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Sabe bem neste verão: a sugestão de Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo

Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo, garante: esta é, por excelência, a altura de maior consumo do espumante Plexus.

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Sabe bem neste verão: a sugestão de Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo

Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo, garante: esta é, por excelência, a altura de maior consumo do espumante Plexus.

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Inês Alves, responsável de marketing da Adega do Cartaxo, sublinha que no verão há um aumento de consumo de vinhos brancos e rosés, quer na categoria de tranquilos, quer de espumantes.

E avança: “Esta é, por excelência, a época de vendas do nosso espumante Plexus – para beber a solo ou em cocktails e sangrias”.

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E é por isso que a Adega do Cartaxo tem apostado na ativação da marca Plexus e este espumante, durante estes meses, tem sido estrela em eventos de contato direto com o consumidor final.

 

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CONFAGRI diz que 3ª Reprogramação do PEPAC não incentiva a produção

A Confederação considera inaceitáveis os cortes do investimento apresentados na 3ª Reprogramação do PEPAC. Para Nuno Serra, secretário-geral da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, “não apostar no investimento é abdicar do futuro da agricultura e deitar a perder a possibilidade, atribuída pela Política Agrícola Comum, dos agricultores inovarem nas suas produções, melhorarem as suas práticas sustentáveis e serem mais competitivos nos mercados europeus e globais”.

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“Considerando, desde sempre, que o investimento no setor agrícola deve ser uma prioridade para o Governo, a CONFAGRI não pode aceitar o drástico corte nos valores apresentados na 3.a Reprogramação do PEPAC”, aponta no comunicado.

Para Nuno Serra, secretário-geral da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, “não apostar no investimento é abdicar do futuro da agricultura e deitar a perder a possibilidade, atribuída pela Política Agrícola Comum, dos agricultores inovarem nas suas produções, melhorarem as suas práticas sustentáveis e serem mais competitivos nos mercados europeus e globais”.

Por esse motivo, a CONFAGRI escreve que foi “com grande desapontamento” que recebeu o modelo do PEPAC apresentado pelo Governo, já na sua 3a Reprogramação, e constatou “que continua a não incentivar a produção, facto este que trará consequências dramáticas para o caminho da autossuficiência alimentar”.

A Confederação defende que Portugal necessita de uma estratégia de produção e crescimento “e isso não está refletido nesta proposta do Governo”.

“As políticas públicas devem ser usadas para quem faz uma gestão ativa e produtiva do território, discriminando positivamente quem produz e contribui positivamente para o PIB Nacional”, aponta.

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ESG

Bonduelle obtém certificação B Corp em Portugal

O Grupo Bonduelle obteve em Portugal, a certificação B Corp, uma das mais completas do mercado atual. O país junta-se assim a uma lista de nove nações onde a empresa exibe esta certificação.

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O Grupo Bonduelle alcançou a certificação B Corp em Portugal. Depois de a ter obtido nos Estados Unidos e em Itália no ano passado, este ano novas entidades Bonduelle acabam de se juntar ao grupo, entre elas Portugal, França, Países-Baixos, Dinamarca, Bélgica, Espanha e Alemanha.

A empresa destaca que 80% das suas vendas já estão certificadas pela B Corp, posicionando-a num “restrito grupo de companhias internacionais certificadas através de um rigoroso processo” e aproximando-a do objetivo de certificar 100% das suas operações até 2025.

O processo de certificação transformou mobilizou todos os colaboradores para a realização de ações concretas que contribuem para a sua evolução integral. Entre estas, estão a integração da sustentabilidade e bem-estar dos colaboradores como prioridade, com um objetivo de 75% de satisfação até 2025; a promoção da agricultura regenerativa, com o objetivo de ter 80% dos agricultores parceiros a adotarem estas práticas até 2030 através do apoio da Bonduelle Farm Academy, lançada em novembro de 2023; a gestão de resíduos – com mais de 90% dos resíduos não perigosos, com exceção dos vegetais, enviados para reciclagem.

