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ESG

Estudo aponta Portugal como país mais atrativo para investir em indústria

A conclusão é do mais recente estudo ‘Nearshoring Index 2024’, da Savills que indica Portugal como destino número um, entre 26 países, para novos investimentos industriais.

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A conclusão é do mais recente estudo ‘Nearshoring Index 2024’, da Savills que indica Portugal como destino número um, entre 26 países, para novos investimentos industriais.

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O estudo da Savills classifica 26 países tendo em conta os fatores que podem ser importantes para as empresas que procuram novos locais para encurtar ou diversificar as suas cadeias de abastecimento e reduzir a sua dependência de importações estrangeiras. A sua resiliência, o custo económico com rendas, energia e encargos laborais, o ambiente empresarial e o desempenho ESG, são alguns desses fatores.

De acordo com o ‘Nearshoring Index 2024’, Portugal foi eleito o país mais atrativo para novos investimentos industriais para empresas que procuram cadeias de abastecimento ‘nearshore’.

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Os cinco primeiros classificados no ranking em termos globais são Portugal, República Checa, Polónia, Suécia e Japão, embora a Savills considere que, dependendo das prioridades individuais das empresas, estas podem preferir outros países mais abaixo no índice – como aqueles onde os custos podem ser mais elevados, mas que têm credenciais mais fortes em termos ambientais e um melhor ambiente empresarial, enquanto outros podem ter um desempenho excecionalmente bom, mas apenas num pilar.

Baixo custo, resiliência e acesso à UE

De acordo com o estudo, “os hubs que são tradicionalmente low cost foram os maiores beneficiados da onda original de offshoring, uma vez que as empresas priorizaram os custos”, mas com os impactos dos choques de oferta e um maior foco no desempenho ESG, muitas estão agora a ponderar outros fatores na sua tomada de decisão.

“No entanto, as localizações com boa pontuação no pilar de custos económicos do ‘Nearshoring Index’ não tendem a ter uma pontuação tão elevada em termos de resiliência, ambiente de negócios e ESG”, indica a Savills com base no relatório. Portugal, Polónia e República Checa são as exceções, porque proporcionam “uma rara combinação de baixo custo, resiliência e oferecem às empresas o acesso ao mercado único europeu”.

A Coreia do Sul serve um propósito semelhante na APAC (Ásia-Pacífico) e oferece custos mais baixos, embora ocupe um lugar inferior no índice comparativamente a outros países da APAC, como o Japão e Singapura.

“Nos últimos anos Portugal tem realizado progressos fantásticos nas diferentes dimensões. Uma maior independência e competitividade energética, um mix energético com os maiores níveis de incorporação de renováveis aliado a um contexto político de relativa estabilidade, mão de obra qualificada e políticas de ESG muito fortes são os fundamentais de atratividade para o nosso país”, enumera Tiago Cortez, associate I&L investment da Savills.

Outra vantagem do país, segundo o responsável, é a sua localização. “A posição geográfica pivotal de Portugal permite servir muito rapidamente quer o mercado europeu, quer o mercado americano. As conclusões do Savills Impacts são excelentes notícias para Portugal e corroboram o que as nossas equipas acompanham no terreno nos últimos dois anos que é um interesse sem precedentes no nosso país para a instalação de novas unidades produtivas que vão desde bens de grande consumo, moldes & packaging, automóvel ou energias”, acrescenta.

Tiago Corte afirma que o mercado de investimento em Industrial & Logística em Portugal tem atraído cada vez mais novos investidores e players globais, e, neste momento, estão em curso “movimentações de mercado com potenciais transações de cerca de 400 milhões de euros em operações de capital markets e de development”.

 

 

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Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa

Chegaram ao mercado a Amarguinha Tarte de Amêndoa e Caramelo e a Amarguinha Chocolate com Amêndoas, ambas da gama cremosa, que se juntam ao sabor Creme original.

Sabores que fazem lembrar a sobremesa, enquanto reforçam a portugalidade d’A Amarguinha, é o ponto de partida para a nova campanha da marca, que associa os estrangeirismos e sobremesas francesas ao lançamento dos novos produtos: ‘Podia ser petit gâteau, preferimos um copinho de chocolate’ ou ‘Podia ser crème brûlée, preferimos o caramelo no ponto’.

