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IA centra estratégia das cadeias de abastecimento em 2025

A SAP apresenta as principais tendências de Inteligência Artificial em 2025 e afirma: a IA é o caminho para cadeias de abastecimento mais resilientes e sustentáveis.

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A SAP assegura que a Inteligência Artificial (IA) e a análise de dados vão “revolucionar o mundo empresarial”, com impacto significativo nas áreas de TI, gestão das cadeias de abastecimento e recursos humanos.
“Em 2025, as empresas avançarão no uso da IA para criarem cadeias de abastecimento autónomas e eficientes, enfrentando cenários complexos com maior agilidade e capacidade de resposta. Ferramentas como digital twins serão amplamente utilizadas para simular cenários, monitorizar desempenho em tempo real e tomar decisões baseadas em dados, otimizando as operações”, conclui.

Com a IA incorporada de forma relevante e responsável, as empresas poderão prever prazos de entrega, corrigir erros de produção rapidamente e monitorizar o desgaste de ativos, “garantindo resultados comerciais mensuráveis mesmo diante de disrupções constantes”, defende a multinacional alemã criadora de softwares de gestão de empresas. E avança apresenta as principais tendências de Inteligência Artificial em 2025.

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Cadeias de abastecimento robustas
Segundo a SAP, as organizações vão adotar em 2025 estratégias robustas para lidar com a crescente complexidade das cadeias de abastecimento, e as tecnologias como IA e machine learning “serão essenciais” para prever riscos emergentes de fornecimento e para responder proactivamente a disrupções. “Empresas que investirem na transformação digital estabelecerão novos padrões de eficiência, garantindo operações mais resilientes e ágeis diante de desafios imprevistos”, defende.

Transparência: menos riscos, mais sustentabilidade
Soluções tecnológicas permitirão maior rastreabilidade e visibilidade em tempo real nas cadeias de abastecimento, ajudando as empresas a monitorizar operações, proteger-se contra práticas não éticas e garantir conformidade com regulamentações dinâmicas, conclui a SAP.

Estabelecer a confiança nos dados 
Sem uma forte confiança nos dados, as empresas continuarão a enfrentar desafios para tomar decisões fundamentadas ou aproveitar o valor das tecnologias emergentes, como a IA. Construir esta confiança “requer líderes comprometidos no aumento da literacia de dados e na adoção de estratégias que priorizem a capacidade e a qualidade da informação”, defende.

Estruturas de dados como alicerce para a IA
As soluções de IA devem ser alimentadas por dados reais e específicos da empresa e não por dados genéricos ou sintéticos. “As organizações investirão cada vez mais em arquiteturas de dados robustas, capazes de fornecer o contexto de negócio necessário para transformar a IA num recurso estratégico para casos reais de utilização”.

A abordagem cloud-first
Para que a IA atinja o seu potencial transformador, ela deve estar alicerçada na cloud, defede a SAP, concluindo que em 2025, “veremos as empresas a intensificarem a transformação digital, reconhecendo que a cloud é o trampolim para a inovação”.

Essencial na experiência do cliente
Em 2025, a IA transformará o panorama das vendas, ao proporcionar uma visão integrada de 360 graus em toda a empresa. “Além disso, a introdução da IA autónoma (agentic IA) eliminará tarefas rotineiras, permitindo que as equipas de vendas se concentrem em interações mais significativas”, acredita a multinacional alemã.

Empresas mais ágeis e flexíveis
Para a SAP, em 2025 a IA empresarial integrará todos os níveis e interfaces das empresas, proporcionando maior agilidade, decisões mais inteligentes e uma capacidade superior de adaptação às mudanças do mercado.

Diretrizes éticas próprias para IA
“Em 2025, veremos as empresas a organizarem os seus dados, a implementarem uma governação robusta e a construírem estruturas que inspiram confiança nos clientes e impulsionam a inovação. Ao agir agora, estas empresas estarão à frente, prontas para responder às futuras exigências regulatórias e manter a competitividade”, aponta.

IA mais sustentável 
“A sustentabilidade será o próximo grande avanço na IA”, afirma a empresa, acrescentando que com novas arquiteturas de chips e modelos de linguagem (LLM) mais eficientes, “as empresas reduzirão os custos energéticos sem comprometer a qualidade dos seus produtos”.