“Há anos que estamos empenhados em inovações sustentáveis. Esforçamo-nos diariamente para implementar práticas responsáveis que melhorem não só os nossos produtos, mas também a comunidade e o ambiente. Juntos vamos construir um futuro melhor”, sublinha Pedro Mendonça, administrador-delegado da Bonduelle Portugal.

A B Corp analisa a atividade e o impacto de uma empresa na sua totalidade. É um movimento internacional que reúne mais de 8.900 empresas certificadas de todas as dimensões, de todos os sectores e em mais de 90 países. As empresas são avaliadas em cinco áreas-chave de impacto – Governança, Trabalhadores, Comunidade, Meio ambiente, Clientes – e devem responder a um questionário com mais de 200 perguntas.

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ESG

Jornadas FENAREG vão debater a modernização e o futuro do regadio

As 15ª Jornadas FENAREG | Encontro Regadio 2024 vão decorrer a 26 e 27 de novembro, no Fundão.

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Organizado pela FENAREG (Federação Nacional de Regantes de Portugal), em colaboração com a Associação de Beneficiários da Cova da Beira, o encontro nacional do Regadio em Portugal, contará, a 26 de novembro, com uma conferência, no Hotel Alambique, no Fundão.

‘Água que Une uma Região’ e ‘Resiliência Hídrica. É Possível’ são os temas das duas mesas redondas daquele dia. Vão ser ainda debatidos o projeto de aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira, o Plano Rega e o investimento e estratégia para o regadio no Horizonte 2030.

No dia 27 vai decorrer a assembleia geral da FENAREG uma sessão técnica sobre ‘Sistemas de Rega: Uso Eficiente da Água’ e a visita ao aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira e à Barragem da Meimoa.

A FENAREG destaca a importância das jornadas, numa altura em que a gestão e armazenamento da água e da resiliência hídrica ganham “uma preponderância crescente”, e “a urgência da modernização do regadio” impõem-se como esforço nacional, “estando em curso a reprogramação do PRR no contexto do regadio público nacional e a elaboração de um novo plano de armazenamento e de distribuição eficiente da água para a agricultura”.

A Federação confirma a presença de entidades gestoras dos aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país, “que representam mais de 95% do regadio coletivo público”, autoridades do setor e agricultores da região. As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas aqui

Fundada em 2005, a FENAREG representa o setor do regadio a nível nacional nas instituições nacionais e internacionais dedicadas à gestão da água para rega. Agrega 96% das organizações do setor do regadio em Portugal, reunindo 30 associações, que gerem 3.515 hm3 e 40 GWh/ano responsáveis por abastecer 135.000 hectares de regadio, num total de 27.000 agricultores regantes.

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Campanha ‘Amiga-me’ regressa ao Intermarché

A campanha decorrerá de 10 de outubro a 6 de novembro de 2024, informa a insígnia alimentar do Grupo os Mosqueteiros.

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Está de regresso uma nova edição da campanha solidária ‘Amiga-me’ do Intermarché, dedicada à doação de alimentos para animais resgatados. A campanha decorrerá de 10 de outubro a 6 de novembro de 2024, informa a insígnia alimentar do Grupo os Mosqueteiros.

Durante este período, os clientes do Intermarché de todo o país terão a oportunidade de apoiar várias associações de proteção animal através da aquisição de vales solidários que serão convertidos em refeições para os animais. Os interessados em colaborar nesta iniciativa solidária deverão solicitar a sua participação na linha de caixa, indicando quais os produtos da campanha que pretendem adquirir. Cada produto tem um código associado, que será registado e adicionado à compra do cliente, como qualquer outro artigo. Os produtos angariados através da venda dos vales donativo serão atribuídos, no final da campanha, às associações de proteção animal parceiras do Intermarché, informa em comunicado.

No final da ação, será ainda oferecido um vale em compras Intermarché no valor de 250€, à instituição correspondente à loja com maior número de donativos recebidos. Esta iniciativa pretende incentivar a participação ativa das lojas e dos clientes, promovendo um espírito de comunidade e solidariedade. Desta forma, não só se reconhece o esforço da loja, como também se proporciona uma ajuda adicional significativa à instituição apoiada, reforçando o impacto positivo da campanha.

