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AJAP congratula-se com apoios de €300 milhões aos agricultores

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal vê com bons olhos o anúncio do governo que dá conta do apoio aos agricultores portugueses de 300 milhões de euros até 2029.

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A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal congratula-se com o anúncio do Governo que dá conta do apoio aos agricultores portugueses de 300 milhões de euros até 2029. Apoios, que recorda, servem para compensar a suborçamentação dos regimes ecológicos para o clima, o ambiente e o bem-estar animal, constantes do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC).

Para o período de 2026-2029, o Governo aprovou o reforço da Contrapartida Pública Nacional do FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, no valor de 60 milhões de euros por ano, que será incluído na reprogramação do PEPAC.

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Para a AJAP, aumentar o rendimento dos agricultores é fundamental, tendo em conta os constrangimentos atuais, nomeadamente os custos na produção, os preços das matérias-primas bem como a cada vez maior exigência na adaptação às alterações climáticas, com custos elevados para os agricultores. “Nesta matéria, a AJAP continuará sempre ao lado dos Jovens Agricultores, Jovens Empresários Rurais (JER) e do Agricultores em geral” sublinha em comunicado.

Em comunicado salienta que “é urgente e fundamental a revitalização dos territórios rurais. Tal, passa pelo rejuvenescimento das atividades existentes (agricultura e outras), e pelo surgimento de novas atividades associadas à tecnologia e à digitalização”. “Torna-se premente e necessário encontrar novas sinergias, novos incentivos, melhorar e agrupar apoios existentes, bem como sensibilizar as diferentes áreas da governação para enfrentar o desafio do rejuvenescimento, revitalização, reconversão e inovação dos sistemas produtivos, valorização dos produtos e procura de novos clientes”, reforça.

“Tudo isto apostando nos valores da sustentabilidade, na valorização dos recursos, na promoção da segurança alimentar e segurança dos alimentos, na salvaguarda da saúde pública, do bem-estar animal e da biodiversidade. E, neste ponto, é crucial não esquecer o Jovem Empresário Rural (JER), uma figura que promove o empreendedorismo no mundo rural e que pretende instalar e fixar jovens nestas zonas, em iniciativas empresariais, ideias de negócio e startups associadas a vários setores da atividade económica. A figura do JER e dos Jovens Agricultores são imprescindíveis no desenvolvimento destes territórios e acreditamos que serão decisivas para combater a desertificação de muitas regiões do País em quase declínio absoluto”, pode ler-se também..

A AJAP lembra “a necessidade de o Governo reverter as Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), atualmente no âmbito de competências das CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional. A AJAP discordou, desde a primeira hora, da integração das DRAP nas CCDR. Este foi um processo político, levado
a cabo pelo anterior Governo, onde nem os agricultores nem as organizações representativas do setor foram ouvidos”.

E sublinha: “Na nossa opinião, este foi um erro grave que tem de ser corrigido e apelamos (mais uma vez) ao Governo que reverta esta decisão tomada anteriormente, que fragiliza a importância estratégica do setor na economia nacional, e diminui a proximidade e o diálogo do Ministério da Agricultura e dos seus organismos centrais (GPP, DGADR, PDR/PEPAC, IFAP) com os agricultores em todo o País. Importa relembrar que as Confederações Agrícolas (AJAP, CAP, CNA e CONFAGRI) estão unidas neste desígnio, tendo enviado, há algumas semanas, uma carta conjunta assinada por todas elas, aos ministros da Agricultura e Coesão Territorial”.

“Continuaremos a manifestar-nos publicamente até que esta situação tenha o desfecho que todos os agricultores portugueses desejam e os territórios necessitam”, garante a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

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Henkel relança o Power Activ com nova fórmula

A Bref está a atualizar a sua marca de blocos sanitários, tendo investido numa fórmula refinada e no conceito 24/7.

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A Bref está a relançar a gama Power Activ, com quatro funções que prometem “uma limpeza 24 horas por dia, 7 dias por semana”.

“Sabemos que as pessoas não se preocupam apenas com a limpeza e a higiene na casa de banho, mas também com a durabilidade e o conforto. Com o novo Bref Power Activ, estamos a satisfazer todas estas necessidades”, afirma Filipa Machado, Brand Manager da marca.

Em março de 2024, a Brief, fabricante de produtos de limpeza da Henkel, realizou um estudo para examinar os hábitos e preferências de higiene de homens e mulheres na Alemanha, Itália e Polónia e concluiu que mais de 60% utilizam um bloco sanitário para manter a sanita limpa.

