41% das empresas em Portugal utilizam a Inteligência Artificial
É uma das conclusões do ‘Global Insights Whitepaper – Construir uma Estratégia Centrada nas Pessoas para a Produtividade Impulsionada por IA’, que analisou o atual contexto de implementação da IA e o seu impacto nas empresas e nas pessoas.
Hipersuper
As Slots Mais Populares nos Casinos Online
Eduardochi é a mascote virtual da KFC neste Natal
Isabel Barros entre os 100 melhores responsáveis de sustentabildiade da Europa
Nestlé doa ao projeto Terras de Cascais o primeiro composto biológico gerado através das cápsulas Neo
Espumante de chá bio com apenas 3% de teor alcoólico no palco Future Taste da Auchan
Velhotes celebram 90 anos com viagem no tempo e em realidade aumentada
Pobeira é uma cerveja com alma do Norte e um objetivo de internacionalização
Andreia Vaz é a nova head of brand e customer experience da Worten
Água de Luso celebra ligação à sua origem em campanha multimeios
Fábricas do Grupo Celeste produzem mais de 500 toneladas de doces para a época natalícia
Cerca de 41% das empresas nacionais afirmam já usar atualmente Inteligência Artificial (IA), uma percentagem que, a nível mundial, sobe para 48%. Por cá, são as grandes empresas até 1.000 trabalhadores as que mais recorrem a estas ferramentas.
Estas são algumas das conclusões do ‘Global Insights Whitepaper – Construir uma Estratégia Centrada nas Pessoas para a Produtividade Impulsionada por IA’, realizado pela Experis, empresa de investigação do grupo de RH Manpower. O estudo destaca ainda que os empregadores estão a adotar ferramentas de IA nas suas estratégias, enquanto apoiam as equipas a implementar estas tecnologias de forma responsável.
A Experis cita um estudo recente da Microsoft para sublinhar que a dimensão total do mercado de IA ultrapassou os 241 mil milhões de dólares, projetando-se que atinja os 738 mil milhões de dólares até 2030. “No caso da IA generativa, verificou-se um aumento de 90% em relação ao ano de 2022 e de 692% em relação a 2020”, refere.
IA com impacto positivo no trabalho
O ‘Global Insights Whitepaper – Construir uma Estratégia Centrada nas Pessoas para a Produtividade Impulsionada por IA’, que analisou o atual contexto de implementação da IA e o seu impacto nas empresas e nas pessoas, concluiu que, de uma maneira geral, os empregadores planeiam acelerar a implementação de tecnologias de IA nos próximos anos.
Entre os empresários que ainda não são utilizadores, 33% a nível global e 38% em Portugal afirmam que a sua organização planeia recorrer a ferramentas de IA nos próximos três anos. O estudo prevê que o uso médio global destas aplicações subirá para 81% dos empregadores em todo o mundo, até 2027.
Tanto em Portugal como a nível global, 65% dos trabalhadores, em todos os níveis hierárquicos, acredita que a IA terá um impacto positivo no futuro do trabalho. Otimismo que varia com base na região e no nível hierárquico dos trabalhadores.
“Em Portugal, as lideranças séniores e intermédias são as mais otimistas (70%), seguidas dos profissionais administrativos (68%). Os trabalhadores da linha da frente, isto é, os profissionais de fábrica ou de atendimento, são os mais cautelosos, com apenas 53% a manifestar o mesmo otimismo”, revela o estudo da Experis.
Quais são as preocupações?
A privacidade e a regulamentação são os principais desafios da adoção da IA, para 35% dos empregadores. Seguem-se os elevados custos de investimento e a resistência dos profissionais à mudança (para 30% dos empregadores) e a falta de competências por parte dos trabalhadores para usar a IA de forma eficaz (29% dos empresários).
“O cenário é similar ao observado a nível global, onde a principal preocupação, apontada por 33% dos empregadores, diz respeito aos custos da adoção da IA. As preocupações com a privacidade e regulamentação e a falta de competências dos profissionais são também destacadas por 31% das empresas (globais)”, indica o estudo.
Por outro lado, quando questionados sobre os impactos futuros do uso de ferramentas IA e do machine learning (ML) nas empresas, há um consenso em todos os setores e regiões de que, nos próximos dois anos, “estas ferramentas terão um impacto positivo”.
Segundo o estudo, 72% dos líderes, tanto a nível nacional como global, acreditam que a IA e o ML terão um impacto positivo nos resultados das suas empresas até 2026.
Em relação a Portugal, além do desempenho geral da empresa, é na formação dos trabalhadores que este impacto se revela mais positivo, com 74% das empresas a reforçar esta prioridade. Destacam-se ainda os impactos positivos no upskilling e reskilling (68%), processos de recrutamento (66%) e compromisso e onboarding, (64%), entre outros.
O ‘Global Insights Whitepaper – Construir uma Estratégia Centrada nas Pessoas para a Produtividade Impulsionada por IA’ analisou as respostas de mais de 40 mil empregadores em 42 países.