Super Bock Group investe mais de 80M€ no Roteiro de Descarbonização
O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.

Hipersuper
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal
AEP promove missão empresarial ao Canadá
CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária
“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
Nestlé volta a ser distinguida como a marca com melhor reputação no setor da Alimentação e da Alimentação Infantil
Auchan Retail Portugal juntou-se à WWF Portugal para a Hora do Planeta
Capwatt desenvolve o primeiro projeto de produção de biometano em Portugal
DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária
Pedro Pereira Gonçalves eleito vice-presidente da Federação Europeia das Empresas de Vinho
O Super Bock Group está a modernizar as suas infraestruturas e sistemas para tornar os processos mais eficientes e sustentáveis, com foco nos consumos de energia, água e materiais de embalagem. O investimento no Roteiro de Descarbonização do Grupo, que inclui também ações de restauro ecológico e promoção da biodiversidade, ultrapassa 80 milhões de euros e será concretizado nesta década, contando com uma pequena percentagem via candidaturas ao PRR.
O anúncio foi feito, sexta-feira passada, pelo CEO, Rui Lopes Ferreira, numa cerimónia conjunta com a Greenvolt, que contou com as presenças do Ministro da Economia, Pedro Reis, do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, e do Presidente do Conselho de Administração do Super Bock Group, Manuel Violas.
“Este é um plano de investimentos claro e muito bem sustentado, que continua a mostrar o nosso compromisso com a sustentabilidade e foi definido após uma rigorosa avaliação da pegada de carbono e hídrica do Grupo. Por isso, priorizamos projetos pluridimensionais que seguem a hierarquia de mitigação.”, sublinha o CEO do Super Bock Group, em comunicado.
“Pôs na nossa trajetória vários parceiros que, pelo seu profundo conhecimento, possibilitam que adotemos as melhores práticas para descarbonizar a nossa operação, fazer uso das energias verdes e de comunidades de energia, mas também realizar projetos únicos de restauro ecológico e de promoção da biodiversidade,” conclui Rui Lopes Ferreira.
Evitar, minimizar, restaurar e compensar estão na base do compromisso da neutralidade nas fábricas até 2030. Com a execução deste roteiro, o Grupo prevê, até 2030, atingir a neutralidade carbónica nas emissões diretas (scope 1 e scope 2) em todas as suas unidades, nomeadamente em Leça do Balio onde se situa a sua fábrica de cervejas que já é best in classnos domínios da eficiência energética, de qualidade e serviço.
O Super Bock Group incentiva o uso de energias renováveis, nomeadamente ao instalar caldeiras de biomassa e painéis solares fotovoltaicos em cinco unidades, que vão produzir energia para autoconsumo e criar Comunidades de Energia, em parceria com o Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Comunidades. Está também a substituir o gás natural como fonte de energia e a reduzir resíduos, levando à diminuição de emissões de GEE do Grupo, sublinha em comunicado.
Depois, até 2050, pretende reduzir as emissões provenientes de toda a cadeia de valor (scope 3), tendo já avançado com o processo de submissão à SBTi – Science Based Target Initiative para definição do plano estratégico de descarbonização tendo este foco. Este é o maior desafio deste roteiro de descarbonização uma vez que 89% das emissões são indiretas (ocorrem na cadeia de valor), com foco especial nas embalagens, nos equipamentos de frio e agricultura.
Juntam-se, ao Roteiro de Descarbonização, dois grandes projetos de restauro ecológico e manutenção de recursos hídricos em terrenos detidos pelo Grupo, em Pedras Salgadas e Matosinhos, que, entre os vários contributos ambientais, sociais e económicos, permitem também o sequestro de carbono, nos quais conta com o apoio de entidades como a ANP|WWF, a Verde – Associação para a Conservação Integrada da Natureza ou, globalmente, a Negrilho, consultora em Ambiente.
É ainda em Matosinhos, onde o Grupo está sedeado, que o Super Bock Group, tem um protocolo de colaboração com a Associação Corredor Rio Leça, que promove a recuperação e restauro dos 48km do rio Leça (da nascente até à foz).
O Roteiro de Descarbonização decorre da estratégia do Super Bock Group “4 Authentic Tomorrow”, baseada nos pilares ESG e representativa do compromisso com a sustentabilidade, e que rege todo o negócio. É uma estratégia focada em quatro bandeiras “Menos Água”, “Menos Carbono”, “Mais Consumo Responsável” e “Mais Pessoas e Comunidade”, numa estreita relação com os ODS das Nações Unidas, e visam apoiar todas as áreas do negócio a gerar impacto positivo.