Mercados emergentes impulsionam performance das bebidas alcoólicas
O crescimento do mercado das bebidas alcoólicas terá nos mercados emergentes os principais impulsionadores. A Euromonitor avança que a Europa poderá voltar a crescer, ligeiramente, no final do ano.

Victor Jorge
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De acordo com o mais recente insight da Euromonitor, em 2011, os mercados emergentes continuarão a oferecer as melhores oportunidades de negócio para o mercado das bebidas alcoólicas, estimando a consultora que esta realidade perdure para além do próximo ano.
Europa de Leste, América Latina, Ásia/Pacífico, Médio Oriente e África continuarão a impulsionar o crescimento em volume, superando o comportamento esperado para o mercado das bebidas alcoólicas na globalidade.
Tendo sido o mercado emergente a sofrer mais com a recessão e a crise mundial, as vendas das bebidas alcoólicas na Europa de leste voltarão a crescer em 2011, estima a Euromonitor. Embora as previsões apontem para um crescimento baixo, este comportamento terá um grande impacto no mercado mundial, depois das quebras registadas em 2009 e 2010, com a maioria dos países da região a terem sofrido quebras, nalguns casos significativas.
As regiões desenvolvidas – América do Norte, Europa Ocidental e Austrália – manterão o registo de quebra em 2011, embora a consultora vaticine um crescimento ligeiro para o Velho Continente no final do ano.
Os grandes responsáveis pela quebra nas vendas de bebidas alcoólicas, em volume, na Europa Ocidental serão a Alemanha e Espanha, países nos quais a Euromonitor não espera um crescimento no curto prazo.