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Comissão Vitivinícola Regional Alentejana reforça controlo da origem na vindima

A CVRA reforçou as regras e procedimentos a seguir pelos produtores durante a vindima, para proteção da origem e integridade dos vinhos da Denominação de Origem Protegida “Alentejo” e Indicação Geográfica Protegida “Alentejano”. 

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Comissão Vitivinícola Regional Alentejana reforça controlo da origem na vindima

A CVRA reforçou as regras e procedimentos a seguir pelos produtores durante a vindima, para proteção da origem e integridade dos vinhos da Denominação de Origem Protegida “Alentejo” e Indicação Geográfica Protegida “Alentejano”. 

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A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) reforçou as regras e procedimentos a seguir pelos produtores durante a vindima de 2024, para proteção da origem e integridade dos vinhos da Denominação de Origem Protegida “Alentejo” (vinho DOC) e Indicação Geográfica Protegida “Alentejano” (vinho Regional).

A CVRA explicita que este reforço de controlo será focado nos agentes económicos que, durante a vindima, recebem uvas, mostos ou vinhos de diferentes origens nas instalações de vinificação localizadas no Alentejo.

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Segundo a CVRA, estes agentes económicos passam a ter o dever de comunicar, com 48 horas de antecedência, a entrada daqueles produtos nas instalações de vinificação, a cumprir o horário definido para a entrada nas instalações e a seguir regras de identificação do local onde os produtos são armazenados, que pode levar à afixação de um dístico nos depósitos.

A CVRA definiu ainda qual a documentação a apresentar em situações de controlo e instituiu o estado de “vigilância de origem” que pode ser determinado ao agente económico quando haja falhas nas evidências quanto à origem ou à rastreabilidade dos vinhos destinado a DOC Alentejo e Regional Alentejano.

Os produtos em estado de “vigilância de origem” terão de ficar segregados em depósitos dentro da instalação e ficam sujeitos a autorização prévia da Comissão para qualquer movimentação ou transporte para outra instalação.

Todas estas condições estão descritas no Comunicado de Vindima 2024 divulgado aos produtores, onde ainda é indicado que nos casos de irregularidade os produtos passarão à classificação de “sem aptidão para DO/IG” com participação às autoridades competentes para efeitos do regime geral das infrações aplicáveis ao sector vitivinícola.

Francisco Mateus, presidente da Comissão, sublinha que “este reforço de controlo tem como objetivo principal a proteção da origem e integridade dos vinhos DOC Alentejo e Regional Alentejano através de procedimentos nas adegas e regras muito claras que contribuem para um controlo mais ágil e mais eficaz por parte das equipas da CVRA”, acrescentando que “o período de vindima é a altura mais crítica para fazer este controlo, porque há movimentações frequentes de uvas, mostos e vinhos, logo possibilidade de entrada nas adegas de produtos que não são originários da região, o que justifica intervenção rigorosa na defesa da origem Alentejo”.

A CVRA salienta ainda que este reforço surge num momento em que, através da ANDOVI (a associação que congrega as 14 regiões do País) as diversas CVR de Portugal estão a esforçar-se para harmonizar princípios de controlo da vindima através de condições mais detalhadas e atuação conjugada pelos planos de controlo que são aprovados e supervisionados pelo Instituto da Vinha e do Vinho, do Ministério da Agricultura.

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Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal

Consumidores, marcas e retalhistas preparam atualmente a chegada da Peak Season, uma das épocas de consumo mais fortes que se inicia no Dia de Compras na Net, no dia 25 de outubro.

O estudo Google Consumer Survey conclui que 44% dos consumidores vão esperar pelas promoções e 25% responderam que tencionam planear as compras com antecedência. O que “sinaliza que as campanhas de marketing, para a temporada que se avizinha, podem acontecer mais cedo”, sublinha o estudo. Além disso, um em cada 3 inquiridos pondera gastar até 300 euros na Black Friday deste ano.  

