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Primeiro Pai Chão Branco da Adega Mayor chegou ao mercado

A Adega Mayor apresenta, pela primeira vez, um Pai Chão branco Grande Reserva 2022. Ao mercado chega também a nova colheita do Adega Mayor Pai Chão tinto Grande Reserva 2020.

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Primeiro Pai Chão Branco da Adega Mayor chegou ao mercado

A Adega Mayor apresenta, pela primeira vez, um Pai Chão branco Grande Reserva 2022. Ao mercado chega também a nova colheita do Adega Mayor Pai Chão tinto Grande Reserva 2020.

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Produzido a partir das castas Arinto e Sercial, de tom amarelo citrino, o Adega Mayor Pai Chão branco Grande Reserva 2022 “apresenta boa profundidade aromática, impactante com uma impressão mineral que se envolve com notas de casca de citrinos (lima, tangerina), flores frescas e apontamentos resinosos”. “Na boca é sofisticado, com equilíbrio perfeito entre frescura, acidez, mineralidade e sensação de volume, e com final persistente e arrebatador”, define a Adega Mayor.

Após a vindima manual, com uma seleção criteriosa de cachos, a fermentação ocorreu em barricas de 500 l novas de carvalho francês e austríaco, seguindo-se um estágio de seis meses com ‘battonage’ sobre borras finas e outro redutivo por mais seis meses sem qualquer tipo de intervenção. Após 12 meses de evolução foram selecionadas barricas de ambas as variedades de modo a compor o lote final, e já em garrafa, deu-se um último estágio por mais 12 meses.

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Já, o Adega Mayor Pai Chão tinto Grande Reserva 2020, foi criado a partir das castas Alicante Bouschet (80%) e Touriga Nacional (20%) e apresenta-se visualmente concentrado e cremoso, de cor de cereja, retinto e polido. “O nariz é assertivo e sedutor, revela toque de compota de frutos vermelhos e de chocolate negro, bem como alguma fruta preta esmagada e trufa fresca. Na boca é enorme, uma estrutura de ‘ferro’ com tanino redondo e envolta na elegância de um manto de seda. Um vinho possante, que desperta sensações, termina longo e convida a uma nova e intrigante viagem pelos sentidos”.

“O Adega Mayor Pai Chão representa a essência do que deveria ser um grande vinho: autêntico, expressivo e intemporal. Cada garrafa reflete o terroir alentejano, traduzido na frescura vibrante do branco e na complexidade imponente do tinto.”, explica o enólogo da Adega Mayor, Carlos Rodrigues. 

“É com orgulho que apresentamos o primeiro Pai Chão branco, que não é apenas um vinho; é uma celebração da vida e do legado do meu avô, Rui Nabeiro, e a materialização do seu amor pela nossa terra, do respeito pelas raízes, e de quem cuida de um sonho com Pai Chão”, refere, por sua vez, Rita Nabeiro, CEO da Adega Mayor.

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Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijos de origem portuguesa em 2024

A Mercadona comprou 4.500 toneladas de queijo de origem nacional aos mais vinte fornecedores do setor queijeiro nacional com os quais trabalha em Portugal. “Trabalhamos com fornecedores de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado”, sublinha Tito Cunha, diretor de compras de Queijos da Mercadona.

Hoje é o Dia Mundial do Queijo e a Mercadona assinala esta data a destacar o que de melhor se produz em Portugal revelando que comprou 4.500 toneladas de queijos de origem nacional em 2024. Um valor que resulta não só da sua expansão e crescimento em Portugal, onde a Mercadona conta já com 60 supermercados, mas também, e principalmente, do trabalho realizado em estreita colaboração com os seus fornecedores, alinhando modelos de produção, construindo relações de confiança e desenvolvendo um trabalho de melhoria continua, sublinha em comunicado.

“No último ano comprámos 4.500 de queijo nacional para vender diariamente nas nossas lojas, valor que tem crescido ano após ano. Trabalhamos com fornecedores de Norte a Sul de Portugal continental e ilhas e temos para com eles o compromisso de exigência de qualidade, mas, sobretudo, de crescimento partilhado. Estes números refletem a nossa aposta na produção nacional e é também isso que nos permite colocar nos nossos supermercados produtos produzidos com as características que os nossos “Chefes” procuram. Contamos já com mais de 20 fornecedores do setor queijeiro, nossos parceiros de confiança, todos eles especialistas nos seus produtos e processos, o que os torna parceiros ideais neste caminho de expansão que estamos a traçar em Portugal.”, sublinha Tito Cunha, diretor de compras de Queijos da Mercadona.

