CCIP vai realizar 32 missões empresariais a 25 mercados em 2025
O Plano de Ações Internacionais 2025 da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) engloba missões empresariais a mercados em crescimento como México, Marrocos, Arábia Saudita, Japão e Senegal.

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A diversificação dos destinos de exportação das empresas portuguesas é um objetivo assumido pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), “alinhado com as expectativas e desafios colocados pelo governo e pelas empresas exportadoras nacionais”, informa a organização empresarial.
Neste sentido, está planeada a realização, em 2025, de 32 missões empresariais presenciais a 25 mercados em crescimento “e que já têm trazido resultados muito positivos a empresas portuguesas”, como México, Marrocos, Arábia Saudita, Japão e Senegal.
Ao mesmo tempo, a CCIP vai apostar em missões a novas geografias como Omã, Grécia, Indonésia, Vietname e Gabão, entre outras, e avançar com duas novas iniciativas: a realização de três missões inversas de compradores para três diferentes setores – vinho, alimentar/bebidas e pedra natural – e de quatro eventos de diplomacia nos negócios, “com embaixadores de diferentes regiões do mundo que se encontram em Portugal”.
Ainda para 2025, a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa prevê organizar mensalmente seminários ‘Meet-the-Market’, 100% gratuitos e em formato misto (presencial e online). Tem como objetivo “aprofundar a realidade económica e comercial de um determinado país e permitir às empresas conhecer em maior detalhe as oportunidades existentes nos mercados internacionais”, refere a CCIP na informação sobe o plano de de atividades internacionais divulgado no seu site.
Sessões individuais em mercados e ações para startup
Revela ainda que vai continuar a possibilitado às empresas um conjunto de sessões individuais e personalizadas (‘One to One’) com consultores locais da CCIP em diversos mercados em formato 100% online “e que permitem o esclarecimento de dúvidas concretas e uma análise do potencial exportador de cada empresa para esse mercado”. Vai também manter o serviço de consultoria individual para empresas que pretendam fazer negócios a nível internacional.
Outra das novidades para 2025 será a criação de duas ações exclusivas para as start up portuguesas, nos Emirados Árabes Unidos e na Arábia Saudita, “que irão permitir um contato privilegiado com potenciais investidores, clientes e parceiros nestes mercados”, revela.
O ‘Dia da Exportação’ terá um novo formato no próximo ano e irá concentrar num único dia especialistas em diferentes temáticas ligadas à documentação e instrumentos financeiros, logística e transportes internacionais. Por último, será realizado um modelo de evento centrado no setor do turismo com três ações específicas no México, Coreia do Sul e Itália, que possibilitarão às empresas portuguesas uma exposição distinta nestes mercados.
A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa conta com a parceria da Caixa Geral de Depósitos para as suas iniciativas de apoio à internacionalização.
“Em 2025, o regresso ao comércio internacional vai ser mais necessário do que nunca, para recuperar as economias. Muitas empresas reforçaram os seus contactos internacionais e as vendas em novos mercados, frequentando as missões que organizamos nas quais temos a preocupação de garantir as adequadas reuniões B2B – seja de forma presencial ou virtual”, preconiza o vice-presidente da CCIP.
Paulo Portas acrescenta que o plano para 2025 “leva em conta o clima de incerteza em que vivemos, e aproveita todas ferramentas que possam ajudar as empresas nossas associadas a fazer a sua estratégia comercial externa, superando as dificuldades sucessivas de pandemia, de guerra e dos constrangimentos nas cadeias de fornecimento”.