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Loja Primark no centro Comercial Colombo
Retalho

Primark abre nova loja no Centro Comercial Alegro Montijo no próximo mês

A nova loja do Montijo vai ser a primeira da Primark em Portugal com caixas self-checkout.

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O Centro Comercial Alegro Montijo vai contar , a partir do dia 11 de outubro, com uma nova loja da Primark. Esta será a 11ª loja da marca em Portugal e a primeira das quatro novas lojas anunciadas no primeiro semestre deste ano e que resultam de um investimento de 40 milhões de euros no mercado nacional. A nova loja irá criar mais de 70 postos de trabalho, aumentando o número de colaboradores da Primark em Portugal.

Esta loja do Montijo traz também uma novidade: será a primeira da marca em Portugal com caixas self-checkout. Para além das tradicionais caixas de pagamento, a loja disponibilizará 12 sistemas self-checkout que vão permitir aos clientes mais apressados pagar comodamente as compras com cartão.

“Estamos muito entusiasmados por abrir a 11ª loja Primark em Portugal! Esta loja no Centro Comercial Alegro Montijo é a primeira abertura das quatro novas lojas que fazem parte do nosso investimento de 40 milhões de euros em Portugal anunciado em junho. Orgulhamo-nos da nossa oferta de produtos e sabemos que os nossos clientes do distrito de Setúbal vão adorar a loja. As nossas equipas estão a trabalhar arduamente para a inauguração e mal podemos esperar para dar as boas-vindas aos clientes no próximo mês”, sublinha Nelson Ribeiro, head of sales da Primark Portugal.

“A inauguração da Primark no Alegro Montijo é, claramente, um marco na evolução do nosso ecossistema, sendo uma das marcas mais referenciadas pelos nossos visitantes durante os projetos de escuta ativa sobre o Alegro. Trata-se, portanto, de uma marca âncora que, a par com a atratividade para o visitante, reforça o nosso mix comercial numa estratégia que está totalmente alinhada com a visão da Nhood, empresa gestora do Alegro Montijo.  A parceria com este grande player sublinha também o papel do Alegro Montijo enquanto polo de vida na cidade e território, pois reúne mais uma marca muito desejada pela comunidade”, afirma Miguel Ramos, diretor do Alegro Montijo.

À abertura no Montijo seguem-se as aberturas de lojas em Guimarães, Viseu e Covilhã. Com este investimento, a Primark Portugal vai passar a ter 14 lojas, aumentando o seu espaço comercial em mais de 30% e criando mais de 500 novos postos de trabalho em todo o país.

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Logística

STEF consolida atividades e operações de crescimento no primeiro semestre

O Conselho de Administração do Grupo STEF aprovou as contas do primeiro semestre deste ano, um período em que a retoma do consumo alimentar tardou a concretizar-se.

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A multinacional de serviços de transporte e logística de produtos alimentares com temperatura controlada apresentou as contas do primeiro semestre de 2024, afetadas pela demora na retoma do consumo alimentar.

“Durante este período, a retoma do consumo alimentar tardou a concretizar-se, afetando o nosso volume de negócios, que cresceu moderadamente, e o nosso resultado operacional, que diminuiu ligeiramente. Quanto ao nosso resultado líquido, este reflete o elevado nível das taxas de juro durante o período”, explicou o presidente e diretor-geral do Grupo STEF.

Stanislas Lemor revelou ainda que os primeiros seis meses do ano “assinalam a consolidação das nossas atividades e a continuação do nosso desenvolvimento na Europa graças a várias operações de crescimento externo”. “Neste contexto, o nosso Grupo prosseguiu a sua política de investimentos, pois estamos convencidos de que esta é uma garantia de desempenhos para o futuro”, sublinhou.

Durante o período, o endividamento líquido do Grupo passou de mil milhões de euros para 1,3 mil milhões de euros, em resultado da sua estratégia de investimento – crescimento externo, imobiliário e veículos. Por mercados, a STEF França viu a rentabilidade da atividade dos produtos frescos diminuir num contexto de estagnação do consumo alimentar.

A atividade dos produtos congelados registou “uma diminuição dos seus fluxos e uma queda da taxa de preenchimento dos seus armazéns que afeta a rentabilidade”, mas as atividades TSA (produtos temperados secos e alimentares) e acondicionamento “registam uma boa dinâmica, o que lhes permite manter um desenvolvimento contínuo”. A atividade food service “continua a progredir num contexto de abrandamento do crescimento do mercado da restauração”, revela o Grupo.

