Facebook e eBay com acordo para e-commerce
Colocar elementos da rede social em produtos de e-commerce tem o potencial de fazer das compras uma experiência mais personalizada, admitem as duas empresas.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
O Facebook e eBay anunciaram recentemente uma parceria para a garantir a criação de lojas virtuais dentro da rede social, avançando as duas empresas que o acordo consiste principalmente no incentivo à criação de aplicações dentro do site criado por Mark Zuckerberg com ferramentas do chamado “comércio social” – modelo de negócios baseado na recomendação de itens de consumo para contactos dentro do Facebook e outros sites similares.
O anúncio foi feito durante a conferência Innovate, tendo Kate Mitic, executiva de marketing do Facebook e membro do conselho do eBay, aproveitado a oportunidade para revelar que recursos do Open Graph (plataforma que permite a partilha de conteúdos da rede social com auxílio de serviços externos) serão utilizados para ajudar a criar uma “experiência personalizada” para cada cliente.
Assim, os utilizadores poderão utilizar tags para identificar produtos visualizados nas novas aplicações, informando se foram comprados, se são recomendáveis ou mesmo se eles fazem parte de uma “lista de desejos” – tudo devidamente partilhado com contactos.
Para desenvolver esta parceria, foi criada uma divisão do site de comércio electrónico denominada X.commerce, que inclui o sistema de pagamento on-line PayPal, além da Magento, empresa especializada na criação de websites para lojas virtuais.
De referir que o eBay conta com mais de 850.000 developers independentes de aplicações para sites e dispositivos móveis. A intenção é fazer com que uma parte desses indivíduos comece a produzir soluções voltadas especificamente para empresas de retalho, interessadas em aumentar a sua margem de lucro com o auxílio do Facebook.