Consumidores europeus: mais otimistas mas cautelosos e atentos à sustentabilidade
Embora o otimismo tenha aumentado, 55% dos consumidores mostram-se cautelosos em relação à economia e continuam a reduzir os gastos, indica um estudo.
Hipersuper
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
IACA doa 30 toneladas de ração a produtores afetados pelos incêndios
Região dos Vinhos de Lisboa dá a provar 100 vinhos de 50 produtores no festival gastronómico Heróis do Mar
Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”
ACIBEV assinala campanha Vitævino com vídeos a destacar a importância do setor
Freeport Lisboa Fashion Outlet apoia Refood e acolhe novo centro logístico
Na Quinta de Jugais já se prepara o Natal
Sonasol lança novo multiusos
Beefeater 24 lança nova garrafa com um novo design
Oktober Festa regressa em outubro à zona oriental de Lisboa
Estas são algumas das conclusões do ‘An update on European consumer sentiment’, estudo da McKinsey & Company sobre a confiança e o sentimento dos consumidores na Europa. Outra, revela que mais de metade dos consumidores considera a sustentabilidade como um fator chave no ato da compra.
Cerca de 55% dos consumidores europeus afirmaram que continuam cautelosos em relação ao atual contexto económico marcado pela inflação e pelas tensões geopolíticas. E embora o otimismo tenha aumentado ligeiramente no segundo trimestre de 2024, em grande parte graças à estabilização das taxas de inflação e à melhoria do mercado de trabalho, a maioria continua dividida no que pensa quanto ao rumo económico da região.
O inquérito realizado na Europa, mostra que a maioria dos consumidores “optam por gastar de forma seletiva e dando prioridade ao valor do que estão a comprar”, face os 25% dos que mantém o otimismo e dos 21% que assumem uma opinião mais pessimista.
Procuram por produtos mais baratos
Embora 63% dos inquiridos não planeie gastar mais, cerca de 37% indicaram intenção de o fazer nos próximos três meses, especialmente a faixa etária mais jovem. “Este aumento do desejo de gastar em atividades como viagens, hotéis e entretenimento é impulsionado pela época de verão, com uma tendência particularmente acentuada por exemplo em Espanha, onde 40% dos consumidores planeiam aumentar as suas despesas”, conclui o estudo.
Apesar deste otimismo, os consumidores continuam a optar por produtos mais baratos para gerir as suas finanças. O estudo refere que os consumidores da Geração Z e os millennials são quem mais reporta este tipo de comportamento, o que indica uma preocupação contínua desta faixa etária.
“Estes comportamentos de poupança são predominantes entre os consumidores com rendimentos médios e baixos, que ajustam os seus hábitos de compra para fazer face aos preços elevados. Entre os principais comportamentos destaque para a compra de produtos de outras marcas, a procura de descontos, a redução do consumo e o adiamento de compras importantes”, revela ainda o estudo da McKinsey & Company.
Um pequeno grupo de consumidores registou uma melhoria nas suas poupanças em comparação com o ano anterior, mas “as incertezas geopolíticas persistentes continuam a influenciar estes padrões de despesa, sublinhando a complexidade do atual panorama económico na Europa”.
Atentos à sustentabilidade
Outra conclusão do relatório revela que os consumidores consideram a sustentabilidade e as práticas ambientais como fatores-chave quando fazem as suas compras.
O comportamento demostra “uma sensibilização crescente dos consumidores para produtos ambientalmente responsáveis e sustentáveis”. Mais de metade dos consumidores europeus indicaram que os fatores de saúde e ambientais, como a reciclagem dos produtos, uma distribuição responsável e o comércio justo, são determinantes nas suas decisões de compra.
E a transparência e a origem das empresas também desempenham um papel crucial na maioria das categorias de produtos. Na Europa, a preocupação com estas questões está mais vincada nos jovens da Geração Z.
Por último, o estudo conclui que a preferência por produtos sustentáveis está a influenciar significativamente as decisões de compra, especialmente nas categorias de produtos alimentares e de cuidados pessoais.
O McKinsey Global Institute foi criado em 1990 e tem por objetivo fornecer uma base de factos para ajudar na tomada de decisões sobre as questões económicas e comerciais mais importantes para as empresas e líderes políticos mundiais.