Um dos casos de sucesso é a relação entre a Mercadona e a Queijaria Lactifeita, uma empresa portuguesa de raiz, com cerca de 30 trabalhadores, e sediada em Mafra, em plena região saloia.  É nas instalações da Lactifeita que, tendo como ingrediente principal o leite de vaca, se produz queijo fresco e requeijão Hacendado, uma das marcas próprias da Mercadona. Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019, ano em que abriu a primeira loja em Portugal.

“Começámos a trabalhar com a Mercadona em 2019, fornecendo primeiramente para algumas lojas em Espanha e a nossa história funde-se também com o seu crescimento no nosso país, aliás, existe, ao longo dos anos, um grande investimento em processos de melhoria nas nossas instalações, fruto da nossa relação com a Mercadona. Hoje, consumimos diariamente 15 mil litros de leite para a produção dos nossos queijos, sendo que só de queijo fresco chegamos a produzir quase três toneladas por dia.” refere Rui Lourenço, proprietário da Lactifeita, também em comunicado.

Só em 2024, a Mercadona comprou mais de 250 toneladas de queijo à Lactifeita, empresa com a qual já trabalha desde 2019.

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Água Monchique reconhecida com o estatuto de PME Líder 2024

A distinção de PME Líder 2024 destaca as empresas com desempenhos superiores e estratégias empresariais de excelência.

A Sociedade da Água de Monchique foi novamente distinguida com o estatuto de PME Líder 2024, um reconhecimento atribuído pelo IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, a Banca Comercial e o Grupo Banco Português de Fomento, que destaca as empresas com desempenhos superiores e estratégias empresariais de excelência.

Para Vítor Hugo Gonçalves, CEO da empresa, esta distinção é motivo de orgulho e inspiração para o futuro: “Receber novamente o estatuto de PME Líder é o reflexo do trabalho consistente, da dedicação da equipa e do compromisso com a inovação e a sustentabilidade que têm norteado a nossa atuação. Este reconhecimento reforça a nossa motivação para continuarmos a crescer e a contribuir para o desenvolvimento da economia local e nacional”.

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Coca-Cola Europacific Partners Portugal volta a ser Top Employer

A Coca-Cola Europacific Partners Portugal (CCEP) volta a ser reconhecida Top Employer Portugal pelo Top Employers Institute, com uma melhoria em todos os indicadores.

Rui Serpa , VP & Country Director da Coca Cola Europacific Partners Portugal, congratula-se com esta distinção atribuída pela segunda vez à CCEP. “Sabemos que as nossas pessoas, a nossa cultura e os nossos valores são o verdadeiro segredo para o nosso sucesso. O nosso objetivo é que todos sejam bem-vindos e que possam sentir-se bem num local de trabalho seguro, aberto e inclusivo, e por isso é que esta certificação como Top Employer é sempre muito importante para nós”, afirma.

Em 2025, o Top Employers Institute certificou mais de 2400 organizações em 125 países e regiões com base nos resultados do seu HR Best Practices Survey (Inquérito de Melhores Práticas de RH), que abrange seis domínios de RH e 20 tópicos, incluindo Estratégia de Pessoas, Ambiente de Trabalho, Aquisição de Talento, Formação, Diversidade e Inclusão, Bem-estar, entre outros.

 

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RAR Açúcar duplamente premiada

A RAR Açúcar foi distinguida com dois prestigiados prémios nacionais, o Prémio Escolha do Consumidor e o Prémio Cinco Estrelas.

Pela primeira vez, a RAR Açúcar recebeu o Prémio Cinco Estrelas, uma distinção que avalia critérios rigorosos como satisfação global, relação preço/qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação. Baseado na opinião de 358.600 mil consumidores, o prémio destacou 171 marcas em 2025, refletindo desta forma a elevada exigência do mercado e o reconhecimento do compromisso da RAR Açúcar com a qualidade e a inovação.

Simultaneamente, a RAR Açúcar foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a Marca nº1 na Escolha do Consumidor na categoria de açúcar. Este prémio, atribuído pela ConsumerChoice, baseia-se na avaliação direta de milhares de consumidores que identificam e pontuam os atributos mais valorizados na sua experiência com as marcas. A 13ª edição deste prémio contou com a avaliação de mais de 2.000 marcas, consolidando-se como o sistema de avaliação de marcas líder em Portugal e o único certificado com a norma ISO 9001.