Ao longo dos últimos quatro anos, a campanha ‘Amiga-me’ já permitiu a doação de mais de 475 mil refeições, correspondendo a mais de 62 toneladas de produtos angariados.

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Vinho do Porto vai estar em destaque em França

França, o principal país em vendas de Vinho do Porto DOP em quantidade e o segundo em valor, será palco de diversas iniciativas de promoção e formação, que começam a 9 de outubro e se prolongam até o final de novembro de 2024.

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O Vinho do Porto vai estar em destaque em França, num conjunto de ações promovidas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP, IP), que visam reforçar a sua presença num mercado estratégico. França, o principal país em vendas de Vinho do Porto DOP em quantidade e o segundo em valor, será palco de diversas iniciativas de promoção e formação, que começam a 9 de outubro e se prolongam até o final de novembro de 2024.

As atividades arrancam a 9 de outubro, em Paris, com um almoço de harmonização no restaurante L’ Écrin do Hôtel de Crillon, detentor de uma Estrela Michelin. Esta ação, que é dirigida à imprensa francesa especializada, influenciadores e bloggers, pretende oferecer uma experiência exclusiva, onde os participantes serão convidados a degustar diferentes estilos de Vinho do Porto, acompanhados por pratos que realçam a sua versatilidade gastronómica.
Segue-se, a 10 de outubro, a Festa dos Cocktails, no restaurante Le Camondo, Museu Nissim de Camondo, em Paris. Esta festa de cocktails flair proporcionará aos influenciadores digitais e jovens uma oportunidade única de explorar a modernidade do Vinho do Porto em criações inovadoras de cocktails. O evento será realizado num ambiente descontraído e moderno, estimulando o apelo do Porto a uma nova geração de consumidores, informa o IVDP.

No guião das ações a realizar no mercado francês está também uma viagem à Região Demarcada Douro, ao Porto e Vila Nova de Gaia, entre 15 e 18 de outubro, destinada a jornalistas especializados em vinho. Durante estes dias, terão a oportunidade de visitar algumas das mais emblemáticas quintas e caves da região aprofundar o seu conhecimento sobre o processo de produção do Vinho do Porto e as suas características únicas.

Já em novembro, de regresso a França, para uma formação para professores de escolas de hotelaria, a decorrer nas Academias de Dijon e Besançon. Destinada a professores e futuros profissionais da restauração, irá permitir dotar os participantes do conhecimento técnico e prático sobre o Vinho do Porto. Estas formações são parte de um esforço contínuo de educação junto aos futuros profissionais do setor, preparando-os para a excelência na restauração e no serviço de vinho, informa.

“A França continua a ter um papel crucial na estratégia de promoção e desenvolvimento dos vinhos da Região Demarcada do Douro, sendo o maior mercado em termos de quantidade e o segundo em valor para a DOP Porto. Todas as iniciativas neste país refletem a aposta constante do IVDP, IP no conhecimento e na aprendizagem, com ações direcionadas a consumidores, profissionais e futuros embaixadores do Vinho do Porto. Estas ações reafirmam o compromisso da Região Demarcada do Douro com o mercado francês, reforçando a imagem do Porto como um vinho de excelência, com uma herança histórica rica e, ao mesmo tempo, inovador e versátil” refere Gilberto Igrejas, presidente do IVDP, IP.

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Logística

InPost expande rotas e abre novos hubs em Portugal

A InPost reforça as suas rotas para melhor servir a sua rede de entregas de Pontos Pack e Lockers com dois novos hubs logísticos: em Setúbal e em Aveiro.

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A InPost anunciou abriu dois novos hubs logísticos, em Setúbal e em Aveiro, reforçando as suas rotas para melhor servir a sua rede de entregas de Pontos Pack e Lockers.

