus associados tinha pagado a taxa até Outubro.
A ministra adiantou que espera mais cinco milhões de euros no Fundo de Saúde e Segurança Alimentar Mais, financiado por esta taxa, para pagar às organizações de produtores pecuários (OPP) pelos serviços prestados na área da sanidade animal.
Com Lusa