Sonae integra fórum europeu para a indústria alimentar
Sonae integra grupo consultivo da Comissão Europeia, que tem como objectivo definir a política industrial no sector agro-alimentar

Rita Gonçalves
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
A Sonae é o único retalhista europeu a integrar o Fórum de Alto Nível sobre a Melhoria do Funcionamento da Cadeia de Abastecimento Alimentar (FAN), o grupo consultivo da Comissão Europeia (CE) cujo objectivo é assegurar a coerência das diferentes iniciativas da organização e colaborar na definição da política industrial no sector agro-alimentar.
“É um reconhecimento das nossas boas práticas e do exemplo de cooperação com a produção, uma área onde temos trabalhado activamente para promover a produção nacional e oferecer condições únicas aos nossos parceiros de negócio”, considera Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer (CCCO) da Sonae e o representante no FAN.
“A Sonae é apontada como um exemplo europeu na cooperação com a produção, nomeadamente no Clube de Produtores Continente. No âmbito deste projecto, a empresa colabora e ajuda os empresários e empresas do sector agrícola a desenvolverem-se e a apostar na inovação, com ganhos para todas as partes. Este apoio tem permitido a várias empresas portuguesas criarem bases sólidas e expandirem os seus negócios, nomeadamente no exterior, através da exportação de produtos nacionais”.
Por exemplo, em 2012, a empresa efectuou um volume total de compras a produtores nacionais na área dos perecíveis de 700 milhões de euros, mais 2,1% do que no ano anterior. As compras a produtores nacionais representam quase 80% do total das compras realizadas, garante a Sonae.