40% dos consumidores em Portugal utiliza as redes sociais para fazer compras
Das diferentes opções de compras nas redes sociais, concluiu-se que o Facebook Marketplace foi o mais popular entre todas as gerações, enquanto que na Geração Z a preferência mantém-se pelo Instagram. No que diz respeito à loja do TikTok, e apesar de a sua popularidade crescer a nível mundial, em Portugal, foi considerado o terceiro destino de compras mais popular em todos os grupos etários.

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A Adyen revela no estudo Retail Report 2024 que as redes sociais se estão a tornar cada vez mais importantes no que diz respeito aos canais de vendas.
Há um claro aumento expressivo do social commerce, com a Geração Z a impulsionar o aumento das compras nas redes sociais (tornando-se a geração mais suscetível a fazer compras nestes canais (comparativamente com qualquer outro grupo etário): 48% da Geração Z afirma que o fez nos últimos 12 meses. No entanto, existe também um crescimento nas restantes faixas etárias, que já começam a utilizar estas plataformas para comprar os seus produtos preferidos, com 43% dos Millennials, 40% da Geração X e 30% dos Baby Boomers a fazê-lo.
Das diferentes opções de compras nas redes sociais, concluiu-se que o Facebook Marketplace foi o mais popular entre todas as gerações, enquanto que na Geração Z a preferência mantém-se pelo Instagram. No que diz respeito à loja do TikTok, e apesar de a sua popularidade crescer a nível mundial, em Portugal, foi considerado o terceiro destino de compras mais popular em todos os grupos etários.
Ao refletir sobre os benefícios que este tipo de estratégia traz aos retalhistas portugueses, Juan José Llorente, Country Manager da Adyen para Espanha e Portugal, afirma: “Na Adyen acreditamos que o sucesso das empresas dependerá diretamente do desenvolvimento de uma experiência phygital completa, intimamente ligada à tecnologia, à adaptação do mercado global e à personalização da experiência do utilizador”, acrescentando também que “num ambiente cada vez mais complexo de mudanças na regulamentação, de novos métodos de pagamento, do avanço de tecnologias como a IA, de novos concorrentes globais e de novos modelos de negócios, é imperativo ter o parceiro de pagamento certo que seja capaz de se adaptar e que possa trabalhar continuamente para melhorar os resultados de seus clientes.”.
Do lado das empresas, apesar de apenas 22%, a nível global, utilizar o social commerce para vender produtos, 75% afirma que este melhorou significativamente as suas receitas, especialmente nos setores da moda de luxo (37%), vestuário e acessórios (36%) e saúde (30%).
No entanto, existe um obstáculo que impede uma maior personalização por parte dos retalhistas nas redes sociais, que é a perceção de que existe falta de segurança quando se fazem compras através das redes sociais, com 16% dos consumidores inquiridos a afirmar não utilizar as redes sociais por receio de contas fraudulentas.
Estudo realizado a 1.000 consumidores e 500 empresas em Portugal, pertencentes a 26 países, com a pesquisa a ser realizada entre 15 e 29 de janeiro de 2024.