Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
A Quinta da Lagoalvam, que pertence da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, fecha o ano com […]

Ana Rita Almeida
Nestlé volta a ser distinguida como a marca com melhor reputação no setor da Alimentação e da Alimentação Infantil
Auchan Retail Portugal juntou-se à WWF Portugal para a Hora do Planeta
Capwatt desenvolve o primeiro projeto de produção de biometano em Portugal
DHL Group cria parceria com ONU para melhorar a logística humanitária
Pedro Pereira Gonçalves eleito vice-presidente da Federação Europeia das Empresas de Vinho
Kiabi cria aplicação que melhora a experiência de compra
Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas
Sociedade Ponto Verde reforça compromisso com a reciclagem de embalagens de vidro
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede na cidade do Porto
Como escolher os melhores materiais para a sua obra ou renovação
A Quinta da Lagoalvam, que pertence da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, fecha o ano com o lançamento da nova colheita de um dos seus tintos. Do Lagoalva Barrel Selection Touriga Nacional & Syrah passamos agora para o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah, ambos de 2021.
Com enologia da dupla Pedro Pinhão e Luís Paulino, o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah tinto 2021 segue a mesma linha das colheitas anteriores, apresentando uma cor granada intensa e manifestando um aroma complexo a frutos pretos maduros, especiarias e baunilha. Na boca, tem bom volume e uma presença elegante dos taninos que provém do estágio em barrica – de carvalho francês. É um vinho que dá gosto sentir, num final longo e prolongado, e que pede para ser desfrutado à mesa, a acompanhar carnes elaboradas, pratos de forno e queijos curados, refere a Quinta da Lagoalva em comunicado.
Com certificação DOC do Tejo, é um vinho que nasce da conjugação de duas das castas tintas mais presentes na Quinta da Lagoalva. A Syrah a contribuir com sete e a Alfrocheiro com quase quatro hectares. Nota ainda para o facto de uma das vinhas de Syrah contar já com 40 anos de idade, tendo sido das primeiras plantadas em Portugal, em 1984. Vindimadas durante a noite, para preservar a qualidade sanitária e os aromas, estas duas castas são vinificadas separadamente, sendo o lote feito posteriormente. Depois de três dias de maceração pré-fermentativa, a fermentação alcoólica ocorre em cubas de inox, a 24.ºC. As massas são prensadas em prensa hidráulica e a fermentação maloláctica é feita em barricas de carvalho francês, onde estagia 10 meses, informa ainda.