De acordo com o mesmo estudo, 36% dos consumidores inquiridos ponderam comprar na Black Friday, sendo que  8% têm a certeza que vão efetuar compras. Já 50% dos inquiridos consideram os saldos o momento promocional mais crítico para efetuar as suas compras. Se os Saldos e a Black Friday ocupam os dois primeiros lugares de destaque, respetivamente, nas preferências dos consumidores do país, o estudo da Google revela ainda que, este ano, o Prime Day já regista mais intenção de compra do que a Cyber Monday (7% vs 6%, respectivamente), o que indica uma notoriedade cada vez maior desta data em Portugal. 

No online ou em loja são múltiplas as opções atualmente disponíveis, sendo que 67% dos residentes no país que compram online, compram em sites internacionais e as mulheres na faixa etária 55+ e os homens na faixa etária 25-44 são os que tencionam gastar mais.

Consumidores, marcas e retalhistas preparam atualmente a chegada da Peak Season, uma das épocas de consumo mais fortes que se inicia no Dia de Compras na Net, no dia 25 de outubro, e que se prolonga depois até ao início do ano seguinte com os Prime Day, Black Friday, Cyber Monday, Natal e Saldos.

 

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Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021

A Quinta da Lagoalvam, que pertence da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, fecha o ano com […]

A Quinta da Lagoalvam, que pertence da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo, fecha o ano com o lançamento da nova colheita de um dos seus tintos. Do Lagoalva Barrel Selection Touriga Nacional & Syrah passamos agora para o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah, ambos de 2021.

Com enologia da dupla Pedro Pinhão e Luís Paulino, o Lagoalva Reserva Alfrocheiro & Syrah tinto 2021  segue a mesma linha das colheitas anteriores, apresentando uma cor granada intensa e manifestando um aroma complexo a frutos pretos maduros, especiarias e baunilha. Na boca, tem bom volume e uma presença elegante dos taninos que provém do estágio em barrica – de carvalho francês. É um vinho que dá gosto sentir, num final longo e prolongado, e que pede para ser desfrutado à mesa, a acompanhar carnes elaboradas, pratos de forno e queijos curados, refere a Quinta da Lagoalva em comunicado.

Com certificação DOC do Tejo, é um vinho que nasce da conjugação de duas das castas tintas mais presentes na Quinta da Lagoalva. A Syrah a contribuir com sete e a Alfrocheiro com quase quatro hectares. Nota ainda para o facto de uma das vinhas de Syrah contar já com 40 anos de idade, tendo sido das primeiras plantadas em Portugal, em 1984. Vindimadas durante a noite, para preservar a qualidade sanitária e os aromas, estas duas castas são vinificadas separadamente, sendo o lote feito posteriormente. Depois de três dias de maceração pré-fermentativa, a fermentação alcoólica ocorre em cubas de inox, a 24.ºC. As massas são prensadas em prensa hidráulica e a fermentação maloláctica é feita em barricas de carvalho francês, onde estagia 10 meses, informa ainda.

Sobre o autorAna Rita Almeida

Ana Rita Almeida

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Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua

A cadeia de retalho dinamarquesa abre esta quinta-feira uma nova loja na capital portuguesa. No total, conta com 26 lojas em todo o país.

Esta quinta-feira, dia 10 de outubro, a cadeia de retalho dinamarquesa Normal abre mais uma loja em Lisboa, desta vez no nº 45A da emblemática Avenida Duque d’Ávila.

“A adesão dos lisboetas à febre da Normal não deixa dúvidas de que era fundamental reforçarmos a nossa presença na capital. Por isso, estamos muito entusiasmados com a abertura desta que é a nossa quinta loja de rua no País, e mais perto do que nunca de completarmos a missão de proporcionar experiências de compra únicas a todos os fãs da Normal e dos seus produtos”, afirma Isabel Balsas, Country Manager da Normal Portugal.

A nova loja da Normal na Av. Duque d’Ávila estará aberta todos os dias das 8h30 às 21h00.

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Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude

Proveniente de vinhas velhas, o Plenitude é produzido apenas nos melhores anos. Esta é a quarta vez que chega ao mercado, desde a apresentação da primeira colheita, vinificada em 2015 e lançada em 2019.