Ambos os prémios resultam de processos de avaliação exigentes e metodologias rigorosas que refletem o elevado nível de satisfação e recomendação por parte dos consumidores portugueses.

Marco Castro, diretor comercial e marketing da RAR Açúcar, não esconde a satisfação:”É com enorme orgulho que recebemos estes reconhecimentos, que validam o nosso compromisso contínuo de produzir e distribuir produtos de elevada qualidade que correspondem às preferências e satisfação dos nossos consumidores portugueses”.

“Esta confiança que os nossos consumidores depositam mais uma vez na nossa marca e nos nossos produtos, é também um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos colaboradores que todos os dias se dedicam ao sucesso da RAR Açúcar. Trabalhamos diariamente segundo o nosso propósito de estar presente nos momentos relevantes dos portugueses com uma gama de produtos que permitam satisfazer as necessidades dos consumidores e profissionais de pastelaria.”, acrescenta.

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Agriloja conquista Prémio Cinco Estrelas

A Agriloja foi distinguida com o Prémio Cinco Estrelas na categoria de Lojas de Agricultura, Jardim e Animais. 

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ESG

Checkpoint Systems lança etiqueta RFID pioneira

As empresas enfrentam uma pressão crescente para adotar soluções sustentáveis e esta etiqueta RFID é apresentada como uma resposta inovadora.

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A Checkpoint Systems apresenta o Chinook, uma etiqueta RFID inovadora concebida especificamente para embalagens de alimentos reutilizáveis, que pretende proporcionar segurança e resistência na utilização em micro-ondas, ao mesmo tempo em que melhora o acompanhamento na cadeia de distribuição.

O desperdício de embalagens é um importante desafio ambiental global, que levou à implementação de regulamentação rigorosa em todo o mundo. A União Europeia (UE) lidera o caminho com a Diretiva de Embalagens, que visa exigir que todas as embalagens no mercado sejam reutilizáveis ou recicláveis até 2030, estabelecendo metas a serem alcançadas até 2025. Além disso, a partir de janeiro de 2030, as embalagens de plástico descartáveis vão ser proibidas para determinados tipos de embalamento.

Neste contexto, as empresas enfrentam uma pressão crescente para adotar soluções sustentáveis. O Chinook é apresentada como uma resposta inovadora que, através do seu design e funcionalidades, contribui decisivamente para a economia circular, integrando tecnologia avançada e segurança alimentar.

 

O Chinook da Checkpoint Systems, um inlay exclusivo que se encontra em fase de registo de patente, pretende destacar-se como uma solução robusta e fiável para embalagens reutilizáveis para alimentos e uso em micro-ondas. O design inovador tem uma funcionalidade única que permite o uso repetido sem comprometer a segurança alimentar ou a funcionalidade RFID. Além disso, o Chinook está em conformidade com todas as normas e é adequado para utilização em micro-ondas e em contacto indireto com alimentos, oferecendo confiança e tranquilidade aos consumidores e às empresas.

Em termos de sustentabilidade, promove a economia circular, reduzindo o desperdício ao ser reutilizável em ciclos múltiplos. Graças à sua rastreabilidade e visibilidade na cadeia de fornecimento, é possível seguir eficazmente os produtos desde a origem até ao consumidor final. A sua flexibilidade torna-o adequado para diferentes tipos de embalagens reutilizáveis, incluindo plástico e vidro, proporcionando soluções ideais para alimentos frescos, congelados e preparados, sublinha a Checkpoint Systems em comunicado.

O Chinook é ainda apresentado como a opção ideal para uma ampla gama de utilizações oferecendo vantagens significativas em setores como são a produção de alimentos processados, onde permite o acompanhamento total ao longo do ciclo de vida do produto. Nos supermercados e cadeias de retalho, o seu design inovador é ideal para melhorar a gestão de produtos frescos, pré-cozinhados e a granel, otimizando a eficiência operacional.

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Trends 2024 (foto: PortugalFoods)

Alimentar

Trends 2025 vai revelar as tendências de inovação no agroalimentar

A Portugal Foods realiza no próximo dia 21 de janeiro, o seu evento anual, Trends, que desvenda as tendências de inovação no agroalimentar.

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O evento Trends 2025 tem lugar já no dia 21 de janeiro, a partir das 14h, no auditório da Fundação Dr. Cupertino de Miranda, no Porto.

A conferência de apresentação das tendências de inovação do setor agroalimentar para este ano volta a ser organizada pela PortugalFoods, com o apoio da Innova Market Insights, que partilhará a sua visão sobre o comportamento do consumidor e o mercado global. Conta ainda com a participação de responsáveis de empresas do setor que irão partilhar as suas experiências e desafios em termos de inovação.

