Consumo

Internet com pouca influência nas compras de Natal

A grande maioria dos portugueses não costuma efectuar qualquer pesquisa prévia às compras de Natal

Rita Gonçalves
Consumo

Internet com pouca influência nas compras de Natal

A grande maioria dos portugueses não costuma efectuar qualquer pesquisa prévia às compras de Natal

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

Qual a importância que os portugueses atribuem à pesquisa na Internet para fazer as compras de Natal?

Segundo o Observador Cetelem, apenas 12% dos inquiridos revela que tem por hábito consultar online antecipadamente as possíveis escolhas. A grande maioria dos indivíduos afirmou que não costuma efectuar qualquer pesquisa prévia às compras de Natal (86%), não sendo esta uma ferramenta importante na tomada de decisão do produto a comprar.

PUB

Como seria expectável, a percentagem de indivíduos que consulta a Internet antes de fazer as compras de Natal é maior quanto menor é a idade dos inquiridos. Enquanto os indivíduos entre os 18 e os 24 anos são os que mais referem efectuar este tipo de pesquisa (23%), os inquiridos entre os 55 e os 65 anos são os que menos o fazem (1%).

A análise do Observador Cetelem verificou também uma discrepância entre os comportamentos dos indivíduos das classes mais altas (AB/C1) e os das classes baixas (C2/D): os inquiridos das classes baixas não dão muita importância à pesquisa prévia na Internet, apenas 1% manifesta que o costuma fazer. Já entre as classes mais altas, 16% afirma que antes de começar as compras de Natal, consulta a Internet.

Os habitantes dos grandes centros urbanos de Lisboa e o Porto recorrem mais à Internet para pesquisas de presentes de Natal do que nas restantes regiões do País. Em Lisboa, 19% afirma fazê-lo e no Porto 14%. As restantes cidades do centro e do norte do País ficam pelos 9% e no Sul pelos 8%.

O estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Consumidores Portugueses para o Natal 2012” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 1 a 3 de Outubro de 2012. O erro máximo é de +4,4 para um intervalo de confiança de 95%.

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.