Produtores de abóboras promovem Halloween sem desperdício
A Love Butternut e a Associação 5 ao Dia desafiam crianças a decorar e cozinhar abóboras butternut, enquanto promovem uma alimentação saudável e o desperdício zero.

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Transformar uma abóbora butternut na mais assustadora, mas depois cozinhá-la e contribuir para o desperdício zero é o desafio que a associação de produtores Love Butternut está a colocar aos mais pequenos neste Halloween.
A Love Butternut uniu-se este ano à Associação 5 ao Dia e organiza uma atividade com crianças de decoração deste vegetal no dia 31 de outubro, às 10h30, no MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa.
Um concurso nacional vai eleger a abóbora mais assustadora e milhares de crianças vão decorar este vegetal com imaginação e sem cortes ou furos para promover a sua utilização posterior em receitas.
Em simultâneo, cerca de 5800 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo espalhados por várias escolas das zonas de Santarém, Torres Vedras, Lourinhã, Rio Maior e Lisboa também vão estar a pintar e a decorar abóboras butternut nas salas de aula, juntamente com os seus professores. Os alunos são, depois, desafiados a utilizar a mesma abóbora para confecionar uma receita deliciosa e assustadora.
Uma das características desta variedade de abóbora é ter a pele dura e impermeável, o que permite às crianças decorarem com qualquer tipo de material sem que a sua polpa seja contaminada, desde que não haja cortes nem furos.
Até ao início de novembro, as abóboras butternut à venda nos principais hipermercados e
supermercados vão estar identificadas com uma etiqueta especial que desafia os consumidores a participar no concurso ‘A abóbora mais terrorífica’. Basta ler o QR Code e enviar uma fotografia deste alimento decorado da forma mais assustadora possível.
No fim, todas as abóboras decoradas podem ir a concurso e a que conseguir aterrorizar o júri neste Halloween, sem furos ou cortes, ganha quatro bilhetes para a Isla Mágica, em Sevilha.
A Love Butternut é uma associação que une produtores de abóbora portugueses e espanhóis e tem como missão promover o consumo deste vegetal, as suas propriedades para a saúde e a sua versatilidade na cozinha.
Portugal é o terceiro maior produtor de abóbora da Europa, logo atrás de Espanha e França. Estima-se que, desde o nascimento do projeto da Love Butternut, em 2021, as vendas de abóboras, tanto frescas como minimamente processadas, aumentaram 20%.