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É de uma parcela de vinha velha, com cerca de 40 castas tipicamente durienses, virada a poente, a uma altitude de 250 metros, em Valença do Douro, que surge a mais recente edição do Plenitude, um DOC Douro Tinto, que a Quinta do Pessegueiro produz apenas “nos melhores anos”, como assegura a diretora geral da marca, Célia Varela.

O Plenitude 2022  que chega ao mercado numa edição limitada a 1268 unidades. Foi vinificado “em lagar de granito com pisa a pé” e estagiou “18 meses, em barricas de carvalho de 225 litros”, apresenta Célia Varela, acrescentando que as suas características tornam-no numa “excelente opção para beber no momento”, embora lhe confiram, também, “um grande potencial de envelhecimento”. 

Fruto de uma viticultura biológica, com uma intervenção no solo realizada por cavalos o Plenitude é produzido a partir de uma vasta gama de castas, entre as quais touriga nacional, touriga franca, tinta roriz, tinta amarela, tinta carvalha, tourigão, rufete, tinta da barca, alicante bouschet, gouveio tinto, marufo e malvasia preta. Acompanha bem pratos mais complexos, como de caça e assados. Idealmente, deve ser bebido a uma temperatura entre 16 e 18 graus.

“Como é feito com uvas de vinhas velhas, com mais de 100 anos, o maior interesse foi, sem dúvida, encontrar o ponto de equilíbrio da maturação das diferentes castas. O resultado evidencia a alma e as características de um terroir único”, afirmam João Nicolau de Almeida e Hugo Helena, responsáveis pela enologia e viticultura da Quinta do Pessegueiro.

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Ausonia renova compromisso na Luta Contra o Cancro da Mama

Ausonia e LPCC unem forças, uma vez mais, em iniciativa solidária na luta contra o cancro da mama.

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Através da campanha #umaportodas, até 18 de novembro na compra uma embalagem Ausonia/Ausonia Discreet, a marca contribuirá 1 minuto de investigação à Liga Portuguesa Contra o Cancro para a atribuição de bolsas de investigação de projetos relacionados com o cancro da mama (=0.12€), num total de até 39.000€ a entregar à LPCC.

Marta e Carla Andrino, mãe e filha, assumem o papel de embaixadoras da 7ª edição da iniciativa #umaportodas. Uma participação especial depois de Carla Andrino, atriz acarinhada do teatro e da televisão portuguesa, ter sido diagnosticada com cancro da mama em 2016, depois de uma mamografía de rotina.

A experiência de Carla, aliada ao apoio incondicional da sua filha Marta, também atriz, confere à iniciativa uma dimensão ainda mais emocional e autêntica, sublinha a Ausonia. Juntas, inspiram milhares de mulheres a unirem-se nesta luta, destacando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do apoio à investigação científica. A sua participação dá voz e rosto à esperança, reforçando o impacto da campanha na sociedade, sublinha.

No mês em que se celebra o Dia Mundial Contra o Cancro da Mama, Ana Oliveira, brand manager da Ausonia sublinha a importância desta parceria com a LPCC: “Ao associar-se a uma entidade de referência como a LPCC, Ausonia não só reforça o seu compromisso com a saúde feminina, como também contribui diretamente para a sensibilização e financiamento de investigação científica nesta área. A iniciativa #UMAPORTODAS reflete o compromisso contínuo de AUSONIA, em contribuir diretamente para a investigação científica, que é esencial para avançar no tratamento e prevenção desta doença.” E acrescenta “temos trabalhado de perto com a LPCC para entender de que formas podemos ter um contributo mais efetivo e é por isso que este ano queremos ir mais além, focando a nossa Comunicação, não só na investigação, mas também na promoção e sensibilização para a importância do rastreio”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. Para  Vitor Veloso , presidente da LPCC, a parceria duradoura com Ausonia tem permitido à Liga Portuguesa Contra o Cancro contribuir para acelerar a investigação e prevenção da doença e cumprir o seu propósito, “A contribuição significativa da Ausonia permite-nos avançar em projetos que são vitais para melhorar o diagnóstico, tratamento e, sobretudo, a esperança de milhares de mulheres. Juntos, estamos a transformar a solidariedade em progresso científico real”, declarou.

