Espirituosas movimentam 122 milhões de euros no retalho
Marcas próprias crescem em todas as categorias, com excepção da vodka. Whiskies e licores diminuem vendas mas continuam no TOP do retalho

Rita Gonçalves
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Marcas próprias crescem em todas as categorias, com excepção da vodka. Whiskies e licores diminuem vendas mas continuam no TOP do retalho
A macro-categoria de bebidas espirituosas, composta pelas bebidas gin, rum, vodka, aguardente, licor e whiskie, movimentou 121,8 milhões de euros entre Outubro de 2010 e o mesmo mês de 2011, segundo o mais recente painel de retalho da consultora Nielsen.
Em volume, significam 7,8 milhões de litros de whiskies, licores e aguardentes, mais 1.159 milhões de unidades de gin, rum e vodka.
Entre as categorias, os whiskies e licores são as únicas categorias a derrapar, embora sejam também as maiores em volume de negócios. Representam, respectivamente, 68,6 e 22,2 milhões de euros.
Por outro lado, o gin é a categoria mais dinâmica, cresceu 11% em volume e 13% em valor, face ao período homólogo. Ocupam, de seguida, o ranking do crescimento, respectivamente, o rum, a vodka e o aguardente.
As marcas próprias crescem também em todas as categorias, com excepção da vodka. A quota de mercado das marcas da distribuição caiu 22% no período em análise, na categoria de vodka. A maior subida das marcas próprias regista-se nas categorias de aguardente (+43%), gin (+37%) e rum (35%), embora a quota das marcas do distribuidor não ultrapasse os 3% nos aguardentes, 8% no rum e 14% no gin.