Lidl reforça compromisso com a alimentação consciente
O Lidl anunciou novas metas para impulsionar a alimentação consciente, comprometendo-se com objetivos ambiciosos alinhados com a Dieta da Saúde Planetária (PHD – Planetary Health Diet).

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A estratégia global da insígnia visa transformar o sistema alimentar, promovendo escolhas mais saudáveis e sustentáveis para os consumidores nos 31 países onde opera.
Até 2030, o Lidl Internacional pretende aumentar em 20% a proporção de vendas de alimentos à base de plantas, como proteínas vegetais, cereais integrais, frutas e legumes, em comparação com 2023. Este compromisso inclui o apoio técnico da WWF, que tem trabalhado em conjunto com o retalhista para implementar uma metodologia que avalia e orienta a oferta alimentar de acordo com princípios de sustentabilidade e saúde.
Com a adoção da metodologia da WWF, o Lidl tornou-se o primeiro retalhista alimentar a implementar transparência integral nas suas categorias de produtos em todos os países onde está presente. A marca disponibilizará um relatório anual, a partir de 2025, para monitorizar e divulgar o progresso das metas traçadas, reforçando o compromisso com a saúde humana e ambiental.
“Para alimentar uma população mundial em crescimento, de forma saudável e dentro dos limites do planeta, é fundamental uma transformação global do sistema alimentar. Há anos que o Lidl está empenhado em contribuir para este objetivo – tendo por base as descobertas científicas da Dieta da Saúde Planetária. Com a WWF como parceira experiente do nosso lado, pretendemos aumentar o nosso impacto no futuro e oferecer aos nossos clientes uma seleção cada vez maior de alternativas mais saudáveis e sustentáveis, com a máxima qualidade ao melhor preço.”, sublinha Cristina Hanganu, diretora de Corporate Affairs e CSR do Lidl Portugal, em comunicado.
O Lidl reforça que os consumidores mantêm liberdade de escolha, mas terão ao seu dispor um portefólio de produtos que facilita decisões de compra mais conscientes.
Metas específicas para 2030
- Proteínas vegetais: O Lidl Portugal compromete-se a atingir 20% de fontes de proteína vegetal na sua gama, incluindo alternativas à carne, ovos e peixe. Desde 2022, a insígnia já analisa a “divisão de proteínas” para avaliar a proporção de fontes vegetais em relação às de origem animal.
- Cereais integrais: O retalhista pretende que 10% dos produtos à base de cereais sejam integrais, disponibilizando pelo menos uma opção por categoria relevante de marca própria.
- Frutas e legumes frescos: A insígnia continuará a expandir a oferta de produtos frescos, promovendo o consumo diário de frutas e vegetais como pilar da sua estratégia de Alimentação Consciente.
Mariella Meyer, da WWF Suíça, elogiou a abordagem do Lidl: “Congratulamo-nos com o alinhamento do Lidl com a Dieta da Saúde Planetária e com a utilização da Metodologia de Retalhista de Dietas Planetárias da WWF. Este é um passo crucial na transformação do sistema alimentar, que é o principal fator de perda de vida selvagem e da natureza. Ao concentrar-se em garantir mais opções à base de plantas, o Lidl dá prioridade à saúde humana e planetária. Esperamos que isto inspire outros retalhistas a seguirem o exemplo e a concentrarem-se mais nas alternativas à base de plantas, face à oferta de proteína animal”.