IA centra estratégia das cadeias de abastecimento em 2025
A SAP apresenta as principais tendências de Inteligência Artificial em 2025 e afirma: a IA é o caminho para cadeias de abastecimento mais resilientes e sustentáveis.

Hipersuper
Lidl chega a Mértola
Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024
Loja da Primark no Centro Comercial Alegro Sintra reabre e é a segunda no país com caixas self-checkou
Mercadona abre em Santa Iria de Azóia
Retail Mind expande a operação na América Latina
Continente Food Lab lança nova seleção de produtos em linha com as tendências mundiais
Quartel Electrão atribuiu mais de 316 mil euros às associações aderentes
Cláudia Azevedo diz que 2024 foi um ano memorável para a Sonae
Renova assina protocolos estratégicos com o Turismo Industrial
Lidl soma 32 distinções nos prémios Sabor do Ano e Escolha do Consumidor
A SAP assegura que a Inteligência Artificial (IA) e a análise de dados vão “revolucionar o mundo empresarial”, com impacto significativo nas áreas de TI, gestão das cadeias de abastecimento e recursos humanos.
“Em 2025, as empresas avançarão no uso da IA para criarem cadeias de abastecimento autónomas e eficientes, enfrentando cenários complexos com maior agilidade e capacidade de resposta. Ferramentas como digital twins serão amplamente utilizadas para simular cenários, monitorizar desempenho em tempo real e tomar decisões baseadas em dados, otimizando as operações”, conclui.
Com a IA incorporada de forma relevante e responsável, as empresas poderão prever prazos de entrega, corrigir erros de produção rapidamente e monitorizar o desgaste de ativos, “garantindo resultados comerciais mensuráveis mesmo diante de disrupções constantes”, defende a multinacional alemã criadora de softwares de gestão de empresas. E avança apresenta as principais tendências de Inteligência Artificial em 2025.
Cadeias de abastecimento robustas
Segundo a SAP, as organizações vão adotar em 2025 estratégias robustas para lidar com a crescente complexidade das cadeias de abastecimento, e as tecnologias como IA e machine learning “serão essenciais” para prever riscos emergentes de fornecimento e para responder proactivamente a disrupções. “Empresas que investirem na transformação digital estabelecerão novos padrões de eficiência, garantindo operações mais resilientes e ágeis diante de desafios imprevistos”, defende.
Transparência: menos riscos, mais sustentabilidade
Soluções tecnológicas permitirão maior rastreabilidade e visibilidade em tempo real nas cadeias de abastecimento, ajudando as empresas a monitorizar operações, proteger-se contra práticas não éticas e garantir conformidade com regulamentações dinâmicas, conclui a SAP.
Estabelecer a confiança nos dados
Sem uma forte confiança nos dados, as empresas continuarão a enfrentar desafios para tomar decisões fundamentadas ou aproveitar o valor das tecnologias emergentes, como a IA. Construir esta confiança “requer líderes comprometidos no aumento da literacia de dados e na adoção de estratégias que priorizem a capacidade e a qualidade da informação”, defende.
Estruturas de dados como alicerce para a IA
As soluções de IA devem ser alimentadas por dados reais e específicos da empresa e não por dados genéricos ou sintéticos. “As organizações investirão cada vez mais em arquiteturas de dados robustas, capazes de fornecer o contexto de negócio necessário para transformar a IA num recurso estratégico para casos reais de utilização”.
A abordagem cloud-first
Para que a IA atinja o seu potencial transformador, ela deve estar alicerçada na cloud, defede a SAP, concluindo que em 2025, “veremos as empresas a intensificarem a transformação digital, reconhecendo que a cloud é o trampolim para a inovação”.
Essencial na experiência do cliente
Em 2025, a IA transformará o panorama das vendas, ao proporcionar uma visão integrada de 360 graus em toda a empresa. “Além disso, a introdução da IA autónoma (agentic IA) eliminará tarefas rotineiras, permitindo que as equipas de vendas se concentrem em interações mais significativas”, acredita a multinacional alemã.
Empresas mais ágeis e flexíveis
Para a SAP, em 2025 a IA empresarial integrará todos os níveis e interfaces das empresas, proporcionando maior agilidade, decisões mais inteligentes e uma capacidade superior de adaptação às mudanças do mercado.
Diretrizes éticas próprias para IA
“Em 2025, veremos as empresas a organizarem os seus dados, a implementarem uma governação robusta e a construírem estruturas que inspiram confiança nos clientes e impulsionam a inovação. Ao agir agora, estas empresas estarão à frente, prontas para responder às futuras exigências regulatórias e manter a competitividade”, aponta.
IA mais sustentável
“A sustentabilidade será o próximo grande avanço na IA”, afirma a empresa, acrescentando que com novas arquiteturas de chips e modelos de linguagem (LLM) mais eficientes, “as empresas reduzirão os custos energéticos sem comprometer a qualidade dos seus produtos”.
IA além do hype
Este também será o ano em que as empresas combinarão as capacidades de IA tradicional e generativa para automatizarem processos e resolverem desafios específicos. “Este amadurecimento criará novas oportunidades, redefinindo como a tecnologia pode gerar valor concreto para os negócios, em especial à medida que as capacidades dos agentes de IA tomam forma”, conclui a SAP.
IA open-source
O uso da IA open-source, especialmente modelos de linguagem abertos (open LLM), ganhará tração em 2025. “Empresas mais sofisticadas na aplicação de IA procurarão um maior controlo, personalização e eficiência de custos, ajustando os modelos abertos às suas necessidades específicas. Esta tendência permitirá o desenvolvimento de aplicações baseadas em dados únicos, fomentando a inovação”.