No âmbito da STEF Internacional, Itália registou “uma dinâmica comercial positiva e mantém um bom controlo dos seus recursos operacionais” e Espanha beneficia dos efeitos positivos do desenvolvimento das atividades food service.

Já em Portugal, “a forte dinâmica comercial” e a estratégia de especialização implementada nos últimos dois anos “permitem consolidar as suas posições nos diferentes mercados”, revela a STEF. No Reino Unido, a empresa registou também um crescimento do seu volume de negócios e “mantém a sua rentabilidade, apesar de um abrandamento das atividades internacionais”.

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Não Alimentar

Open Day Mistolin Solutions no dia 25 de setembro

O encontro, aberto ao público e que reúne colaboradores, clientes e potenciais clientes, pretende ser um espaço dinâmico de reflexão e partilha de conhecimento, capaz de acrescentar valor e reforçar a visão da empresa.

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A Mistolin Solutions realiza no dia 25 de setembro, no Parque Industrial de Vagos, em Aveiro, um Open Day dedicado aos profissionais mais destacados das áreas da economia social, facilities, indústria e canal horeca.

O encontro, aberto ao público e que reúne colaboradores, clientes e potenciais clientes, pretende ser um espaço dinâmico de reflexão e partilha de conhecimento, capaz de acrescentar valor e reforçar a visão da empresa. Este evento ajudará os profissionais a otimizar os seus recursos, reduzir custos e alcançar mais com menos, sempre em sintonia com os objetivos globais de desenvolvimento sustentável, sublinha a empresa de produtos e soluções de higiene e limpeza para o setor profissional.

No decorrer do Open Day os convidados terão a oportunidade de participar em Palestras e Formações, onde serão abordados temas como o Lean Manufacturing apresentado pelo Diretor Executivo da M. Solutions Coimbra, Pedro Paulo, e a Sustentabilidade, conduzida por Paulo Mendes, Administrador do MSTN Group e por César Henriques, CEO da EcoXperience.

Carla Claro, gestora de projeto na Mistolin Solutions, sublinha que “O Open Day da Mistolin Solutions é uma oportunidade única para fortalecer a nossa parceria, proporcionando aos profissionais soluções que ajudem a humanizar as suas equipas e a colmatar as suas principais fragilidades. Neste evento, vamos além da simples oferta de produtos—pretendemos compreender os desafios que os profissionais enfrentam no seu dia-a-dia e trabalhar juntos para desenvolver soluções eficazes que façam a diferença no desempenho e bem-estar das suas equipas”.

A Economia Social e o trabalho nas e das IPSS terão especial destaque no evento, com uma intervenção de Ângelo Valente, CEO da Extragenária, instituição parceira da Mistolin Solutions, e que desenvolve na região um meritório projeto de solidariedade com idosos, promovendo a sua felicidade e bem-estar.

Serão também organizados vários Workshops e Formações sobre as mais recentes inovações do setor e uma visita à Mistolabs, o primeiro laboratório do conhecimento, formação e inovação no país na área da detergência, criado pelo MSTN Group, e à fábrica da Mistolin Company.

O evento, conta com instituições promotoras como a AHRESP e ACIP, e agrega também um espaço de exposição onde os participantes poderão conhecer e experienciar alguns dos mais recentes produtos de marcas como a Mistolin Pro, EcoX Pro, TSM ou B4Logic.

Dia 25 setembro, 9h00 às 18h00
Parque Industrial de Vagos – M. Assistance, Lt 58, 3840-385 Vagos

PROGRAMA

9.15 – Abertura
10.00 – Visita Laboratório Mistolabs e Mistolin Company
11.10 – Palestra: “Economia Social, o lado humano de quem trabalha numa IPSS” Ângelo Valente
12.00 – “Lean Manufacturing numa IPSS” – Pedro Paulo
15.30 – “Caminhos para a Sustentabilidade do teu negócio até 2030” – César Henriques e Paulo Mendes

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Logística

InPost obtém a certificação de qualidade ISO 9001 em Portugal e Espanha

A norma de qualidade ISO 9001 é válida para empresas de todas as dimensões e é obtida após passar por um processo complexo de auditoria externa independente para verificar se a empresa em questão cumpre todos os parâmetros de gestão de qualidade exigidos, com destaque para a satisfação do cliente e a gestão de processos.