Decorrerá ainda um momento dedicado ao comportamento do consumidor, integrado num dos projetos estruturantes da Agenda Mobilizadora VIIAFOOD, “que proporcionará aos participantes uma experiência única para usufruírem das novas tecnologias da análise sensorial”, informa a PortugalFoods.

Programa da conferência:
14h – 14h20
Registo dos participantes

14h20 – 14h30
Boas-vindas
PortugalFoods

14h30 – 14h45
Knowledge Division: o seu parceiro na inovação
Teresa Carvalho, PortugalFoods

14h45 – 15h30
TRENDS 2025
Enric Tardio, Innova Market Insights

15h30 – 16h15
Debate: Inovação em Ação – Como implementar as tendências de inovação na indústria alimentar
Guilherme Pereira, Corial Foods
Humberto Oliveira, Brasmar
Paulo Carvalho, Vivid Foods / Vivid Farms
Moderação: Deolinda Silva, PortugalFoods

16h15 – 16h30
Perceção orientada pela tecnologia
Rui Costa Lima, Sense Test

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Fernando Félix, CEO da Webcomum

Entrevista

Fernando Félix: “O e-commerce aproximou os produtores dos consumidores”

Para Fernando Félix, CEO da Webcomum, o sucesso no e-commerce está diretamente ligado à capacidade das marcas em proporcionar uma experiência de compra apelativa, fluída e personalizada.

A pandemia trouxe uma aceleração sem precedentes na digitalização do setor vitivinícola, forçando marcas e produtores a repensar as suas estratégias de contacto com os consumidores. O digital tornou-se um canal crucial para impulsionar vendas, comunicar e criar experiências diferenciadoras.

A Webcomum Digital Business & Tech, uma agência especializada em transformação digital, tem sentido de perto esta evolução, com cerca de 20% da sua carteira de clientes a pertencer ao setor vitivinícola. Segundo dados da empresa, o desempenho digital nesta área tem registado um crescimento significativo: só em 2023, as campanhas desenvolvidas pela agência alcançaram mais de 4 milhões de contas de utilizadores, geraram mais de 1 milhão de interações em plataformas digitais e conquistaram mais 40 mil seguidores para as marcas que acompanham.

Para Fernando Félix, CEO da Webcomum, o sucesso no e-commerce de vinhos está diretamente ligado à capacidade das marcas em proporcionar uma experiência de compra apelativa, fluída e personalizada. Em entrevista ao Hipersuper, o responsável partilha a sua visão sobre os desafios e as oportunidades do setor vitivinícola no universo digital. Além disso, aborda o impacto das restrições e regulamentações internacionais e como o know-how da agência tem permitido às marcas portuguesas prosperar em mercados como os Estados Unidos, o Reino Unido, Angola ou Suíça.

Com um portefólio que inclui nomes como a Herdade do Rocim, Niepoort e The Fladgate Partnership, Fernando Félix não tem dúvida que “lojas online bem estruturadas, com descrições detalhadas, sugestões de harmonização e notas de prova, transformam a experiência de compra num momento educativo e inspirador” e remata: “o futuro do e-commerce no setor vinícola é promissor”.

Como olha para o aumento significativo de vendas de vinho no digital?
O crescimento das vendas de vinho no canal digital é um reflexo claro da evolução dos hábitos de consumo, cada vez mais moldados pela conveniência e pela acessibilidade proporcionada pelo e-commerce. A pandemia, sem dúvida, desempenhou um papel central neste movimento, acelerando a digitalização de muitos negócios e aproximando os consumidores de plataformas online, onde encontram informação e produtos de forma rápida e prática.
Além de ser um meio para aquisição de vinhos, o digital transformou-se numa ferramenta poderosa para as marcas contarem histórias. Desde o processo de produção até as sugestões de harmonização, as lojas online conseguem criar uma narrativa rica que envolve e cativa os consumidores. Para muitos, comprar vinho online tornou-se mais do que uma transação – tornou-se uma experiência.
De acordo com relatórios recentes, o comércio eletrónico continuará a crescer de forma expressiva nos próximos anos. Este potencial, aliado ao carácter único do setor vinícola, abre novas oportunidades para as marcas alcançarem públicos diversos e explorarem novos mercados, reforçando a ideia de que o digital é essencial para a sustentabilidade e expansão do setor.