IA além do hype
Este também será o ano em que as empresas combinarão as capacidades de IA tradicional e generativa para automatizarem processos e resolverem desafios específicos. “Este amadurecimento criará novas oportunidades, redefinindo como a tecnologia pode gerar valor concreto para os negócios, em especial à medida que as capacidades dos agentes de IA tomam forma”, conclui a SAP.

IA open-source
O uso da IA open-source, especialmente modelos de linguagem abertos (open LLM), ganhará tração em 2025. “Empresas mais sofisticadas na aplicação de IA procurarão um maior controlo, personalização e eficiência de custos, ajustando os modelos abertos às suas necessidades específicas. Esta tendência permitirá o desenvolvimento de aplicações baseadas em dados únicos, fomentando a inovação”.

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Lidl chega a Mértola

O Lidl Portugal continua a expandir a sua rede de lojas de norte a sul do país e acaba de inaugurar a sua primeira loja no concelho de Mértola.

A nova loja destaca-se pela sua imagem arquitetónica contemporânea, evidenciada por uma fachada totalmente envidraçada.

Além da oferta habitual, esta loja conta com quatro caixas de pagamento rápido, permitindo que clientes com cestos ou carrinhos façam o pagamento de forma mais ágil, reduzindo o tempo de espera.

A nova loja do Lidl em Mértola conta com uma equipa de 19 colaboradores, reforçando o compromisso da insígnia com a estabilidade e o desenvolvimento profissional dos seus trabalhadores.

O Lidl Portugal mantém o seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética na construção e operação das suas lojas. Em Mértola, foram implementadas lâmpadas LED para redução do consumo energético, bem como painéis fotovoltaicos, contribuindo para a utilização de fontes de energia renovável.

Outra novidade da loja é a instalação de dois postos de carregamento rápido para carros elétricos, que permitem carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos. Estes são os primeiros carregadores rápidos do concelho, permitindo aos clientes abastecerem os seus veículos durante o período de compras, reforçando a mobilidade sustentável na região.

A nova loja Lidl em Mértola irá integrar o programa Realimenta, uma iniciativa que visa combater o desperdício alimentar e apoiar instituições sociais. Diariamente, serão doados produtos em perfeitas condições de consumo, higiene e segurança a quem mais precisa, beneficiando diretamente a Santa Casa da Misericórdia de Mértola.

A nova loja está situada na Rua Professor Bento de Jesus Caraça, 7, 7750-295 Mértola, e está aberta diariamente das 8h00 às 21h00. O parque de estacionamento conta com 80 lugares, garantindo conveniência para todos os clientes que se deslocam de carro.

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Logística

Luís Simões e Reta distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024

O reconhecimento foi concedido pela Cotec Portugal às duas empresas pelo seu compromisso para com a Inovação e a Sustentabilidade.

A Luís Simões e a Reta – Serviços Técnicos e Rent-a-Cargo, S.A., empresa líder na venda, aluguer, manutenção e reparação de veículos de transporte, pertencente ao Grupo Luís Simões, foram distinguidas com o Estatuto Inovadora Evolution 2024, um reconhecimento atribuído pela Cotec Portugal.

A Cotec Portugal tem vindo a destacar as empresas com maior capacidade de inovação e impacto sustentável na economia através de diversos reconhecimentos. Esta mais recente distinção, outorgada pela primeira vez nesta edição de 2024, segue um rigoroso processo de avaliação baseado na norma VSME/ESRS, e é concedida a empresas que demonstrem compromisso inequívoco com a Inovação e Sustentabilidade e que contribuam ativamente para a transformação e competitividade da economia nacional.

“Receber o Estatuto Inovadora Evolution 2024 reflete o compromisso da LS para com inovar de forma sustentável, aliando tecnologia, eficiência e responsabilidade ambiental para oferecer um serviço de excelência aos nossos clientes. Continuaremos a investir no futuro da logística com soluções que estejam cada vez mais alinhados com estes dois pilares incontornável da nossa estratégia (Sustentabilidade e Inovação), e que ao mesmo tempo contribuam para o desenvolvimento do setor e da economia nacional,” afirmou António Fernandes, diretor de Inovação de Projetos da Luís Simões.

“Este reconhecimento da Cotec reforça a aposta da Reta na implementação de soluções tecnológicas avançadas e na otimização de processos, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes serviços de manutenção e reparação mais eficientes, seguros e sustentáveis. Este prémio motiva-nos a continuar a investir em soluções que contribuam para a evolução do setor e para um futuro mais sustentável,” sublinhou Rui Simões, administrador da Reta.