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A InPost obteve a certificação de qualidade ISO 9001 em Portugal e Espanha, juntando estes dois mercados aos outros onde já possui esta certificação internacional, que é a mais utilizada nas relações cliente-fornecedor em todo o mundo e que fornece informações valiosas na escolha de parceiros de trabalho.

“Estamos muito orgulhosos do que estamos a conseguir passo a passo na InPost. A empresa continua a crescer em número de Ponto Pack e Lockers, estamos constantemente a adicionar novos utilizadores, estamos a aumentar o volume de encomendas geridas, estamos a trabalhar com cada vez mais comerciantes eletrónicos, continuamos a promover a nossa estratégia de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, conseguimos certificar as nossas ações com normas importantes como a ISO 9001, o que nos permite seguir, em Espanha e em Portugal, o caminho traçado pelo grupo em todos os mercados em que opera”, sublinha a Nicola D’Elia, CEO do grupo InPost em Portugal, Espanha e Itália.

A InPost sublinha que a obtenção da certificação ISO 9001 é um impulso para a empresa que já conta com mais de 8.000 Pontos Pack e Lockers em Espanha e mais de 2.000 em Portugal, e que ajuda especialmente as PMEs a obterem um rendimento extra quando se tornam num Ponto Pack ou oferecem a opção de envio não domiciliários nas suas lojas digitais.

A norma de qualidade ISO 9001 é válida para empresas de todas as dimensões e é obtida após passar por um processo complexo de auditoria externa independente para verificar se a empresa em questão cumpre todos os parâmetros de gestão de qualidade exigidos, com destaque para a satisfação do cliente e a gestão de processos. Os sistemas de gestão de qualidade permitem a cada organização organizar e sistematizar os seus processos internos de forma a ganhar competitividade nos mercados globais, preservando a experiência do cliente e protegendo os interesses tanto da empresa beneficiária como daqueles que com ela trabalham ou colaboram.

 

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Retalho

Klarna cria funcionalidades relacionadas com despesas diárias e poupanças

A Klarna anuncia o lançamento de dois novos produtos que exploram o negócio principal dos bancos de retalho: despesas diárias e poupanças.

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tagsKlarna

A rede global de pagamentos e assistente de compras capacitada por IA, lançou as funcionalidades Saldo Klarna e Cashback em 12 países na Europa e nos EUA.

O Saldo Klarna permite que os consumidores “juntem dinheiro numa ‘conta’ Klarna, adicionando dinheiro diretamente de sua conta bancária, e recebendo recompensas de reembolso por compras realizadas na app Klarna ou através de reembolsos de produtos devolvidos”, informa a plataforma.

Quanto ao Cashback, é apresentado como uma “recompensa” aos consumidores que compram na app Klarna. “Os compradores ganham uma percentagem das compras feitas em retalhistas participantes, e o dinheiro é armazenado na sua conta de ‘saldo’ Klarna”, explica.

“O sucesso da Klarna deve-se à nossa rede de milhões de leais consumidores. É para eles que criamos estas duas novas funcionalidades, que lhes permitem facilitar e gerir os pagamentos programados, bem como ajudá-los a usar a Klarna para compras mais frequentes, aumentando simultaneamente a fidelização”, sublinha Alexandre Fernandes, country leader da Klarna em Portugal e Espanha.

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Bebidas

Sabe bem neste verão: a sugestão de Pedro Tamagnini, produtor da Quinta dos Avidagos

Pedro Tamagnini, produtor da Quinta dos Avidagos, sugere a linha Avidagos Colheita Branco, Rosé e Tinto.

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“Os vinhos que achamos mais interessantes nesta altura são obviamente os brancos e rosés pelo seu consumo frio que se faz  para contrastar com o calor que se verifica” começa por dizer Pedro Tamagnini, produtor da Quinta dos Avidagos.

Mas não esquece os tintos: “achamos porém que a aposta em tintos com menos estrutura e concentração e uma aposta valida que temos vindo a ganhar”. “Vinhos que combinem bem com os típicos grelhados de verão , vinhos sem grande estrutura , mas de uma frescura super agradável para combinar com esses pratos”, sublinha o produtor.

“Neste caso, sem dúvida, a linha Avidagos Colheita Branco, Rosé e Tinto”, sugere o produtor do Douro para os dias mais quentes.