Como é que o e-commerce está a transformar a relação entre os produtores de vinho e os consumidores?
O e-commerce aproximou os produtores dos consumidores. Não só facilitou o acesso a uma maior variedade de vinhos, mas também deu aos consumidores a oportunidade de conhecer melhor o produto. Lojas online bem estruturadas, com descrições detalhadas, sugestões de harmonização e notas de prova, transformam a experiência de compra num momento educativo e inspirador.
Adicionalmente, o canal digital permite criar uma relação direta com o cliente. Desde newsletters personalizadas até sugestões automáticas com base em compras anteriores, os produtores conseguem não só satisfazer, mas também antecipar as necessidades dos consumidores. É também uma forma de levar o vinho a novos públicos, despertando interesse em consumidores que antes não interagiam com o setor.

O que não pode faltar numa loja online de vinhos para garantir uma boa experiência de compra?
Uma loja online de vinhos deve ser, acima de tudo, fácil de navegar e rica em conteúdo. Os consumidores procuram encontrar rapidamente o que desejam, sem complicações. Para isso, é essencial ter: navegação intuitiva (o design deve guiar o consumidor naturalmente até ao produto que procura), informação completa (além de descrições detalhadas, é útil incluir harmonizações sugeridas e histórias sobre os vinhos), otimização mobile (com mais de metade dos consumidores a usar smartphones, um design responsivo é imprescindível), chatbots de IA (permitem tirar dúvidas em tempo real, criando uma experiência mais fluida e personalizada) e pagamento e entrega simplificados (opções rápidas e seguras são cruciais para evitar abandonos de carrinho).

Quais funcionalidades os consumidores mais valorizam? Existem diferenças entre mercados?
Avaliações de outros clientes, descrições detalhadas e recomendações personalizadas estão no topo das preferências.
No mercado nacional, a simplicidade e a rapidez são geralmente mais valorizadas. Por outro lado, no mercado internacional, é essencial ter funcionalidades que respeitem as diferenças culturais e legais, como tradução automática, moedas locais e clareza nos tempos de entrega. Estes elementos não só tornam o processo mais prático, como também aumentam a confiança dos consumidores no site.

Os chatbots de inteligência artificial fazem a diferença?
Sem dúvida. Os chatbots não são apenas úteis – tornaram-se uma ferramenta essencial para melhorar a experiência do cliente. No setor vinícola, podem responder a dúvidas sobre características de vinhos, oferecer sugestões de harmonização ou até ajudar com questões relacionadas com entregas.
A sua presença cria uma sensação de atendimento contínuo, eliminando o tempo de espera que, muitas vezes, afasta potenciais compradores. A rapidez, aliada à personalização, resulta numa experiência de compra mais satisfatória e, consequentemente, numa maior taxa de conversão.

Como trabalhar as particularidades de cada mercado?
Cada mercado tem as suas nuances e trabalhar estas diferenças é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia digital. Conhecer a cultura local, adaptar campanhas às preferências do público e respeitar as leis de publicidade são passos indispensáveis. Campanhas flexíveis e segmentadas, desenvolvidas por equipas com know-how no setor vinícola, permitem atingir consumidores de forma eficaz.

Que tendências prevê para o futuro? É um canal que ainda tem muito para crescer?
O futuro do e-commerce no setor vinícola é promissor. A personalização será uma tendência-chave, com a inteligência artificial a criar recomendações cada vez mais alinhadas com o perfil dos consumidores. Além disso, a sustentabilidade continuará a ser uma prioridade, com práticas ecológicas a influenciar a decisão de compra.
Tecnologias como realidade aumentada poderão também enriquecer a experiência online, permitindo simular provas de vinhos ou conhecer virtualmente as vinhas. O canal digital está longe de atingir o seu limite e será, cada vez mais, uma peça central na estratégia das marcas vinícolas.

 

 

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Dachser e JAC Motors Iberia reforçam estratégia para uma mobilidade sustentável

As novas unidades, fabricadas pela JAC Motors, destacam-se pela sua autonomia real de 230 quilómetros.

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O fornecedor logístico Dachser e o fabricante de veículos JAC Motors Iberia apresentaram oficialmente, em Madrid, os cinco novos camiões elétricos de 7,5 toneladas que se vão juntar à frota da Dachser para a distribuição de última milha na capital espanhola. Os camiões JAC serão utilizados na área de entrega sem emissões da Dachser em Madrid.