O hub de Setúbal consiste num espaço de armazém com 1.400 m2, a partir do qual a empresa está a realizar 13 novas rotas que servem um total de 350 Ponto Pack e 3 Lockers, refere a empresa que avança que estas rotas suportam clientes nos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro, estendendo-se às zonas de Sines e Elvas.

O hub de Aveiro, que possui ligação ao hub do Porto inaugurado em 2023, é igualmente baseado num armazém com 1.400 m2, com 15 rotas num total de 380 Ponto Pack nos distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Guarda, informa também.

Este investimento reforça de forma significativa a capacidade de resposta da inPost, “de forma a melhor servir clientes em todo o território de Portugal Continental, ao mesmo tempo que passa a dispor de capacidade adicional para novas rotas num futuro próximo, à medida das necessidades de crescimento”, sublinha Nicola D’Elia, CEO da InPost para Portugal, Espanha e Itália.

A par destes investimentos e do crescimento constante da rede de Pontos Pack, a InPost anunciou recentemente que o seu programa de instalação de Lockers continua a avançar a bom ritmo e que estes equipamentos estão já instalados nos três distritos mais populosos de Portugal, servindo mais de 5 milhões de pessoas.

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Hortas Lx by Purisimpl com nova estratégia digital

Com as inscrições abertas, a próxima edição do curso Digital Marketing Specialist começa no final de outubro de 2024, em horário pós-laboral, três vezes por semana.

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A Hortas Lx by Purisimpl, start-upfundada por André Maciel com a missão de trazer a agricultura para as cidades, tem uma nova estratégia digital, assinada pelos alunos da 2º edição do curso de Digital Marketing Specialist da TechOf, a única escola em Portugal de formação de upskilling e reskilling a utilizar o método de ensino J.E.T. (Job-Effective Training) Design.

Nos últimos cinco meses, os alunos foram responsáveis por definir uma nova estratégia de comunicação e publicidade online para as redes sociais da start-up, alinhando-se com os principais objetivos de crescimento da marca, tendo criado também um novo website oficial, que a marca lançará em breve, avança a Hortas Lx by Purisimpl em comunicado.

“Encontrámos neste projeto a oportunidade perfeita para unir a tecnologia a uma causa sustentável e ecológica, que já foi reconhecida com o Prémio Inspiração na 2ª edição dos Prémios Verdes VISÃO e Grupo Águas de Portugal. Esta colaboração permitiu aos nossos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula a um contexto real, simulando a dinâmica de uma agência digital e preparando-os para os desafios do mercado de trabalho”, explica Diogo Reis Pereira, coordenador do curso Digital Marketing Specialist.

Para André Maciel, fundador da start-up, “os alunos da TechOf captaram perfeitamente a essência da marca e entregaram uma solução completa, com um website e uma estratégia digital pronta a implementar. O nível de detalhe e execução foi simplesmente incrível”, afirma o fundador.

O projeto final deixou também os alunos satisfeitos, pelo trabalho desenvolvido em equipa. João Alves, Chefe de Vendas, revela que o curso lhe permitiu “agregar o conhecimento em marketing digital e estratégia”. Já Rui Bernardo, Economista e Consultor Financeiro, destacou o impacto da formação nas áreas de Google Ads e Analytics. Ambos já estão a aplicar os seus conhecimentos adquiridos nas suas carreiras.

Com as inscrições abertas, a próxima edição do curso Digital Marketing Specialist começa no final de outubro de 2024, em horário pós-laboral, três vezes por semana. O programa continuará a desafiar os novos alunos a desenvolverem projetos práticos para a Hortas Lx e outras marcas, com o objetivo de preparar profissionais altamente qualificados para o mercado digital.

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Retalho

Makro celebra 34 anos de histórias que se contam à mesa com parcerias inspiradoras

Nova campanha multimeios da macro Portugal assinala “34 anos de parcerias” com os seus clientes.

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Ao sublinhar o importante papel que restaurantes têm na vida das pessoas enquanto palco de muitos momentos marcantes, divertidos e inesperados – desde encontros românticos, almoços de negócios, reuniões familiares e revelações – esta campanha da makro Portugal reflete também a importância das parcerias que a retalhista tem vindo a construir ao longo destas três décadas.

