Comércio, hotelaria e logística são os setores que mais contratam este verão
O maior volume de contratações concentra-se nas cidades de Lisboa, Porto e Faro e os perfis técnicos são os mais solicitados.

Hipersuper
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Segundo um estudo do Eurofirms Group, é nos setores do comércio, nomeadamente no grande consumo e retail, da hotelaria e da logística que se verificam as maiores subidas no volume de contratações.
“O setor da construção apresenta também um aumento no seu volume de colaboradores durante estes meses, potenciado, por um lado, pela necessidade de mão de obra adicional para a construção ou reparação de infraestruturas em zonas turística”, indica ainda o estudo sobre as tendências de contratações nos meses de verão deste ano.
“O verão é por excelência um período onde a atividade turística aumenta exponencialmente, exercendo pressão sobre os setores que lhe dão suporte, e que em muito contribuem para o desenvolvimento da nossa economia e consequentemente para a dinamização do mercado laboral”, afirma o diretor de market intelligence do Eurofirms Group, Eloi Tarrés.
Lisboa, Porto e Faro são as cidades onde existe uma maior procura de profissionais para trabalharem durante os meses de verão, nos setores da hotelaria, comércio e logística.
Na hotelaria, além de Lisboa, Porto e Faro, o estudo do Eurofirms Group também destaca a procura em Setúbal, Vila Nova de Gaia, Braga, Leiria, Albufeira e Aveiro. Os perfis mais procurados são os de empregados de mesa, cozinheiros, ajudantes de cozinha, empregados de limpeza, rececionistas e baristas.
Já no setor do comércio, Braga e Setúbal são a par de Lisboa, Porto e Faro as cidades que registam maior procura de trabalhadores. Os perfis mais requisitados são os de repositores, promotores, embaladores e operadores de caixa.
Na área da logística, Lisboa e Porto são as cidades com maior procura. Aveiro, Setúbal, Faro e Braga apresentam também uma forte procura. Neste setor, as vagas mais pretendidas são as de empregados de armazém, operadores logísticos, condutores de empilhadores e embaladores.