On The Go Shop da Renova estreia-se em Lisboa
À semelhança do que a Tesco fez na Coreia do Sul, a portuguesa Renova decidiu abrir um novo canal de venda para o shopper. Trata-se de uma loja virtual – On The Go – e o segredo está nos QR Codes. Basta ter um smartphone e começar a comprar.

Victor Jorge
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
A Renova iniciou uma nova forma de comercialização dos seus produtos, com a implementação de uma loja virtual – On The Go Shop – que permite aos utilizadores da rede de metro a encomenda de produtos exclusivos da marca à distância de um clique. A compra pode ser efectuada de forma simples, a partir da leitura com o smartphone de um código QR (acrónimo do inglês Quick Response) disponível junto de cada produto impresso num gigantesco painel colorido, simulando as prateleiras de um supermercado.
Esta ideia inovadora estreou-se em Portugal no dia 4 de Fevereiro, na estação da Trindade (Porto), alargando-se ao metropolitano de Lisboa, na estação do Marquês de Pombal, a partir da próxima Quarta-feira, dia 15 de Fevereiro.
Através da leitura do QR Code é possível passar a receber comodamente em casa, papel higiénico ou rolos de cozinha encomendado no compasso de espera diário no metro – na ida para o emprego ou regresso a casa.
As entregas são efectuadas em 48 horas após a compra, sem custo de envio para Portugal Continental, a partir de uma compra mínima.
Para quem não possui telemóvel com acesso à internet, a Renova divulga no espaço o sitio internet onde os produtos da loja virtual podem ser adquiridos: www.renova.pt/shop
O exemplo da Tesco
A Tesco com a sua “loja” na Coreia do Sul é um dos exemplos mais destacados na utilização de QR Codes. Querendo expandir o seu negócio no país, o retalhista britânico deparou-se com o problema da população sul-coreana trabalhar muitas horas e não ter disponibilidade para ir às compras (segundo um estudo da Tesco, os coreanos são os segundos que mais trabalham no mundo).
Assim, em vez de levar o consumidor à loja, levou a loja ao consumidor e colocou painéis digitais semelhantes aos lineares de uma loja nas estações de metro com a mesma oferta de produtos das suas lojas Home Plus. Junto do produto, encontra-se um QR-Code, precisando o consumidor somente de fazer o scan ao código com o seu telemóvel enquanto espera pelo metro para horas mais tarde ver chegar as compras a casa.