Presente em meio digital, rede de mupis, social media, a abordagem criativa e humorística da campanha traz para cena exemplos de histórias e episódios que acontecem à mesa dos restaurantes em spots publicitários em TV (cujo palco é o restaurante Aqafarina Cascais), Rádio (focados nos restaurantes Postigo do Carvão, no Porto; Arribas Sintra Hotel, em Colares; Pastaria, em Lisboa) e rede de Mupis (destacando o restaurante Aqafarina Cascais e a Casa do Bacalhau, em Lisboa), sublinha a macro Portugal em comunicado.

Com diferentes declinações, estas peças publicitárias vêm reafirmar o posicionamento da makro como parceiro grossista multicanal, dando visibilidade aos seus canais: loja (Cash & Carry); app e no site (makro.pt), acrescenta.

“Celebrar 34 anos é, para nós, um motivo de grande orgulho. Ao longo destas mais de três décadas, fomos mais do que um fornecedor, fomos parceiros na criação de histórias que se passam à mesa, nas mais diversas situações. Desde a restauração à hotelaria, sempre nos esforçámos por responder às necessidades dos nossos clientes com a máxima qualidade. Com esta campanha, queremos mostrar que a makro não só entrega produtos de excelência, mas também alimenta as histórias de vida e de negócio que acontecem nos espaços dos nossos clientes. Porque na makro, as parcerias que construímos são verdadeiramente para a vida”, afirma Nuno Loução, Head of Sales & Marketing da makro Portugal.

A criatividade da campanha foi desenvolvida pela agência COMON, com produção a cargo da 78 Films, Guel e Fred Oliveira (Núcleo). As fotografias são do Nuno Correia e da food stylist Cristina Maya, enquanto as vozes de Erika Oliveira e de Bruno Ferreira ajudam a dar o tom leve e divertido à campanha.

“Os restaurantes dão palco às melhores histórias, muitas delas relacionadas com almoços de família, jantares românticos, almoços de trabalho, entre outras. É justamente a partir deste insight que nasce o conceito ‘Uma história que se conta à mesa’, dando vida a uma campanha que se foca nestes momentos mais divertidos e até caricatos, que todos já vivemos. Ao celebrarmos estas histórias, celebramos também os 34 anos de makro, em conjunto com alguns dos seus melhores restaurantes parceiros.”, explica Ricardo Lourenço, Diretor Criativo da COMON.

O arranque é feito em TV com o spot “O almoço em família”:

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Retalho

Continente vai integrar Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nos filmes publicitários

Alinhada com a estratégia de comunicação ‘O Continente é de toda a gente’, lançada no início deste ano, a marca reforça o compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão.

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Em articulação com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS), o Continente decidiu integrar Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa em todos os seus filmes publicitários de conceito (spots cuja mensagem gira em torno de uma ou várias histórias) exibidos na televisão e nas redes sociais. A medida será assinalada com o lançamento, em novembro, de uma campanha publicitária especial, entretanto já produzida sob estes pressupostos.

“O Continente é de toda a gente e a integração da Língua Gestual Portuguesa nos nossos anúncios publicitários reflete bem a dedicação da marca a esse compromisso. É importante garantir que todos conseguem aceder às mensagens que recebem, para que tenhamos realmente uma sociedade mais justa e inclusiva. Para que todos possam participar e tomar decisões de compra úteis e esclarecidas. Isto significa mais uma etapa superada de um caminho de promoção da inclusão que o Continente já começou a trilhar há bastante tempo e que, naturalmente, é transversal a todas as áreas da empresa”, afirma Filipa Appleton, head of brand & marketing do Continente.

A Língua Gestual Portuguesa, reconhecida oficialmente pela Constituição Portuguesa em 1997, é a Língua materna da Comunidade Surda e a sua inclusão nos anúncios do Continente garante uma participação mais ativa na sociedade.

A Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS) acredita que “este será um passo importante do Continente rumo a uma acessibilidade mais plena da Comunidade Surda através da Língua Gestual Portuguesa (LGP), no sentido de promover uma maior igualdade de oportunidades na comunicação/informação”.

Esta nova medida, a favor de uma comunicação mais inclusiva, integra um plano concertado de iniciativas do Continente que concorrem para o mesmo objetivo: aproximar ainda mais a marca de toda a gente, garantindo que todos se sentem verdadeiramente representados.

A retalhista avança que durante o próximo ano, serão lançadas várias medidas que materializam e reforçam este mesmo desafio. Como exemplo, a marca tem previsto incorporar nos seus canais digitais de comunicação – cada vez mais procurados e usados pelos consumidores – várias funcionalidades que garantem maior facilidade de acesso às comunidades excluídas por diferentes tipos de incapacidades.

Já em fase de implementação, o projeto loja inclusiva para pessoas singulares lançado no Continente Modelo em Leça do Balio, reforça este compromisso. Com o objetivo de proporcionar conforto e autonomia crescente, a loja disponibiliza um serviço de apoio à compra, caixas e carrinhos adaptados, abafadores de som para crianças e adultos, uma planta sensorial que identifica os locais onde pode ser mais provável existirem sobre-estímulos de ruído, cheiro ou térmicos e ainda uma sala de conforto disponível em caso de necessidade.

Esta loja está adaptada para que pessoas com incapacidade, nomeadamente no espectro autista, possam fazer as suas compras com autonomia e maior tranquilidade. O objetivo é estender este projeto para mais lojas do país e continuar a apoiar com formação especializada os colaboradores da marca para poderem responder de forma adequada às necessidades dos clientes mais singulares.

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Arranca hoje a 16ª edição da Fruit Attraction com a maior representação portuguesa de sempre

Portugal conta este ano com a maior representação de sempre: a Portugal Fresh leva a Madrid 54 empresas, associações e parceiros que marcam presença no stand conjunto da Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. Uma presença histórica em destaque na edição 426 do Hipersuper.

Com mais de 2.000 expositores de 56 países distribuídos por 10 pavilhões, arranca hoje a 16ª edição da Fruit Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX, considerada uma referência como plataforma de comercialização de produtos frescos e ponto de encontro entre os principais players do setor.

Portugal conta este ano com a maior representação de sempre: a Portugal Fresh leva a Madrid 54 empresas, associações e parceiros que marcam presença no stand conjunto da Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. Esta é a maior comitiva desde que, em 2011, a associação participou, pela primeira vez, neste evento de referência na capital espanhola.

O stand de 708 m2 da Portugal Fresh está localizado no Hall 8 – Stands 8C08, 8C10, 8D06, 8D08, 8D10, 8E08, 8E08A.

A promoção internacional feita de forma conjunta e estruturada há mais de uma década pela Portugal Fresh tem dado impulso às exportações portuguesas de frutas, legumes e flores: no primeiro semestre de 2024, as vendas internacionais ultrapassam os 1,18 mil milhões de euros, uma subida de 13,4%  quando comparada com o mesmo período do ano anterior.

Espanha é o principal destino das nossas exportações, seguido de França, Países Baixos, Alemanha e Reino Unido.  Cerca de 74% do valor das exportações concentra-se nestes cinco principais mercados, que recebem os produtos portugueses num espaço de três a 36 horas em transporte refrigerado, depois de saírem das centrais de embalamento das empresas exportadoras.

Principais novidades da Fruit Attraction 2024:

  • Innova&Tech Area: Uma nova área dedicada à inovação, localizada no Pavilhão 1.
  • China e Arábia Saudita: Serão os países convidados na categoria de importadores.
  • Fresh&Star: O abacate será o produto estrela desta edição.
  • Prémios de Melhor Stand: Um prémio que distingue os espaços de exposição que mais se destacam durante o evento.

Aproveite para ler o caderno m destaque na edição 426 do Hipersuper e que pode ler aqui:

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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