“Troca de carne de vaca por cavalo é apenas um problema económico”
Especialista defende que troca de carne de vaca por cavalo é “apenas um problema económico” e não de saúde pública

Rita Gonçalves
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
A troca de carne de vaca por carne de cavalo em refeições pré-cozinhadas comercializadas “não constitui qualquer risco para a saúde pública”, tratando-se “apenas de um problema económico”, disse à Lusa um especialista em Saúde Pública.
“Desde há muitos anos que se come carne de cavalo, até havia talhos especializados em carne de cavalo, portanto não constitui qualquer risco para a saúde pública”, afirmou hoje Mário Durval, da Associação de Médicos de Saúde Pública.
Na semana passada foram descobertas, no Reino Unido, embalagens de lasanha da marca Findus que contêm carne de cavalo, mas que estão etiquetadas como sendo carne de vaca. Entretanto, esta situação já foi detectada noutros países da Europa e com outras marcas, como a Picard, que já foram retiradas do mercado.
Para o especialista, “isto é um problema só de crime económico, porque é uma aldrabice dizer que se está a vender uma coisa e vender-se outra”.
O Governo português anunciou na quarta-feira que “não foi detectada até ao momento, em Portugal, nenhuma situação” de consumo de carne de cavalo em vez de vaca.
Num comunicado, o Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território sublinha tratar-se de “um crime de fraude económica, quer quanto à origem, quer quanto à composição do produto, bem como quanto à rotulagem”, sublinhando que “a carne de cavalo não representa nenhum perigo para a saúde pública”.
A tutela adiantou também que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) está a “acompanhar e monitorizar a situação” e garante que a secretaria de Estado da Alimentação e Investigação Alimentar “salvaguardará sempre a segurança alimentar e a defesa do consumidor em Portugal”.
Hipersuper com Lusa