Sentimento económico continua em queda na UE e zona euro
O sentimento económico na Europa mantém a sua curva descendente. Tanto empresas como consumidores não estão optimistas quanto à realidade vivida no Velho Continente.

Victor Jorge
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
Os índices de confiança das empresas e dos consumidores voltaram a cair em Dezembro na União Europeia (-0,8 pontos) e na zona euro (-0,5 pontos), indicam os dados divulgados hoje [Sexta-feira] pela Comissão Europeia.
“O declínio global na UE resultou do enfraquecimento da confiança nos serviços, na construção e entre os consumidores, ao passo que o sentimento melhorou no comércio a retalho e manteve-se globalmente estável na indústria. Na zona euro, uma pioria de sentimento foi observada nos serviços, comércio a retalho e entre os consumidores, enquanto a confiança na indústria e na construção se manteve praticamente inalterada”, aponta Bruxelas.
Entre os Estados-Membros com maiores decréscimos estão a Polónia (-5 pontos), seguida pela Itália (-4,6 pontos) e Espanha (-1,3 pontos). O sentimento económico manteve-se, por sua vez, estável em território francês, enquanto na Holanda e Alemanha houve evoluções positivas de 0,8 e 1 ponto, respectivamente.