Estes slogans apresentam os novos sabores Chocolate com Amêndoas e Tarte de Amêndoas e Caramelo, respetivamente.’Cream é não provar’ é recuperado numa campanha multimeios, “reforçando o tom de voz indulgente e hedónico da marca e a origem portuguesa, agora para falar de toda a gama cremosa”, apresenta a Casa Redondo, empresa distribuidora da marca.

A Amarguinha Creme Chocolate com Amêndoas “apresenta notas robustas de cacau profundo, harmonizadas com a suavidade aveludada da amêndoa amarga”, apresenta a marca, revelando ainda que, dada a presença relevante do cacau, “precisa de um bom abanão” (10 a 15 segundos) antes de consumir.

Já a Amarguinha Creme Tarte de Amêndoas e Caramelo “cria uma relação singular entre as notas intensas e envolventes da amêndoa amarga, equilibradas com a doçura aveludada do creme”. Ambas devem ser consumidas bem frescas ou com gelo.

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Retalho

Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial

É o que avança um estudo, onde se conclui que 43% dos consumidores inquiridos estão mais endividados do que em 2023 e 40% afirma que irá comprar menos.

O estudo, realizado pela Salesforce, partilha previsões para uma das épocas mais importantes do retalho – a Black Friday e o Natal. “A temporada de compras do fim do ano de 2024 traz desafios concretos para o retalho, setor no qual as empresas competem por atrair consumidores com menor poder de compra e entre os quais 43% se encontra com mais dívidas do que em 2023”, revela a tecnológica norte-americana especializada em CRM.

Os novos dados do Shopping Index, indicam que os consumidores estão particularmente preocupados com os preços dos produtos: com dois terços dos inquiridos a nível global afirmara que será o preço a ditar as escolhas de marcas e lojas onde irão comprar este ano. Mais do que os 46% dos inquiridos em 2020, com menos de um terço a dar prioridade à qualidade dos produtos.

Menor crescimento das vendas

Com 47% dos consumidores a afirmar que irá gastar o mesmo valor de 2023, e 40% a afirmar comprar menos, as vendas da época de Natal deverão crescer menos do que em 2023, indica o estudo, recordando que no ano passado foi “registado um crescimento de 3% face ao ano anterior, num total de 1.17 biliões de dólares (do inglês trillion)”.

“A Salesforce prevê um crescimento de 2% em novembro e dezembro nas vendas de marcas de retalho, face a igual período do ano passado, atingindo os 1.19 biliões de dólares (do inglês trillion)”, avança a empresa.

As estratégias apontadas pelo estudo para ultrapassar estes desafios são maiores descontos e a utilização de dados e de Inteligência Artificial (IA) para aumentar a eficiência operacional, construir relações mais profundas com os clientes e gerar maiores margens de lucro, indicaram as empresas.

O estudo indica que dois terços dos consumidores afirma que está a aguardar por momentos de descontos como a Cyber Week, para encontrar os melhores descontos e promoções. E prevê ainda que uma em cada cinco compras (21%) nesta época de Natal seja feita em aplicações de compras chinesas, como a Temu, SHein, AliExpress e TikTok.

Com base no commerce cloud, marketing cloud e service cloud, a Salesforce analisa dados agregados para produzir insights da época festiva a partir da atividade de mais de 1,5 mil milhões de consumidores a nível global em mais de 64 países, incluindo Portugal. “Os dados de previsão apresentados são de pesquisas proprietárias da Salesforce. Os cálculos utilizados combinam dados próprios e de terceiros, bem como diversas suposições de mercado, para gerar os pontos de dados apresentados”, informa a tecnológica norte-americana.

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Logística

Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos

A aposta do Grupo Garland na Garland Academy centra-se na formação como instrumento para a atração e retenção de talentos.

Criada em setembro de 2023 a Garland Academy, concentrou-se na formação onboarding, destinada à integração de novos colaboradores, e a formação contínua, que visa o aperfeiçoamento das competências dos colaboradores.