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Retalho

Loja da Primark no Centro Comercial Alegro Sintra reabre e é a segunda no país com caixas self-checkou

A loja de Sintra passa a ser a segunda no país a oferecer caixas Self-checkout, após o sucesso na Primark Montijo. Foi também instalado um novo sistema de iluminação LED, que reduz o consumo de energia da loja para mais de metade.

A loja da Primark no Centro Comercial Alegro Sintra foi renovada e tem agora mais de 2.870m2 de espaço comercial.

Inaugurada em 2011, a Primark sublinha que os clientes poderão usufruir de uma melhor experiência em loja, com uma nova decoração e equipamentos e acessórios ainda mais atuais, incluindo provadores renovados e oito caixas self-checkout, que permitem aos mais apressados pagar confortavelmente as suas compras com cartão.

A loja de Sintra passa a ser a segunda no país a oferecer caixas self-checkout, após o sucesso na Primark Montijo. Foi também instalado um novo sistema de iluminação LED, que reduz o consumo de energia da loja para mais de metade.

“Estamos muito entusiasmados por revelar hoje a nossa renovada loja de Sintra. Proporcionar uma experiência única em loja está no centro da nossa atividade e estou ansioso por dar as boas-vindas aos nossos clientes na nossa nova loja. Gostaria de agradecer à nossa fantástica equipa pelo seu trabalho árduo e dedicação ao longo deste projeto.”, sublinha Nelson Ribeiro, diretor de vendas da Primark Portugal, em comunicado.

Para além do plano de expansão e investimento de 40 milhões de euros anunciado em junho do ano passado, que inclui a abertura de quatro novas lojas, a marca está também a modernizar algumas das lojas já existentes, estando previstas mais renovações para o final deste ano.

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Mercadona abre em Santa Iria de Azóia

A Mercadona abriu esta quinta-feira em Santa Iria de Azóia, na Rua D. Afonso Albuquerque, n.º 100,  a primeira das 10 lojas que a empresa prevê inaugurar este ano. 

“Estamos muito satisfeitos com a abertura desta loja em Santa Iria de Azóia, a primeira do concelho de Loures, que nos vai permitir estar mais próximos dos Chefes. Além da criação de emprego local, continuamos a trabalhar para diariamente oferecer um sortido de produtos diferenciador, com a máxima qualidade. Acresce que esta nova abertura representa um importante passo na expansão da Mercadona, pois é a primeira das 10 aberturas previstas para este ano de 2025”, sublinha Ana Carreto, diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores.

Ricardo Leão, Presidente da Câmara Municipal de Loures, esteve presente na inauguração e referiu que “um dos indicadores de atratividade de qualquer território consiste na qualidade das atividades económicas que aí se instalam. A abertura da primeira superfície comercial do Mercadona no Município de Loures concretiza a missão da Câmara Municipal em fomentar o desenvolvimento socioeconómico local, gerando mais de uma centena de postos de trabalho com a expansão desta cadeia de supermercados que agora arranca em Santa Iria de Azoia e que, até ao final do ano, se ampliará até à freguesia de Frielas. Muito mais do que um estabelecimento que deixará a sua marca no padrão económico e nas tendências de consumo no Concelho de Loures, o Mercadona constituir-se-á como um centro de vitalidade e de fortalecimento na nossa comunidade. Loures está no Centro do Investimento. Na minha responsabilidade enquanto Presidente da Câmara Municipal, continuarei a promover a estabilidade e a confiança entre as políticas públicas e os desafios que nos são lançados pelo setor privado”..

Este supermercado, que gerou 90 postos de trabalho, tem uma área de vendas de 1.900 m2 e dispõe de 209 lugares de estacionamento, incluindo dois destinados ao carregamento de veículos elétricos, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica. Além disso, tem uma zona de estacionamento para trotinetes e bicicletas.

Nesta loja, localizada em Santa Iria de Azóia, existem ainda 416 painéis solares. Ao gerar energia renovável de origem fotovoltaica nas coberturas das lojas, para autoconsumo, a empresa melhora o comportamento ambiental e poupa cerca de 20% de energia elétrica anualmente.

 

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Retalho

Retail Mind expande a operação na América Latina

Grupo de Vila Nova de Gaia, especialista em retalho, reforça a estrutura na Colômbia para desenvolver projetos em mais de uma dezena de países na região.

