Bacalhau congelado Dias cresce 20%
O forte investimento promocional e a apresentação de novos produtos e gramagens têm protegido a Bacalhau Dias das “garras” da austeridade

Rita Gonçalves
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A gama de bacalhau congelado Dias, da Alascod, cresceu 20% no último ano face ao período homólogo.
Herlander Brandão, responsável de marketing e comunicação da empresa, revelou ao Hipersuper que a linha de bacalhau ultra-congelado representa 80% das vendas. A praticidade e rapidez associadas à confecção de refeições com bacalhau ultra-congelado assentam que nem uma luva no estilo de vida actual.
Além disso, o consumidor valoriza a possibilidade de adquirir este peixe “em unidose, assim como o facto de poder seleccionar a posta que mais gosta, ao contrário do que acontece a quem compra o bacalhau seco que leva o peixe inteiro para casa”.
A marca Bacalhau Dias é agora detida pela Alascod, fruto de uma joint-venture com um dos maiores grupos americanos de pesca. A Imporvenda dedica-se apenas à produção e processamento de bacalhau.
A crise não se tem feito sentir nas finanças da Alascod. Herlander Brandão explica por quê. “A Dias tem vindo a apostar forte no investimento promocional, na apresentação de novas gramagens, no fomento do branding da marca e ainda na participação em eventos gastronómicos de relevo nacional e internacional”.
As acções têm contribuído para aumentar o grau de fidelidade dos consumidores à marca e, consequentemente, para proteger a empresa das “garras” da austeridade.
Exportação vale 85%
O Natal é o melhor período do ano para as vendas do fiel amigo mas o responsável de marketing e comunicação da Bacalhau Dias ressalva que “o demolhado e ultra-congelado tem vendas muito regulares durante todo o ano”.
O segmento ultra-congelado é rei nas vendas da empresa. O bacalhau seco representa 15% e a área de pré-cozinhados 5%. Cerca de 85% da produção abastece os mercados internacionais. A Alascod deu início à exportação em 1996 e actualmente vende para o Brasil, Itália, Grécia, Espanha, Venezuela, Chile, Angola e Cabo Verde.
Entre os grandes desafios que o sector enfrentar a prazo, Herlander Brandão destaca desafios e oportunidades: as marcas brancas dos supermercados, o desenvolvimento do retalho em Portugal, a evolução económica do País, a tentativa de impor o consumo de bacalhau noutros países e ainda o facto de o pequeno retalho estar a desaparecer”.