FMCG

Carne de cavalo em lasanhas da Nestlé à venda em Portugal

A Nestlé Portugal está a retirar do mercado o único produto da marca com vestígios de ADN de cavalo comercializado em Portugal

Rita Gonçalves
FMCG

Carne de cavalo em lasanhas da Nestlé à venda em Portugal

A Nestlé Portugal está a retirar do mercado o único produto da marca com vestígios de ADN de cavalo comercializado em Portugal

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

A Nestlé Portugal está a retirar do mercado o único produto da marca com vestígios de ADN de cavalo comercializado em Portugal.

Trata-se de uma lasanha vendida exclusivamente no canal Horeca (serviços de alimentação), comercializada pela Nestlé Professional”, disse à Lusa António Carvalho, do gabinete de imprensa da sucursal portuguesa da multinacional suíça.

PUB

O mesmo responsável explicou tratar-se de um produto “vendido exclusivamente  em hotelaria e em restauração” e que “já está a ser retirado do mercado”.

Hoje de manhã, a Nestlé internacional anunciou a retirada dos mercados  italiano e espanhol dos seus produtos de massas com carne, vendidos em lojas  e supermercados, depois de ter descoberto vestígios de ADN de cavalo superiores  a 1%.

Quanto a estes dois produtos, António Carvalho garantiu à Lusa que  “não estão à venda em Portugal”.

O porta-voz da Nestlé explicou que “isto tem a ver exclusivamente com  um problema de etiquetagem” e que “não se trata de um problema de segurança  alimentar”.

A  Nestlé optou por retirar os produtos do mercado poque “não é suposto  num produto de carne de vaca haver outra espécie que não a vaca”, adiantou.

Num comunicado hoje divulgado, a Nestlé internacional explica que decidiu  suspender a distribuição de todos os produtos que contêm carne bovina fornecidos  pela empresa alemã H.J. Schypke, subcontratada pelo seu fornecedor belga  JBS Toledo, filial da empresa brasileira na Europa, que também anunciou  que vai suspender a venda de carne proveniente da Europa.

“Os nossos testes revelaram vestígios de ADN de cavalo nos produtos”  acima de 1%, valor que a Agência de Segurança Alimentar britânica considera  como um indicador de “adulteração ou grave negligência”, refere a nota.

Os produtos retirados dos mercados de Espanha e Itália são os ‘ravioli’  e ‘tortellini’ de carne da marca Buitoni.

Também foi retirada uma lasanha à bolonhesa produzida em França para  ‘catering’. Nas últimas semanas foi descoberto o uso de carne de cavalo  em produtos alimentares comercializados em vários Estados-membros da União  Europeia, entre os quais Alemanha, França, Reino Unido, Áustria, Noruega,  Dinamarca, Holanda, Suíça, Suécia, Irlanda e Bélgica, o que já forçou a  retirada de vários produtos dos mercados.

A empresa alemã de distribuição Lidl reafirmou hoje à Lusa ter suspendido na Suécia, Finlândia, Dinamarca e Bélgica a venda de produtos alimentares.

A Lidl Portugal garantiu “não fazem parte do sortido do Lidl Portugal”.

As autoridades sanitárias portuguesas e europeias garantem que estes  produtos que contêm carne de cavalo não representam qualquer risco para  a saúde humana.

Hipersuper com Lusa

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.