A Retail Mind conta com um novo escritório em Lisboa e está igualmente presente em Madrid e Medellín, “assumindo uma forte aposta na base colombiana, ponto de partida para projetos em países como México, Equador, Peru, Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile, Bolívia, Panamá, Guatemala e El Salvador, para além de Colômbia e Brasil”, destaca num comunicado.

O acréscimo de atividade na América Latina levou o grupo a reforçar a estrutura com a contratação de Camilo Hernández, que assume funções como diretor de Real Estate na Retail Mind LATAM, integrando a equipa liderada por Luis Ríos. “A chegada do Camilo Hernández fortalecerá, ainda mais, as atividades imobiliárias da empresa na América Latina, apoiando marcas, proprietários e investidores a expandirem a sua presença na região”, salienta Vítor Rocha, CEO da Retail Mind.

A Retail Mind trabalha com mais de 125 marcas ao nível global, tendo já contribuído para a abertura de cerca de 2.800 lojas em centros comerciais e ruas de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo e América Latina. Adicionalmente, e como afirma Paulo Sousa, Managing Director na área Internacional do grupo, “a Retail Mind entrará em novos mercados já em 2025, com o intuito de fortalecer cada vez mais a sua posição como uma das empresas de referência no retalho ao nível global”.

Fundada em 2012, a Retail Mind é uma gestora e consultora ibérica, especializada no setor do retalho e com experiência acumulada nas áreas de retalho, imobiliário e gestão.

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Continente Food Lab lança nova seleção de produtos em linha com as tendências mundiais

Bebidas à base de vinho português e fruta, sumos que promovem o combate ao desperdício do fruto do cacau, refeições completas e saudáveis em batido e bolos isentos de glúten são as novidades.

O Continente Food Lab, laboratório de experiências gastronómicas da marca de retalho alimentar da MC, criou uma nova gama de produtos com foco na inovação e nas tendências alimentares mundiais.

Depois dos hambúrgueres sem carne, das salsichas de ovo ou das crackers à base de insetos, entre outros, lança agora bebidas à base de vinho português e fruta, sumos que promovem o combate ao desperdício do fruto do cacau, refeições completas em batido e bolos isentos de glúten.

O Hitz Wine Cocktail é uma bebida com 5% de álcool e 29 calorias por 100ml, feita à base de vinho português e fruta, lançado nos sabores ‘lemon ginger’ e ‘red berries’. Já o sumo de fruto do cacau Kumasi tem um sabor tropical e está disponível nas versões com e sem gás. “Este produto foi desenvolvido apenas com ingredientes naturais, sem açúcares nem edulcorantes adicionados, e promove o combate ao desperdício do fruto do cacau”, destaca o Continente num comunicado.

Outra novidade são as refeições completas em batido Izzee, que a insígnia apresenta como uma alternativa às refeições tradicionais, com ingredientes naturais de origem vegetal “e a dose ideal de hidratos de carbono, proteínas e fibra”. Por sua vez, os bolos Dony’s Naturally Sweet são preparados com ingredientes naturais e biológicos “e não contêm açúcares nem edulcorantes adicionados, sendo adoçados apenas com tâmaras”, revela a marca, acrescentando que são isentos de glúten.

“No ano em que celebra o seu 40.º aniversário, o Continente continua a apostar na inovação alimentar em Portugal, contando com uma equipa de especialistas que trabalha diariamente no projeto Food Lab, para desenvolver produtos únicos, que acompanham as tendências alimentares mundiais”, destaca a marca de retalho alimentar da MC.

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Foto: Site Quartel Electrão
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Quartel Electrão atribuiu mais de 316 mil euros às associações aderentes

A 9ª edição, que decorreu em 2024, aumentou o número de associações aderentes, recolheu mais resíduos e distribuiu mais prémios aos bombeiros.

A edição de 2024 do Quartel Electrão registou um número recorde de humanitárias de bombeiros voluntários aderentes: foram  217, de todo o país. A 9ª edição da campanha permitiu a recolha de 2.725 toneladas de equipamentos elétricos usados, 29 toneladas de pilhas e baterias e 19 toneladas de lâmpadas, um valor acima das 2.300 reunidas na edição anterior.

O valor global dos prémios a atribuir às associações aderentes ascende a mais de 316 mil euros. “É, também, o valor mais elevado concedido no âmbito da campanha”, que no ano anterior já tinha distribuído “270 mil euros em prémios”, indica a Associação de Gestão de Resíduos, num comunicado.

