Jovem empresa cria cofre digital para guardar facturas
Disponível para consumidores e comerciantes, a nova plataforma promete transformar as facturas, recibos ou talões de compra, em informação digital disponível via web

Rita Gonçalves
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Chama-se PaperVault e está disponível para consumidores e comerciantes.
Esta plataforma, desenvolvida pela Xnfinity, empresa incubada no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, promete transformar as facturas, recibos ou talões de compra, em informação digital disponível via web, simplificando assim o processo pós-venda.
O PaperVault permite às empresas poupanças de 50% nos actuais custos com o processo em papel. O produto apresenta ainda funcionalidades de fidelização de clientes, marketing directo e sistemas de análise de comportamento dos consumidores, onde será possível analisar as tendências de consumo, perfis de compradores e segmentação.
Por outro lado, os consumidores vão obter informação sobre as suas compras de forma centralizada, podendo consultar e arquivar todas as informações através de uma solução digital “gratuita, segura e confidencial”.
As facturas, enviadas directamente pelos comerciantes, podem ser organizadas e catalogadas, para posteriormente o consumidor fazer a gestão das suas despesas. Estas poderão depois ser apresentadas em sede de IRS ou remetidas aos seguros.
Durante a fase de testes, a plataforma foi visitada por habitantes de 33 países diferentes, o que possibilitou já o arranque do processo da internacionalização da plataforma. “O PaperVault é neste momento uma plataforma multi-moeda e multi-língua”, sublinha Orlando Ribas Fernandes, CEO da Xnfinity.
O PaperVault já está a ser utilizado por algumas empresas, entre as quais as tascas gourmet Casa Santo António, no Porto. Estão em curso negociações para a celebração de novos contratos com diferentes empresas, nos mais diversos sectores de actividade.