Wine Enthusiast escolhe Vinho do Tejo como 6º melhor do Mundo
O ‘Ikon Chardonnay/Trincadeira das Pratas Branco 2008’, produzido pela Fiúza & Bright, foi considerado o 6º melhor do Mundo

Rita Gonçalves
Pingo Doce lança nova gama de refeições leves e práticas
Navigator registou 529M€ de volume de negócios no primeiro trimestre
Dias da Moda do UBBO trazem workshops e consultores de moda
Quinta da Vacaria lança Grande Reserva 2019
Equipa portuguesa vence final ibérica da 33.ª edição do L’Oréal Brandstorm com projeto inovador de skincare masculino
MC volta a integrar a “A List” do CDP e reforça liderança no combate às alterações climáticas
Monte da Bica aposta na exportação e apresenta novos vinhos
8º Congresso Nacional do Azeite vai debater os novos desafios para o setor
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
A Wine Enthusiast elegeu o vinho do Tejo ‘Ikon Chardonnay / Trincadeira das Pratas Branco 2008’, produzido pela Fiúza & Bright, o 6º melhor do mundo e o melhor entre os vinhos portugueses em 2011.
A revista norte-americana deu a conhecer o ranking dos 100 vinhos mais “especiais” de 2011, ou seja, néctares que, apesar de não serem de consumo corrente, deveriam ser bebidos com mais frequência.
José Pinto Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), realça o facto de se tratar de um vinho branco e, sobretudo, as castas que o compõem.
“O resultado conseguido com a junção de uma casta internacional com a casta nacional Trincadeira das Pratas, específica da região Tejo e já pouco comum, mostra que uma casta nacional e típica de uma região pode originar vinhos de excelência, reconhecidos em qualquer parte do mundo”.
Entre os seis vinhos portugueses presentes no ranking da ‘Enthusiast 100’, figura ainda um outro vinho produzido na região do Tejo – o ‘Padre Pedro Reserva Tinto 2007’, da Casa Cadaval
A Região do Tejo foi a única em Portugal a classificar dois vinhos entre os 100 melhores.
Para apurar os 100 vinhos que integram esta restrita lista, o painel de jurados da publicação considerou factores, como o preço, a suavidade e singularidade, as origens do vinho e as castas e estilos, tendo provado, ao longo do último ano, uma selecção de 16 mil vinhos.
Com um universo de cerca de 680 mil leitores, a revista aborda as editorias de vinhos, bebidas espirituosas, gastronomia, viagens e lazer.