Novo armazém da STEF com iluminação inteligente
A STEF equipou a nova plataforma logística de congelados, localizada em Toulouse, França, com um sistema de iluminação 100% à base de LED

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
A STEF equipou a nova plataforma logística de congelados com um sistema de iluminação 100% à base de LED.
Para a sua nova plataforma logística de Toulouse, o operador logístico especialista em temperatura controlada optou pela solução LED Philips GentleSpace. O objectivo é economizar anualmente 70% de energia, em comparação com uma solução de iluminação convencional.
Tradicionalmente, nestas plataformas logísticas de grande dimensão, a iluminação é feita por lâmpadas de iodetos metálicos ou sódio. A solução da Philips é um sistema equipado com díodos electroluminescentes (ou LED) montados em módulo, especialmente adaptados para grandes armazéns de frio. No total, são 128 os aparelhos que equipam a plataforma logística de Toulouse, repartidos pelas duas câmaras de armazenamento com uma altura de 12,5 m em frio negativo (-25 °C), nas zonas de paletes móveis e fixas.
A vida útil de cada aparelho é de 75 000 horas, mantendo-se, no fim desse prazo, 70% do fluxo luminoso. Além disso, cada aparelho oferece iluminação instantânea e possibilidade de gradação. “A luminosidade instantânea é particularmente interessante para as zonas de paletes móveis, uma vez que permite controlar a ignição dos LED de acordo com a abertura das áleas, o que não é possível com lâmpadas clássicas”.