Restauração europeia preocupada Portugal
A confederação Europeia do sector apoia trabalho desenvolvido pela APHORT na apresentação de soluções alternativas no que diz respeito à subida do IVA na restauração portuguesa.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A HOTREC (Confederação Europeia das Associações de Hotelaria, Restauração, Cafetaria e Similares” manifestou, em comunicado, a sua preocupação face à eventual subida do IVA na restauração de 13% para 23% anunciada para o mercado português.
A concretizar-se, esta medida terá, na opinião da HOTREC, “um impacto extremamente negativo que irá afectar não só a economia nacional, mas também todo o sector do turismo a nível europeu, na medida em que irá, por um lado, comprometer o desenvolvimento do mercado interno europeu e, por outro lado, diminuir a competitividade da Europa como destino turístico face a outros destinos internacionais”.
Neste sentido, a HOTREC, que representa as associações europeias do sector, manifestou o seu apoio e solidariedade face ao trabalho que a APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) tem vindo a desenvolver junto do Governo e dos diferentes grupos Parlamentares no sentido de apresentar soluções alternativas a este cenário.
A questão da alteração do IVA na restauração portuguesa foi, de resto, um dos temas em destaque na última Assembleia Geral da HOTREC, realizada em Copenhaga no final do passado mês de Outubro, onde a APHORT foi a única associação portuguesa a marcar presença.