“Desde a sua inauguração, a academia registou 34 entradas de novos colaboradores, 230 presenças em formações e um total de 10 cursos oferecidos, nove dos quais desenvolvidos internamente”, informa a empresa de transportes, navegação e logística.

A Garland refere, num comunicado, que o setor da logística e dos transportes enfrenta atualmente “um desafio significativo na atração e retenção de talentos”, uma “crescente dificuldade em recrutar profissionais especializados” e um desafio agravado pela “escassez de formação superior específica na área”. A criação da Garland Academy surge, informa assim, como “uma resposta estratégica” a estas dificuldades, “preparando e desenvolvendo internamente os seus colaboradores para responder às exigências do mercado”.

“A dificuldade em atrair e reter talentos qualificados levou-nos a apostar na criação da Garland Academy, que tem sido fundamental para assegurar que os nossos colaboradores, independentemente da sua experiência prévia, adquiram as competências necessárias para desempenhar as suas funções com excelência, funções essas que exigem um elevado grau de conhecimento técnico especializado”, explicaa Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, empresa de transportes do Grupo Garland.

Os próximos passos da Garland Academy incluem o desenvolvimento de um percurso formativo por função, que inclui o habitual programa de estágios e a aposta em atividades de team building para promover o trabalho em equipa. A empresa também planeia trabalhar a questão geracional e desenvolver ainda mais as lideranças

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Não Alimentar

Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal

O novo departamento visa acompanhar e assessorar a nível profissional os investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal.

A Savills Portugal nomeou Bruno Amaro como responsável pelo novo Departamento de Rural. Com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de negócios e gestão de ativos em multinacionais, vai liderar a nova área de trabalho da Savills Portugal, criada para “responder à necessidade de acompanhar e assessorar a nível profissional o crescente número de investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal”, informa a empresa num comunicado.

Licenciado em Direito, Bruno Amaro “é perito em auditorias legais, negociações comerciais e direito corporativo, tendo integrado mais de 1.000 processos de transação de ativos”, apresenta a Savills Portugal, acrescentado que “participou na criação de um negócio agrícola de 20.000 hectares e geriu um fundo de investimento com portfolio de ativos de mais de 30.000 hectares”.

Paulo Silva, head of country da Savills Portugal, sublinha que Bruno Amaro é “a escolha certa para implementar e desenvolver este novo departamento da Savills Portugal”.

No comunicado, o responsável pelo Departamento de Rural refere o “grande entusiasmo” em aceitar “a missão de desenvolver este novo departamento”. “Portugal tem um potencial enorme nos setores agrícola e florestal, e o nosso objetivo será o de proporcionar aos nossos clientes as melhores oportunidades para fazer crescer os seus negócios, num mercado em plena expansão”, conclui.

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Retalho

Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal

Consumidores, marcas e retalhistas preparam atualmente a chegada da Peak Season, uma das épocas de consumo mais fortes que se inicia no Dia de Compras na Net, no dia 25 de outubro.

O estudo Google Consumer Survey conclui que 44% dos consumidores vão esperar pelas promoções e 25% responderam que tencionam planear as compras com antecedência. O que “sinaliza que as campanhas de marketing, para a temporada que se avizinha, podem acontecer mais cedo”, sublinha o estudo. Além disso, um em cada 3 inquiridos pondera gastar até 300 euros na Black Friday deste ano.  

De acordo com o mesmo estudo, 36% dos consumidores inquiridos ponderam comprar na Black Friday, sendo que  8% têm a certeza que vão efetuar compras. Já 50% dos inquiridos consideram os saldos o momento promocional mais crítico para efetuar as suas compras. Se os Saldos e a Black Friday ocupam os dois primeiros lugares de destaque, respetivamente, nas preferências dos consumidores do país, o estudo da Google revela ainda que, este ano, o Prime Day já regista mais intenção de compra do que a Cyber Monday (7% vs 6%, respectivamente), o que indica uma notoriedade cada vez maior desta data em Portugal. 

No online ou em loja são múltiplas as opções atualmente disponíveis, sendo que 67% dos residentes no país que compram online, compram em sites internacionais e as mulheres na faixa etária 55+ e os homens na faixa etária 25-44 são os que tencionam gastar mais.