As novas unidades, fabricadas pela JAC Motors, destacam-se pela sua autonomia real de 230 quilómetros. Estes camiões realizarão entregas e recolhas diárias a partir dos armazéns centrais da Dachser em Coslada até às zonas mais centrais de Madrid. Esta solução não só melhora a qualidade do ar, como também reduz a poluição sonora na cidade, sublinha a Dachser que lembra o compromisso da empresa alemã com a sustentabilidade e a sua posição como líder em logística responsável, marcando um novo marco no caminho para um futuro mais limpo e eficiente.

“Estamos plenamente convencidos de que as entregas urbanas sem emissões que realizamos têm um impacto significativo na redução das emissões de CO2, na melhoria da qualidade do ar e na diminuição da poluição sonora causada pelo tráfego rodoviário. Por cada camião elétrico que adicionamos à nossa frota, avançamos de forma concreta rumo a um futuro mais sustentável. O nosso objetivo é continuar a incorporar estes veículos na Dachser Iberia e restante Europa nos próximos anos.”, destaca Celestino Silva, CEO da Dachser Iberia.

“A descarbonização do transporte de mercadorias deve ser uma prioridade para a preservação do planeta. Na JAC Motors Iberia, saudamos iniciativas de empresas como a Dachser, que dão passos concretos em direção a um transporte mais limpo. No entanto, este é apenas o início de um caminho que necessita de um maior compromisso governamental e políticas claras para uma transição bem-sucedida. As empresas, independentemente da sua dimensão, devem assumir a sua responsabilidade e assumir o papel de agentes de mudança.”, acrescenta Marc Oliva, CEO da JAC Motors Iberia.

Por sua vez, Luis Miguel Torres, Diretor-Geral de Transportes e Mobilidade da Comunidade de Madrid, afirma: “A Comunidade de Madrid promove a mobilidade sustentável através do incentivo ao uso de veículos elétricos, instalação de pontos de carregamento e descarbonização. Procuramos um transporte eficiente, inclusivo e respeitador do meio ambiente, simplificando processos e regulando operadores-chave.”

“Esta iniciativa não só reflete uma liderança empresarial responsável, como também um exemplo claro de como as empresas podem ser agentes de mudança na luta contra as alterações climáticas.”, enalteceu Sonia Murillo Martín, Vereadora Delegada de Transição Ecológica, Mobilidade e Transportes de Coslada, também presente no evento.

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Retalho

Telma Oliveira é a nova managing director Portugal da Retail Mind

O grupo ibérico especialista em retalho avança com reestruturação organizacional para acompanhar o crescimento da atividade nas áreas de Management, Real Estate e International

Hipersuper

A Retail Mind, grupo liderado por Vítor Rocha, que atua nos setores de retail mind management, retail mind real estate e retail mind international, passa a contar com Telma Oliveira para liderar a área de Management no mercado nacional.

Telma Oliveira tem mais de duas décadas de experiência em cargos de liderança estratégica, em setores como promoção imobiliária e consultoria, banca e gestão de ativos, possuindo um vasto conhecimento do mercado retalhista, graças a funções diretivas ocupadas em empresas como Foreva, Mercasa e Mundicenter, antes de passagens pela banca de investimento e pela empresa fintech SafeBrok. “Assumir esta função representa mais do que um desafio profissional. É a oportunidade de aplicar a minha experiência acumulada numa empresa que partilha valores de inovação, compromisso e foco no cliente, contribuindo ativamente para a expansão e posicionamento de marcas que moldam o mercado”, salienta Telma Hasse de Oliveira.

A Retail Mind procedeu a uma reestruturação organizacional para acompanhar o crescimento da atividade do grupo empresarial. Com escritórios em Portugal, Espanha, Colômbia e Brasil, a Retail Mind tem Andrés-Martinez-Lage como Managing Director no mercado espanhol e Paulo Sousa como Managing Director na área internacional, enquanto o CEO Vítor Rocha acumula a supervisão da área de Real Estate.
Fundada em 2012, a empresa, sediada em São Félix da Marinha, Vila Nova de Gaia, especializou-se na expansão e gestão de marcas, desenvolvendo e apoiando os projetos de clientes e parceiros. Em simultâneo, afirmou-se no capítulo dos investimentos imobiliários, operando nos setores de retalho, hotelaria, industrial, logística e escritórios. No capítulo dos Retail Parks, acumula experiências em Monção, Ponte de Lima, Évora e Alcantarilha, estando atualmente envolvida em novos projetos, em diversas localizações, como Açores e Felgueiras, na ordem dos 150 milhões de euros, informa num comunicado.

Sobre o autorHipersuper

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