Distribuição

“A Distribuição em Portugal é eficiente mas cara”, diz António Casanova (Unilever)

Apesar de reconhecer o contributo da distribuição na evolução do retalho, das marcas e da infra-estrutura logística em Portugal, Casanova ressalva que poderia ser “mais barata”, por ocasião do debate “O que oferece actualmente a Distribuição às Marcas”, organizado pela AESE

Rita Gonçalves
Distribuição

“A Distribuição em Portugal é eficiente mas cara”, diz António Casanova (Unilever)

Apesar de reconhecer o contributo da distribuição na evolução do retalho, das marcas e da infra-estrutura logística em Portugal, Casanova ressalva que poderia ser “mais barata”, por ocasião do debate “O que oferece actualmente a Distribuição às Marcas”, organizado pela AESE

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
PUB

 “Portugal tem dos melhores distribuidores do Mundo. Deixando de fora a Mercadona, a distribuição em Portugal representa o que de melhor há na Europa”, disse António Casanova, CEO da Unilever – Jerónimo Martins, por ocasião de um debate, que teve lugar no I Encontro da Distribuição – AESE, subordinado ao tema “O que oferece actualmente a Distribuição às Marcas”.

Apesar de reconhecer o contributo da Moderna Distribuição na evolução do retalho, das marcas e da infra-estrutura logística em Portugal, Casanova ressalva que poderia ser “mais barata”.

PUB

“A distribuição trouxe uma dose de eficácia e eficiência aos processos, agora muito mais baratos do que alguma vez foram. O custo de fazer chegar os produtos ao consumidor é muito menor do que há 20 anos. E trouxe eficácia porque é muito mais fácil distribuir os produtos. Três ou quatro cadeias de distribuição permitem atingir uma distribuição de 60%”. Consequentemente, “a distribuição democratizou o consumo, com mais marcas, mais categorias e uma maior panóplia de preços”, contribuindo também, para a “quebra da inflação em Portugal”.

Apesar de ser mais fácil não é barato, reforça o CEO da Unilever, ressalvando alguns dos principais desafios que a distribuição tem pela frente. “Os produtores estão preocupados com as marcas da distribuição, uma situação onde todos perderam o controlo. Os canais de distribuição estão misturados. Temos hipers que vendem o que se comercializa nas farmácias e farmácias que vendem os produtos comercializados nos hipers. E ainda o mito do comércio online. Todos lhe reconhecem as virtudes mas ainda ninguém conseguiu por o comércio electrónico a funcionar de forma económica”.

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Retalho
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Retalho
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Bebidas
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Retalho
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Retalho
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.