Consumidores, marcas e retalhistas preparam atualmente a chegada da Peak Season, uma das épocas de consumo mais fortes que se inicia no Dia de Compras na Net, no dia 25 de outubro, e que se prolonga depois até ao início do ano seguinte com os Prime Day, Black Friday, Cyber Monday, Natal e Saldos.

 

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Bebidas

Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021

A Quinta da Lagoalvam, que pertence da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, fecha o ano com […]

A Quinta da Lagoalvam, que pertence da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, fecha o ano com o lançamento da nova colheita de um dos seus tintos. Do Lagoalva Barrel Selection Touriga Nacional & Syrah passamos agora para o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah, ambos de 2021.

Com enologia da dupla Pedro Pinhão e Luís Paulino, o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah tinto 2021  segue a mesma linha das colheitas anteriores, apresentando uma cor granada intensa e manifestando um aroma complexo a frutos pretos maduros, especiarias e baunilha. Na boca, tem bom volume e uma presença elegante dos taninos que provém do estágio em barrica – de carvalho francês. É um vinho que dá gosto sentir, num final longo e prolongado, e que pede para ser desfrutado à mesa, a acompanhar carnes elaboradas, pratos de forno e queijos curados, refere a Quinta da Lagoalva em comunicado.

Com certificação DOC do Tejo, é um vinho que nasce da conjugação de duas das castas tintas mais presentes na Quinta da Lagoalva. A Syrah a contribuir com sete e a Alfrocheiro com quase quatro hectares. Nota ainda para o facto de uma das vinhas de Syrah contar já com 40 anos de idade, tendo sido das primeiras plantadas em Portugal, em 1984. Vindimadas durante a noite, para preservar a qualidade sanitária e os aromas, estas duas castas são vinificadas separadamente, sendo o lote feito posteriormente. Depois de três dias de maceração pré-fermentativa, a fermentação alcoólica ocorre em cubas de inox, a 24.ºC. As massas são prensadas em prensa hidráulica e a fermentação maloláctica é feita em barricas de carvalho francês, onde estagia 10 meses, informa ainda.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

Retalho

Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua

A cadeia de retalho dinamarquesa abre esta quinta-feira uma nova loja na capital portuguesa. No total, conta com 26 lojas em todo o país.

Esta quinta-feira, dia 10 de outubro, a cadeia de retalho dinamarquesa Normal abre mais uma loja em Lisboa, desta vez no nº 45A da emblemática Avenida Duque d’Ávila.

“A adesão dos lisboetas à febre da Normal não deixa dúvidas de que era fundamental reforçarmos a nossa presença na capital. Por isso, estamos muito entusiasmados com a abertura desta que é a nossa quinta loja de rua no País, e mais perto do que nunca de completarmos a missão de proporcionar experiências de compra únicas a todos os fãs da Normal e dos seus produtos”, afirma Isabel Balsas, Country Manager da Normal Portugal.

A nova loja da Normal na Av. Duque d’Ávila estará aberta todos os dias das 8h30 às 21h00.

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Bebidas

Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude

Proveniente de vinhas velhas, o Plenitude é produzido apenas nos melhores anos. Esta é a quarta vez que chega ao mercado, desde a apresentação da primeira colheita, vinificada em 2015 e lançada em 2019.

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É de uma parcela de vinha velha, com cerca de 40 castas tipicamente durienses, virada a poente, a uma altitude de 250 metros, em Valença do Douro, que surge a mais recente edição do Plenitude, um DOC Douro Tinto, que a Quinta do Pessegueiro produz apenas “nos melhores anos”, como assegura a diretora geral da marca, Célia Varela.

O Plenitude 2022  que chega ao mercado numa edição limitada a 1268 unidades. Foi vinificado “em lagar de granito com pisa a pé” e estagiou “18 meses, em barricas de carvalho de 225 litros”, apresenta Célia Varela, acrescentando que as suas características tornam-no numa “excelente opção para beber no momento”, embora lhe confiram, também, “um grande potencial de envelhecimento”. 