O primeiro prémio, uma viatura de combate a incêndios, vai ser entregue aos Bombeiros do Fundão. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Fundão, no distrito de Castelo Branco, reuniu a maior quantidade de equipamentos a nível nacional, em peso, e ganha, assim, um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 70 mil euros. Ao longo do ano passado, esta associação recolheu mais de 118 toneladas de equipamentos elétricos usados, 100 quilos de lâmpadas e 82 quilos de pilhas e baterias.

Desde o arranque da campanha, há 14 anos, e numa parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses, o Quartel Electrão já permitiu a recolha e envio para reciclagem de cerca de 17 mil toneladas de pilhas e baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.  No total, foram atribuídos aos bombeiros cerca de 1,8 milhões de euros em prémios e entregues nove viaturas: quatro ambulâncias de transporte de doentes e cinco viaturas ligeiras de combate a incêndios, informa a organização.

“O contributo desta iniciativa tem um peso muito relevante nos resultados globais da atividade e no último ano representou 10% da recolha da rede própria do Electrão Isto demonstra a capacidade destas associações em mobilizar a população e as empresas para adoção de boas-práticas ambientais”, salienta o diretor-geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.

No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo para entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

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Retalho

Cláudia Azevedo diz que 2024 foi um ano memorável para a Sonae

A Sonae aumentou as vendas, em 2024, em 18% chegando muito perto dos 10 mil milhões de euros. Os lucros caíram mas Cláudia Azevedo diz que 2024 foi “memorável”

tagsSonae

O volume de negócios consolidado da Sonae atingiu um valor recorde em 2024 ao crescer 18% em termos homólogos para 9.947 milhões de euros, impulsionado pelo desempenho dos principais negócios, bem como por movimentos estratégicos no portefólio, nomeadamente as aquisições da Musti e da Druni.

O grupo beneficiou do reforço das posições de liderança dos principais negócios de retalho e da crescente internacionalização dos negócios, potenciada pelo crescimento orgânico e pelo investimento em aquisições, sublinha a Sonae em comunicado.

O EBITDA subjacente aumentou 26% no ano, para 908M€, com fortes melhorias na rentabilidade operacional dos negócios e uma contribuição sólida das empresas recentemente adquiridas. Os resultados pelo método de equivalência patrimonial beneficiaram de melhores resultados da NOS (+57% em termos homólogos) e Sierra (+10% em termos homólogos), refletindo os seus desempenhos robustos e crescimento sustentado.

Esta evolução levou o EBITDA consolidado a atingir 1,0 mil milhões de euros(+4% em termos homólogos), dado que o desempenho operacional positivo dos negócios e os resultados pelo método de equivalência patrimonial mais elevados mais do que compensaram a ausência de contributo da ISRG após a sua venda no 4T23, que incluiu uma mais-valia de 168M€. Numa base comparável (excluindo itens não recorrentes e a contribuição da ISRG em 2023), o EBITDA em 2024 teria aumentado 30% em termos homólogos.

Resultado líquido cresceu 18%, excluindo mais-valia com a IRSG em 2023

A Sonae refere que o resultado líquido atribuível aos acionistas atingiu 223M€ em 2024, refletindo o crescimento e melhoria de desempenho dos negócios, o aumento dos custos financeiros e dos impostos, o investimento na expansão e internacionalização do portefólio, a aposta na digitalização dos negócios e o esforço contínuo por ganhos de eficiência para oferecer a melhor proposta de valor aos clientes. Excluindo a mais-valia de 168M€ com a alienação da ISRG registada em 2023, o resultado líquido teria aumentado 18%, sublinha.

O investimento consolidado da Sonae atingiu 1.589M€ em 2024, tendo mais do que duplicado face aos 665M€ de 2023. O investimento operacional dos negócios (Capex) ascendeu a 467M€, aumentando mais de 5% com a expansão e remodelação do parque de lojas e a digitalização dos negócios. O investimento em aquisições ascendeu a 1.121M€, com destaque para os investimentos na Musti e na Druni.

Apesar deste investimento e do pagamento de dividendos de 154M€, a dívida líquida consolidada foi de 1,6 mil milhões de euros no final de 2024.

Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, destaca o desempenho excecional da empresa e projeta um futuro ainda mais promissor: “2024 foi um ano memorável para a Sonae e estou plenamente convencida de que temos todas as condições para alcançar ainda mais sucesso no futuro” sublinha. “Globalmente, todos os nossos negócios tiveram um desempenho excecional num contexto de elevada competitividade” acrescenta numa mensagem

A presidente executiva do grupo sublinha que “o segmento de saúde, beleza e bem-estar da MC apresentou um crescimento significativo de vendas, impulsionado pelo bom desempenho das nossas insígnias originais e pela inclusão da Druni no nosso portefólio. A combinação da Wells, Arenal e Druni estabeleceu um líder ibérico com a oportunidade de captura de sinergias importantes num mercado em rápido crescimento. Estou muito otimista quanto a esta avenida de crescimento da MC e da Sonae, bem como ao valor que irá criar no futuro”.

E acrescenta: “a Worten apresentou um crescimento robusto de vendas, +8% face ao ano anterior, expandindo o seu portefólio para além dos produtos de eletrónica e eletrodomésticos, particularmente através do seu marketplace e da sua oferta de serviços – onde temos vindo a trabalhar para proporcionar uma experiência distintiva aos nossos clientes. A iServices reforçou a sua posição em Portugal, tendo simultaneamente acelerado a expansão da sua rede de lojas com técnicos altamente qualificados na Bélgica, França e Espanha, tendo como objetivo explorar um mercado europeu de serviços de reparação em franco crescimento. No final de 2024, a iServices já tinha 32 das suas 93 lojas localizadas fora de Portugal”.

“Promovemos ativamente a inovação e a adoção de inteligência artificial para criar valor nas nossas empresas. Capitalizando numa crescente personalização e automação, melhorámos a experiência dos nossos clientes. Simultaneamente, os nossos processos estão a tornar-se mais eficientes e eficazes na resposta às necessidades do negócio. E, com as ferramentas certas, que permitem explorar modelos preditivos mais precisos e dados de qualidade superior, promovemos uma tomada de decisão mais informada e rápida em toda a nossa organização. A inteligência artificial apresenta um enorme potencial de criação de valor e as equipas da Sonae estão comprometidas em aprender, testar e aplicar esta tecnologia para aproveitar as oportunidades e gerar impacto”, sublinha também, avançando que acredita “que as empresas têm a responsabilidade de contribuir para um futuro melhor e assumo esse compromisso na Sonae. Numa altura em que as preocupações com a sustentabilidade estão a ser colocadas em causa, não poderia estar mais orgulhosa das nossas equipas pela sua dedicação e compromisso inabalável para com as prioridades ambientais e sociais”.

“Enquanto alguns questionam a urgência da sustentabilidade, nós vemo-la como inegociável”, garante. “Fazer o que está certo não é um slogan – é uma responsabilidade. Como reconhecimento do nosso empenho e resultados, a Sonae alcançou uma pontuação recorde de 69, uma melhoria de +9 pontos, no Global ESG Score, da Standard & Poor’s, tendo sido convidada a integrar o seu prestigiado Yearbook, que reconhece empresas com feitos notáveis em matérias de sustentabilidade”, diz.

Na Sonae, “o nosso sucesso é impulsionado pela motivação, talento e resiliência de mais de 57 mil pessoas. Somos uma equipa dinâmica, resiliente e motivada para aprender e fazer melhor todos os dias. Com mais de um milhão de horas de formação por ano, investimos nas competências das nossas pessoas para prosperar numa era de transformação acelerada – resultado da digitalização crescente, do impacto disruptivo da GenAI e da necessidade urgente de construirmos um mundo mais justo e verde. Não abraçamos apenas a mudança – lideramos essa mudança. Somos curiosos, ousados e determinados a moldar o futuro, garantindo que os próximos 65 anos não serão apenas tão bem-sucedidos quanto os últimos, mas ainda melhores. Para responder a estes desafios, a inclusão e igualdade são uma prioridade: na Sonae, mais de 40% dos nossos cargos de gestão são ocupados por mulheres”, afirma ainda.

Conclui com uma menagem para a equipa: “obrigado pelo vosso empenho em fazer o que está certo. A vossa dedicação e entrega é chave na nossa capacidade de servir melhor os nossos clientes e de irmos sempre mais além. Estou igualmente orgulhosa da forma como fomos capazes de receber colegas novos, de integrarmos perspetivas diferentes e de olharmos para oportunidades de negócio de forma colaborativa, pragmática e ágil”.