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Logística

Maura Teixeira é a nova diretora ibérica de marketing & inovação da Nhood

Maura Teixeira já integrava a estrutura da Nhood em Portugal, passando agora a ser a responsável por liderar as áreas de marketing e inovação, de forma transversal a todas as áreas de negócio e ativos imobiliários geridos pela empresa em ambos os países, Portugal e Espanha.

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Maura Teixeira assume novas responsabilidades como diretora de marketing & inovação para a Ibéria da Nhood, reforçando a liderança da empresa nas suas operações em Portugal e Espanha. Esta nomeação reflete a estratégia de sinergia entre os dois mercados ibéricos e destaca a importância da inovação como fator diferenciador no setor imobiliário, sublinha a empresa.

Com uma sólida experiência de mais de 15 anos nas áreas de comunicação e marketing, Maura Teixeira já integrava a estrutura da Nhood em Portugal, passando agora a ser a responsável por liderar as áreas de marketing e inovação, de forma transversal a todas as áreas de negócio e ativos imobiliários geridos pela empresa em ambos os países, Portugal e Espanha.

A sua missão passa por reforçar a notoriedade e o crescimento da Nhood, desenvolvendo e definindo serviços de Marketing e Inovação alinhados com a estratégia global da empresa, garantindo o seu alinhamento com os mercados locais. Adicionalmente, irá promover a inovação através de novas metodologias de trabalho, bem como a implementação de soluções que contribuam para a transformação do setor imobiliário e para o crescimento do mercado ibérico.

“Esta nova função permitirá fortalecer as sinergias entre Portugal e Espanha, aproveitando o melhor de cada mercado para garantir uma abordagem inovadora e integrada nas nossas operações. O crescimento no mercado ibérico potenciado através de uma equipa de desenvolvimento mais ágil, em que a cultura colaborativa sai reforçada e todos os membros da equipa conseguem aplicar o seu vasto conhecimento na qualidade e eficácia dos projetos. Estas equipas altamente especializadas e focadas na inovação vão contribuir certamente para resultados impactantes no nosso portefólio diversificado e assente em projetos de uso misto – seja retalho comercial, escritórios, residências, entre outros negócios imobiliários que promovem a flexibilização de usos em função das necessidades do consumidor, do território e evolução da vida urbana.”, sublinha Maura Teixeira, que continuará a assegurar uma gestão orientada para o desenvolvimento sustentável em todos os projetos sob a sua alçada.

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Parmalat lança edição limitada de natas

O lançamento da edição limitada de natas Parmalat insere-se no âmbito do acompanhamento das tendências das cozinhas mais criativas.

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A Parmalat está a lançar a edição limitada Nata Levíssima Pesto, com 10% de gordura, que acompanha as tendências das cozinhas mais criativas.

“Inspiradas no crescente interesse pelo pesto, um sabor que se tem destacado cada vez mais nas cozinhas de todo o mundo, a Nata de Levíssima Pesto da Parmalat oferece uma experiência única ao consumidor”, promete a empresa.

O novo produto adequa-se tanto a saladas frias, bruschettas e massas, como pratos de peixe e carne.

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Retalho

Luísa Oliveira nomeada diretora-geral da Henkel Consumer Brands na Henkel Ibérica

Nestas suas novas funções, Luísa Oliveira irá liderar o negócio em Espanha e Portugal.

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tagsHenkel

Luísa Oliveira, atual diretora-geral da Henkel Consumer Brands em Portugal, foi nomeada diretora-geral de Consumer Brands da Henkel Ibérica.

Luísa Oliveira é licenciada em Gestão pela Universidade Técnica de Lisboa e possui uma vasta experiência de quase 25 anos na Henkel, sendo um claro exemplo de desenvolvimento de talento e das oportunidades de carreira que a companhia multinacional oferece em mais de 80 países. Ao longo da sua trajetória profissional, Luísa desempenhou várias funções em diferentes cargos com responsabilidades nas áreas de marketing e vendas, em diferentes países como Portugal, Alemanha e Itália.

“Assumo este desafio com grande entusiasmo e estou muito grata pela confiança que a empresa depositou em mim para este novo cargo. Estou certa que, com o trabalho conjunto das pessoas que fazem parte desta equipa, continuaremos a crescer nas nossas categorias e mercados, e continuaremos a criar valor para os nossos consumidores, parceiros comerciais e acionistas. Com uma equipa ibérica criaremos sinergias em várias dimensões e faremos todos os esforços para evoluir para uma equipa única e unida entre Espanha e Portugal”, afirma Luísa Oliveira.

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