Fruto de uma viticultura biológica, com uma intervenção no solo realizada por cavalos o Plenitude é produzido a partir de uma vasta gama de castas, entre as quais touriga nacional, touriga franca, tinta roriz, tinta amarela, tinta carvalha, tourigão, rufete, tinta da barca, alicante bouschet, gouveio tinto, marufo e malvasia preta. Acompanha bem pratos mais complexos, como de caça e assados. Idealmente, deve ser bebido a uma temperatura entre 16 e 18 graus.

“Como é feito com uvas de vinhas velhas, com mais de 100 anos, o maior interesse foi, sem dúvida, encontrar o ponto de equilíbrio da maturação das diferentes castas. O resultado evidencia a alma e as características de um terroir único”, afirmam João Nicolau de Almeida e Hugo Helena, responsáveis pela enologia e viticultura da Quinta do Pessegueiro.

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Não Alimentar

Ausonia renova compromisso na Luta Contra o Cancro da Mama

Ausonia e LPCC unem forças, uma vez mais, em iniciativa solidária na luta contra o cancro da mama.

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Através da campanha #umaportodas, até 18 de novembro na compra uma embalagem Ausonia/Ausonia Discreet, a marca contribuirá 1 minuto de investigação à Liga Portuguesa Contra o Cancro para a atribuição de bolsas de investigação de projetos relacionados com o cancro da mama (=0.12€), num total de até 39.000€ a entregar à LPCC.

Marta e Carla Andrino, mãe e filha, assumem o papel de embaixadoras da 7ª edição da iniciativa #umaportodas. Uma participação especial depois de Carla Andrino, atriz acarinhada do teatro e da televisão portuguesa, ter sido diagnosticada com cancro da mama em 2016, depois de uma mamografía de rotina.

A experiência de Carla, aliada ao apoio incondicional da sua filha Marta, também atriz, confere à iniciativa uma dimensão ainda mais emocional e autêntica, sublinha a Ausonia. Juntas, inspiram milhares de mulheres a unirem-se nesta luta, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio à investigação científica. A sua participação dá voz e rosto à esperança, reforçando o impacto da campanha na sociedade, sublinha.

No mês em que se celebra o Dia Mundial Contra o Cancro da Mama, Ana Oliveira, brand manager da Ausonia sublinha a importância desta parceria com a LPCC: “Ao associar-se a uma entidade de referência como a LPCC, Ausonia não só reforça o seu compromisso com a saúde feminina, como também contribui diretamente para a sensibilização e financiamento de investigação científica nesta área. A iniciativa #UMAPORTODAS reflete o compromisso contínuo de AUSONIA, em contribuir diretamente para a investigação científica, que é esencial para avançar no tratamento e prevenção desta doença.” E acrescenta “temos trabalhado de perto com a LPCC para entender de que formas podemos ter um contributo mais efetivo e é por isso que este ano queremos ir mais além, focando a nossa Comunicação, não só na investigação, mas também na promoção e sensibilização para a importância do rastreio”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. Para  Vitor Veloso , presidente da LPCC, a parceria duradoura com Ausonia tem permitido à Liga Portuguesa Contra o Cancro contribuir para acelerar a investigação e prevenção da doença e cumprir o seu propósito, “A contribuição significativa da Ausonia permite-nos avançar em projetos que são vitais para melhorar o diagnóstico, tratamento e, sobretudo, a esperança de milhares de mulheres. Juntos, estamos a transformar a solidariedade em progresso científico real”, declarou.

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Retalho

El Corte Inglés procura ideias inovadoras para transformar o retalho

El Corte Inglés procura ideias para compras com novas tecnologias, experiências de cliente diferenciadas e processos mais eficientes.

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O El Corte Inglés é, pela primeira vez, parceiro da Web Summit onde terá um stand que procura ser o palco de ideias para o setor do Retalho: o Retail Challenge convida os participantes a apresentarem a suas ideias para compras com recurso a novas tecnologias, experiências de compra diferenciadas e processos mais eficientes.
A melhor ideia, de acordo com a votação do júri, vai receber um prémio de 15 mil euros.
O concurso decorre até dia 20 de Outubro e as candidaturas podem ser efetuadas e o regulamento consultado aqui: https://www.elcorteingles.pt/retail-challenge/
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