Retalho alimentar cresce

No segmento alimentar, a MC registou um crescimento sustentado das vendas, impulsionado por um aumento expressivo no volume de compras em todos os formatos de loja, num contexto de inflação baixa. A empresa alcançou um recorde de 25 novas lojas próprias, das quais 24 foram Continente Bom Dia, reforçando a sua estratégia de proximidade. Paralelamente, investiu fortemente na remodelação de lojas, com particular atenção aos formatos de maior dimensão, alinhando-se às novas exigências dos consumidores e melhorando a experiência de compra.

O segmento de saúde, beleza e bem-estar cresceu dois dígitos em todas as insígnias, impulsionado por tendências favoráveis do mercado e pelo reforço da proposta de valor da MC nas várias categorias. Excluindo a Druni, o volume de negócios cresceu 10% em termos homólogos, evidenciando a força estrutural do segmento.

A expansão da Wells e Arenal, combinada com a aquisição da Druni, resultou num crescimento expressivo da rede de lojas. No final de 2024, a MC atingiu um total de 797 lojas próprias neste segmento, mais do que duplicando a sua presença face ao ano anterior.

Apesar dos desafios no mercado ibérico, a Worten reforçou a sua posição como líder no retalho de eletrónica e eletrodomésticos em Portugal, consolidando a sua quota de mercado. O volume de negócios cresceu 8,8% no quarto trimestre, atingindo 455 milhões de euros, e fechou o ano com um total de 1,4 mil milhões de euros, refletindo um aumento de 7,6% face a 2023.

O crescimento da Worten foi impulsionado pela procura nas principais categorias (eletrónica e eletrodomésticos) e pela expansão em novas áreas de negócio, como serviços e novas categorias de produtos. O canal online teve um desempenho notável, com um crescimento de 21% no quarto trimestre e 17% no total do ano, beneficiando do sucesso do marketplace Worten, que representou 17% do volume de negócios total.

Em termos de expansão física, destaque para a iServices, que continuou a crescer a nível nacional e internacional. A Worten abriu 38 novas lojas iServices em 2024, encerrando o ano com 61 lojas em Portugal e 32 no estrangeiro, em mercados como a Bélgica, França e ilhas Canárias.

No retalho de produtos para animais, a Musti consolidou a sua liderança no setor de cuidados para animais de estimação nos países nórdicos, ao mesmo tempo que expandiu a sua presença nos países bálticos através da aquisição da Pet City nos últimos três meses de 2024.

As vendas cresceram 5,6% no quarto trimestre, beneficiando do crescimento nas lojas existentes (like-for-like), do forte desempenho do canal online e da integração da Pet City, que passou a fazer parte da operação em novembro.

Setor imobiliário: Sierra mantém trajetória positiva

No setor imobiliário, a Sierra teve um desempenho sólido em 2024, impulsionado pelo crescimento no portefólio de centros comerciais na Europa e pelo aumento da atividade nos segmentos de serviços e promoção imobiliária. O resultado líquido subiu para 97 milhões de euros, um crescimento de 9,8% face ao ano anterior, refletindo a valorização dos ativos e o aumento das receitas de vendas de imóveis.

Os centros comerciais da Sierra mantiveram um desempenho positivo ao longo do ano, com vários ativos a atingir taxas de ocupação de 100%, resultando numa taxa média de 98,4%. O dinamismo das atividades de gestão de portefólio e arrendamento levou à celebração de mais de 190 novos contratos e à renovação de 380 arrendamentos existentes.

Na área de promoção imobiliária, a Sierra avançou com cinco projetos em curso e investiu no segmento residencial, adquirindo um lote para o seu primeiro projeto Build-to-Rent em Portugal e garantindo um novo projeto residencial em Espanha no quarto trimestre.

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Renova assina protocolos estratégicos com o Turismo Industrial

A marca submeteu a sua candidatura à ERIH – European Route of Industrial Heritage, a principal rede europeia dedicada à promoção e preservação do património industrial. 

A Renova, empresa sediada em Torres Novas, celebrou novos protocolos estratégicos no âmbito do Turismo Industrial, com o objetivo de estruturar a oferta turística e aproximar ainda mais os cidadãos da sua atividade e do seu património industrial.

Em linha com esta estratégia, a marca submeteu a sua candidatura à ERIH – European Route of Industrial Heritage, a principal rede europeia dedicada à promoção e preservação do património industrial.

A Renova tem promovido, há décadas, visitas guiadas às suas instalações industriais em Torres Novas, proporcionando aos visitantes uma experiência única e gratuita. O percurso permite conhecer todo o processo produtivo e logístico da marca, atraindo anualmente cerca de 8.000 pessoas interessadas em descobrir os bastidores da empresa.