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El Corte Inglés procura ideias inovadoras para transformar o retalho

El Corte Inglés procura ideias para compras com novas tecnologias, experiências de cliente diferenciadas e processos mais eficientes.

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O El Corte Inglés é, pela primeira vez, parceiro da Web Summit onde terá um stand que procura ser o palco de ideias para o setor do Retalho: o Retail Challenge convida os participantes a apresentarem a suas ideias para compras com recurso a novas tecnologias, experiências de compra diferenciadas e processos mais eficientes.
A melhor ideia, de acordo com a votação do júri, vai receber um prémio de 15 mil euros.
O concurso decorre até dia 20 de Outubro e as candidaturas podem ser efetuadas e o regulamento consultado aqui: https://www.elcorteingles.pt/retail-challenge/
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Mistolin Pro BRICO disponível nas lojas Bricomarché

A nova marca da Mistolin Profissional, dedicada a soluções especializadas para bricolage e construção, já chegou às lojas Bricomarché.

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A nova marca Mistolin Pro Brico, dedicada a soluções especializadas para bricolage e construção, já chegou às lojas Bricomarché. A marca da Mistolin Profissional está disponível em mais de 60 pontos de venda e cobrindo o território nacional de norte a sul.
Com um portefólio de produtos desenvolvido para responder aos “desafios mais exigentes do setor”, a Mistolin Pro Brico uma gama que inclui produtos de limpeza final de obra (5L), desincrustante (5L), limpa telhas (5L),  ou limpa churrasqueiras e limpa recuperadores (750ml).
Segundo José Garcez, responsável pela categoria, “a Mistolin Profissional, através da gama Brico, oferece ao mercado soluções que combinam eficácia, eficiência e fiabilidade, garantindo sempre os melhores resultados.” Garcez destacou ainda o forte crescimento da marca no mercado, garantindo que “estamos a trabalhar para consolidar e expandir a nossa presença nos mercados nacional e internacional. A nossa prioridade passa por fechar as negociações em curso com parceiros locais e, desta forma, continuar a consolidar e a reforçar a notoriedade da marca neste mercado”.
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Contactless payment by phone, faceless person holding smart phone near terminal, customer paying for purchase with her cellphone, white cup with beverage on background.

Retalho

Pagamentos cashless vão ultrapassar os 1.6 biliões em 2024

Um estudo da Capgemini prevê que até 2028 os pagamentos instantâneos venham a representar cerca de 22% do volume total das transações non-cash em todo o mundo.

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O estudo do Research Institute da Capgemini aponta para um setor em profunda transformação alavancada pelos pagamentos instantâneos e A2A (conta-a-conta). O World Payments Report 2025, prevê que até 2028 os pagamentos instantâneos venham a representar cerca de 22% do volume total das transações non-cash em todo o mundo.

“Ao longo das duas últimas décadas assistimos a um crescimento expressivo de tecnologias e soluções digitais tais como as wallets, os pagamentos peer-to-peer (P2P) e os pagamentos contactless, que além de se terem vulgarizado adquiriram uma nova preponderância no contexto dos pagamentos. Também a regulação teve – e continua a ter, um papel crucial no que diz respeito a estimular a inovação e a garantir a proteção dos consumidores. Desta evolução resultou um ecossistema de pagamentos que se apresenta hoje mais consistente, conectado, eficiente e seguro do que nunca”, indica o estudo.

Região da Ásia-Pacífico lidera

O número de transações non-cash efetuadas em 2023 ascendeu a mais de 1.4 biliões e está a caminho de superar os 1.6 biliões em 2024, destaca o estudo, acrescentando que esta tendência deverá manter-se e o número de transações non cash deverá vir a ultrapassar mais de 2.8 biliões até 2028.

Atualmente é na região da Ásia-Pacífico que as transações non-cash estão a crescer mais rapidamente (+ 20% YoY em 2024), e por comparação com a Europa (16%) e a América do Norte (6%). “A maioria dos quadros superiores do setor (77%) considera que o incremento do comércio eletrónico é o principal responsável pela forte e rápida expansão das transações non-cash”, indica.

