FMCG

Inovação na Europa está a abrandar face à crescente concorrência mundial

A Comissão Europeia está preocupada com o nível de inovação das empresas na Europa. Segundo o Painel de Inovação da União de 2011 quase todos os Estados-Membros melhoraram o seu desempenho no domínio da inovação. Contudo, a inovação europeia está a abrandar face aos principais países concorrentes.

Victor Jorge
FMCG

Inovação na Europa está a abrandar face à crescente concorrência mundial

A Comissão Europeia está preocupada com o nível de inovação das empresas na Europa. Segundo o Painel de Inovação da União de 2011 quase todos os Estados-Membros melhoraram o seu desempenho no domínio da inovação. Contudo, a inovação europeia está a abrandar face aos principais países concorrentes.

Victor Jorge
Sobre o autor
Victor Jorge
Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Quinta da Vacaria
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
MC
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB

De acordo com o Painel de Inovação da União de 2011, quase todos os Estados-Membros melhoraram o seu desempenho no domínio da inovação. No entanto, o crescimento do desempenho neste domínio está a abrandar, persistindo o fosso entre a UE e os líderes mundiais da inovação: Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. A maior diferença para a UE27 continua a ser a inovação no sector privado. Embora a UE mantenha uma liderança clara sobre as economias emergentes (China, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul), a China melhorou o seu desempenho neste domínio e está a recuperar progressivamente. Na UE, a Suécia continua no topo da classificação geral, logo seguida da Dinamarca, da Alemanha e da Finlândia. As actividades de inovação das empresas constituem um factor importante para atingir o topo das classificações na UE e a nível internacional.

Na opinião de Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissário Europeu responsável pela Indústria e o Empreendedorismo, “os resultados deste ano são um aviso claro de que são necessários mais esforços para dinamizar a inovação. Se queremos eliminar o fosso que nos separa dos nossos principais parceiros económicos e superar a crise actual, a inovação deve merecer toda a nossa atenção. Conto, em especial, com as empresas, que se revelaram ser a chave do sucesso em matéria de inovação. No entanto, o sucesso alcançado por empresas novas doutras regiões do mundo mostra que a Europa tem ainda algumas lições para aprender”.

PUB

“Precisamos de sistemas nacionais de investigação e inovação equilibrados, que garantam às empresas um ambiente propício à inovação. O painel da inovação mostra também um fosso com os EUA em termos de investigação de ponta. É urgente dispor de um Espaço Europeu da Investigação, para gerar mais concorrência, mais excelência e atrair e reter os melhores talentos mundiais”, declarou Máire Geoghegan-Quinn, a Comissária Europeia responsável pela Investigação, a Inovação e a Ciência.

 

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Artigos relacionados
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Não Alimentar
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Retalho
Quinta da Vacaria
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Bebidas
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33ª edição do L’Oréal Brandstorm
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
Inovação
MC
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Retalho
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
Bebidas
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Alimentar
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Retalho
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Alimentar
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Exportação
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2025 Hipersuper. Todos os direitos reservados.