Para além da vertente industrial, a experiência proporciona uma imersão na riqueza natural e histórica da paisagem que envolve a fábrica fundacional da Renova. Este espaço, que a empresa pretende valorizar e preservar, é um verdadeiro santuário natural e um local privilegiado para a investigação científica. Mais do que um ponto de interesse turístico, representa um legado que a Renova deseja proteger para as futuras gerações.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Lidl soma 32 distinções nos prémios Sabor do Ano e Escolha do Consumidor

O Lidl Portugal recebeu em 2025 nove distinções nos prémios Escolha do Consumidor e 23 galardões nos prémios Sabor do Ano, consolidando a sua reputação de excelência e qualidade no setor da distribuição.

Hipersuper

Nos prémios Sabor do Ano, que avaliam a qualidade e sabor dos produtos através de uma prova cega realizada por consumidores, o Lidl destacou-se como a insígnia mais premiada de sempre.

Os seus produtos de Marca Própria conquistaram 23 distinções, distribuídas pelos selos “Clássico”, “Made in Portugal” e “Top Inovação”. Entre os vencedores estão os Bifes de Atum Ocean Sea, os Lombos de Bacalhau Três Velas MSC, o Pastel de Nata, a Baguete Rústica, os Iogurtes Gregos Milbona e os Cafés Bellarom.

Já na categoria Made in Portugal, o Lidl foi premiado pelo Hambúrguer de Novilho dos Açores, pelo Queijo Prato Amanteigado e pelo Bife do Lombo de Novilho.

Por fim, na categoria Top Inovação, a insígnia foi distinguida pelas suas bebidas lácteas Milbona Food in a Bottle, nas versões Chocolate e Banana, reforçando o compromisso da marca com inovação e diferenciação no mercado.

Os prémios Escolha do Consumidor reconhecem anualmente as marcas que mais se destacam na satisfação do consumidor e na qualidade dos seus produtos. O Lidl voltou a afirmar-se como o retalhista com mais categorias premiadas, arrecadando distinções em oito categorias de Marca Própria e vencendo, pelo segundo ano consecutivo, o prémio na categoria de Hiper e Supermercados.

Entre as marcas próprias do Lidl premiadas estão a Cien, distinguida pelos seus produtos de rosto e corpo, a Fumadinho, na categoria de charcutaria, e a Coshida e Orlando, nas categorias de alimentação para gato e cão, respetivamente. Também as marcas Alesto (frutos secos), Ocean Sea (peixe congelado) e Formil (detergentes para a roupa) foram reconhecidas.

Todos os prémios

Prémios “Sabor do Ano”

Selo “Clássico”:

  • Bon Gelati Gelado Baunilha Amêndoa
  • Ocean Sea Bife de Atum
  • Ocean Sea Lombos de Salmão sem Pele
  • Três Velas MSC Bacalhau Posta Tradicional
  • Três Velas MSC Lombos de Bacalhau
  • Ocean Sea MSC Pescada do Chile Posta
  • Milbona Iogurte Grego Natural
  • Milbona Pudim com Proteína Chocolate
  • Alesto Metades de Noz
  • Bellarom Cápsulas Café Intenso
  • Baguete Rústica
  • Bola Mistura Baviera
  • Coxinha de Frango
  • Croquete de Carne
  • Pão de Deus
  • Pão de Deus Chocolate
  • Pastel de Nata
  • Lombo de Salmão XXL

Selo “Made in Portugal”:

  • Hambúrguer Novilho Açores Congelado
  • Queijo Prato Amanteigado (ca. 500g)
  • Bife do Lombo de Novilho

Selo “Top Inovação”:

  • Milbona Food in a Bottle Bebida Láctea Chocolate
  • Milbona Food in a Bottle Bebida Láctea Banana

Prémios “Escolha do Consumidor”

Categoria Hiper e Supermercados

  • Lidl Portugal

Categoria Produtos de Rosto

  • Cien

Categoria Produtos de Corpo

  • Cien

Categoria Charcutaria

  • Fumadinho

Categoria Alimentação para Gato

  • Coshida

Categoria Alimentação para Cão

  • Orlando

Categoria Frutos Secos

  • Alesto

Categoria Peixe Congelado

  • Ocean Sea

Categoria Detergentes para a Roupa

  • Formil
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