Nova Agenda de Investigação e Inovação do Regadio vai ser apresentada em novembro
A Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio vai ser apresentada durante o X Congresso Nacional de Rega e Drenagem que decorre de 13 a 15 de novembro, em Alcobaça.
Hipersuper
Delta Q lança dois novos blends
Rachel Muller é a nova diretora-geral da Nestlé Portugal
Festival do Azeite Novo reúne sete produtores e sete restaurantes em Évora
Eurofirms Foundation assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com nova campanha
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
O Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR) vai apresentar a Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio, instrumento que pretende identificar áreas a privilegiar nas políticas públicas e investimento especificamente relacionadas com a rega e com o regadio em Portugal.
“A Agenda de Investigação e Inovação para o Regadio reúne contributos e visões das entidades e dos profissionais do setor/fileira do regadio e identifica quais as áreas de investimento e investigação a privilegiar”, de modo a alinhar “o enquadramento legal com as necessidades de uso mais eficiente e sustentável da água de rega, facilitando a sua gestão e impulsionando a sua modernização e desenvolvimento”, informa o COTR.
“Consideramos esta agenda um poderoso alicerce para o desenvolvimento sustentável e modernização do setor nacional do regadio. Nela estão vertidos os contributos do setor, que se reuniu num verdadeiro think tank com a ambição de aproximar as políticas públicas e os investimentos das reais necessidades do país”, apresenta o presidente do COTR.
60% da produção agrícola depende de regadio
Gonçalo Morais Tristão diz ainda esperar que a nova Agenda possa contribuir para promover a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas nacionais, “bem como incentivar a implementação de sistemas que visem o uso eficiente da água e da energia nas atuais e novas áreas de regadio, em todo o território nacional, incentivando o uso de práticas agrícolas económica e ambientalmente mais sustentáveis”.
Num comunicado, o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio refere que o regadio é responsável por 60% da produção agrícola com mais da metade das explorações a dependerem dele. Apesar disso, “apenas 16% (620 mil hectares) dos 3,7 milhões de hectares de superfície agrícola utilizável estão equipados para regadio”, alerta.
A Agenda será apresentada a 15 de novembro, no X Congresso Nacional de Rega e Drenagem. Organizado bianualmente pelo COTR, e desde 2005, tem o intuito de, a médio e longo prazo, melhorar o uso e gestão da água de rega, aumentando assim a disponibilidade de água para mais área de regadio, incrementar a produtividade da água e diminuir o impacto ambiental associado à rega.
A edição de 2024 terá lugar em Alcobaça, de 13 a 15 de novembro, com a agenda estruturada em torno dos temas Alterações Climáticas, Gestão Integrada da Água, Inovação e Tecnologia, Comunicação. O programa inclui três keynotes, inúmeras apresentações, várias mesas redondas, uma visita técnica e um fórum de comunicações que dará destaque a trabalhos técnicos e científicos enquadrados neste âmbito. As informações sobre as inscrições e o programa estão disponíveis no site COTR.