Emprego & Formação

Michael Page desenvolve guia das novas funções

O Responsável de Formação cresceu muito, sobretudo, em sectores como o do retalho

Rita Gonçalves
Emprego & Formação

Michael Page desenvolve guia das novas funções

O Responsável de Formação cresceu muito, sobretudo, em sectores como o do retalho

Rita Gonçalves
Sobre o autor
Rita Gonçalves
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

A Michael Page, consultora de recrutamento especializado, desenvolveu o guia das novas funções onde revela as profissões emergentes nos diversos sectores de actividade.

PUB

 

Em sectores tradicionais, como a banca, finanças ou seguros, surgem novas funções que abrangem cada vez mais responsabilidades. Os Actuários especializados em Solvência II, são disso exemplo. São responsáveis por melhorar o controlo e a medição dos riscos a que as seguradoras estão expostas.

Por sua vez, a construção desenvolve perfis cada vez mais internacionais, como o Director de Desenvolvimento de Negócio Internacional.

Já o Responsável de Formação adquire importância, num contexto em que as empresas procuram cada vez mais colaboradores altamente qualificados e informados”.

Por outro lado, o controlo de gestão converte-se num parceiro diário das operações. Os Actuários, por exemplo, participam mais do que nunca no desenvolvimento comercial. E os informáticos já são chamados a participar nas decisões de estratégia das empresas.

 

RH e marketing

Os sectores de Recursos Humanos e Comercial & Marketing registam as maiores mudanças no que diz respeito à profissionalização empresarial.

Se, por um lado, os Recursos Humanos são um sector muito afectado pela situação adversa que se vive actualmente, por outro lado, surge cada vez mais a necessidade de inovar.

Nesta área surgiram profissões como o Director/Coordenador de RH. “A tendência, nos últimos anos, tem sido marcada pela crescente procura destes perfis profissionais, sobretudo se tiverem experiência na área de Relações Trabalhistas”. E ainda HR Business Partner, cuja participação na centralização de processos é cada vez mais notória. “Foi possível verificar que, nos últimos 2 anos, empresas em sectores como FMCG e Pharmaceuticals, Novas Tecnologias e da Internet, optaram por este modelo de RH Global que, além das funções dedicadas aos Recursos Humanos, participam cada vez mais no negócio geral da empresa.

O Responsável de Formação cresceu muito sobretudo em sectores como o do retalho. “Num mercado competitivo, as empresas apostam na formação contínua dos colaboradores para marcar a diferença e apresentar um serviço de grande qualidade. Neste contexto, a formação interna contínua ganha destaque, abrindo caminho as responsáveis de formação, que devem assegurar a continuada reciclagem do know-how dos colaboradores”.

Também no sector Comercial & Marketing surgiram novas profissões: o Gestor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais é uma das funções cada vez mais procurada.“Apesar de se caracterizar como uma função completa e exigente, uma vez que é responsável por grande parte da facturação da empresa e pelo crescimento e desenvolvimento da empresa no mercado internacional, a figura deste gestor é uma das mais procuradas, devido ao crescimento exponencial dos processos de internacionalização”, afirma Nuno Troni, Executive Manager Michael Page Commercial & Marketing.

O Marketing Online Manager é uma das funções que mais procura tem registado devido ao crescimento das áreas digitais, que impulsionam o aparecimento de novos canais de venda e a procura diária de uma interligação entre o marketing offline e online. E o Community Manager que reporta directamente ao Director de Marketing Online: responsável pela implementação, controlo e monitorização da imagem da empresa e pela representação no mercado em diferentes redes sociais.

 

 

 

Sobre o autorRita Gonçalves

Rita Gonçalves

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.