Outra conclusão do World Payments Report 2025 é a de que as soluções de pagamento instantâneo conta-a-conta (A2A) estão a crescer em popularidade, ameaçando mesmo desafiar, proximamente, o domínio dos cartões de pagamento tradicionais, “estimando-se que estas novas soluções poderão vir a reduzir o crescimento futuro do volume de transações dos pagamentos com cartões entre 15% e 25%”. Dado que, as comissões interbancárias e os juros constituem uma fonte de rendimento essencial para as instituições financeiras, esta mudança poderá acarretar perdas de receitas muito significativas e impactantes nas contas dos operadores históricos do setor”, alerta.

“O aumento contínuo das transações non-cash assinala um momento de viragem para bancos e prestadores de serviços de pagamento. Os dados revelam-nos que esta mudança, absolutamente inevitável, que está em curso, nos está a conduzir para um futuro que será, rapidamente, dominado por pagamentos instantâneos e abertos,” revela Jeroen Hölscher, gobal head of Payment Services da Capgemini, acrescentando que “o êxito do Pix no Brasil e do UPI na Índia, evidenciou que o sucesso depende da colaboração entre os setores público e privado”.

Instituições financeiras não estão preparadas

O estudo concluiu ainda que dois em cada três responsáveis do setor dos pagamentos “consideram que a expansão dos pagamentos instantâneos é essencial para impulsionar as transações non-cash”, e que os bancos precisam “de entrar na onda dos pagamentos instantâneos”. Mas a maioria dos responsáveis do setor dos pagamentos inquiridos no âmbito do estudo, revelaram-se preocupados com o aumento das fraudes, que consideram ser um grande obstáculo à ampla adoção dos pagamentos instantâneos.

O entreva está no facto dos bancos, além de não estarem capacitados com mecanismos de defesa suficientemente robustos, também estão preocupados com o ritmo dos fluxos de liquidez a que os pagamentos instantâneos obrigam. Atualmente, de acordo com os resultados apurados pelo inquérito que serviu de base ao estudo deste ano, só 25% dos bancos podem receber pagamentos instantâneos e 5% têm plena capacidade para os enviar e receber.

O World Payments Report 2025 baseia-se em duas fontes principais de informação – o Global Large Businesses Survey 2024 e o Global Banking and Payments Executive Surveys and Interviews 2024 – que abrangem 15 mercados. No âmbito deste estudo, o Research Institute da Capgemini entrevistou 600 diretores financeiros dos setores dos seguros, do retalho e automóvel, e investigou os fatores que influenciam as interrupções nos processos de pagamento, as expectativas dos diretores financeiros nas empresas, o seu nível de satisfação, os seus relacionamentos com os bancos, os desafios da gestão da tesouraria e dos serviços de pagamento emergentes. Os inquiridos também forneceram informações sobre o vencimento dos pagamentos instantâneos e a automação das contas a receber/pagar.

O Capgemini Research Institute é o centro de estudos da Capgemini focado nos estudos sobre o digital e é responsável pela publicação regular de estudos sobre o impacto das tecnologias digitais nos negócios tradicionais de grande porte.

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Black Friday 2024: Descubra como obter 100% de cashback na promoção antecipada da E-goi

Oferta antecipada garante 100% de cashback em planos e extras de contactos até 31 de outubro.

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A Black Friday 2024 está marcada para o dia 29 de novembro, mas a E-goi – plataforma de Automação de Marketing Omnichannel, já lançou uma oferta imperdível: 100% de cashback em todos os planos e extras de contacto adquiridos.

A proposta é simples: todo o valor investido em planos ou extras de contacto será convertido em saldo para uso na plataforma. Por exemplo, um investimento de 1.000 € resulta em 1.000 € de saldo, duplicando o poder de marketing do cliente.

As empresas que adquirirem os serviços da E-goi durante o período da promoção poderão preparar-se para a Black Friday, mas também para as festas de fim de ano e o Carnaval, tirando partido das diferentes funcionalidades da plataforma E-goi, como recuperação de carrinho abandonado e automação de marketing.

De acordo com Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi, a antecipação da promoção visa permitir que as empresas utilizem os planos da plataforma para dinamizar as suas campanhas. “Não faria sentido esperar até novembro para comunicar isto, já que os nossos clientes precisam deste serviço para melhorar as suas vendas”, sublinha Caruana.

O cashback será aplicado a todos os planos e extras de contacto adquiridos durante o período de vigência da promoção, que se estende até ao dia 31 de outubro de 2024. Assim, espera-se que as empresas utilizem os serviços contratados já nesta Black Friday.

O saldo recebido em cashback poderá ser utilizado para qualquer serviço da plataforma — desde SMS Marketing, mensagens de voz com IVR até e-mails transacionais — representando uma oportunidade para implementar diferentes estratégias e explorar todo o potencial da E-goi.

“Lançámos esta oferta antecipada porque acreditamos que um bom planeamento é fundamental para o sucesso na Black Friday”, afirma Caruana. “Queremos que os nossos clientes tenham a oportunidade de criar estratégias eficazes e criativas com o recurso ao multicanal.”

A oferta é válida para novas contas na E-goi e o cashback aplica-se apenas ao primeiro pagamento, seja ele mensal, trimestral, semestral, anual ou bianual. Para aproveitar a promoção, aceda ao site: Black Friday E-goi 2024.

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Fecebook GS1 Portugal

ESG

Congresso da GS1 Portugal discutiu a sustentabilidade e a transição digital

O 9º Congresso GS1 Portugal reuniu especialistas, empresas e líderes de diversos setores para debater o impacto dos pilares ESG na gestão e na sociedade.

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A GS1 Portugal, organização responsável pela introdução do código de barras em Portugal há 38 anos, organizou o seu 9º Congresso, focado nos desafios da sustentabilidade e transição digital.

O evento reuniu especialistas, empresas e líderes de diversos setores para debater o impacto dos pilares ESG (Ambiental, Social e Governação) na gestão e na sociedade.

Na abertura do congresso, o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, que destacou a importância dos pilares ESG na competitividade das empresas, enquanto Paulo Portas, ex-vice Primeiro Ministro e ex-ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, identificou o défice de capital como um dos maiores desafios para a economia portuguesa, e defendeu o investimento estrangeiro como fator crucial para o desenvolvimento económico do país.

Novos ângulos sobre o tema foram equacionados na entrevista conduzida por Pedro Pinto a António Bagão Félix, ex-ministro do Trabalho e Segurança Social e das Finanças, que trouxe à discussão questões cruciais sobre a gestão financeira e social no contexto atual. “Nos dias de hoje, é necessária muita coragem para escolher a moderação e não caminhar para os extremos” referiu. 

No painel ‘Sustentabilidade e Transição Digital: novos modelos de gestão empresarial’, foram abordadas as novas exigências para as empresas no contexto da transição digital, com o presidentede da APLOG, Afonso de Almeida a defender que cidades como Lisboa “terão de criar hubs para realizar distribuições de forma mais local”. “Os centros urbanos não suportam o crescimento atual dos movimentos de entregas e distribuição”, alertou.

Seguiu-se o painel ‘O consumidor perante a sustentabilidade: como passar da intenção para a ação?’, que trouxe à discussão as estratégias para envolver o consumidor na adoção de práticas mais sustentáveis. Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado da NOVA SBE sublinhou que “o tecido empresarial português, composto maioritariamente por microempresas, exige que o debate sobre sustentabilidade não seja exclusivo das grandes empresas, devemos adaptar o discurso e as ferramentas de apoio às PME”.

O congresso foi encerrado com a apresentação de uma síntese das conclusões, por João de Castro Guimarães, diretor executivo da GS1 Portugal, que sublinhou a importância da colaboração entre empresas, governos e consumidores para acelerar a transição para uma economia mais sustentável. Destacou ainda, que essa transição deve integrar e gerir o impacto das dimensões ambiental, social e ética, de governance, (ESG) na sustentabilidade das empresas e das economias, enfatizando o poder dos standards para alcançar eficiência e crescimento de forma ágil.

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