Brico Depôt trabalha experiência do cliente com nova ferramenta de análise
A Brico Depôt, que celebra este ano o seu 10º aniversário em Portugal, acaba de lançar o projeto-piloto Single Source of Truth, que visa conhecer melhor o comportamento e os hábitos […]

Hipersuper
Retalho gerou 70.015 M€ de volume de negócios em 2023
Marta Baptista: “A agricultura faz-se com pessoas”
Vinhos de Portugal promovem-se na APAS SHOW 2025 em São Paulo
Mar Shopping Matosinhos realiza ação de prevenção para séniores
Grupo Rodilla adquire 100% da A Padaria Portuguesa
Buondi é o café oficial do Primavera Sound Porto 2025
Nuno Loureiro é o novo country manager da Mastercard em Portugal
Pingo Doce cresce 2,8% no 1.º trimestre para 1,2 mil milhões de euros
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
A Brico Depôt, que celebra este ano o seu 10º aniversário em Portugal, acaba de lançar o projeto-piloto Single Source of Truth, que visa conhecer melhor o comportamento e os hábitos de compra dos consumidores, no seu compromisso de oferecer os melhores produtos e serviços e as ofertas mais personalizadas aos seus clientes.
Esta ferramenta centraliza todos os dados da empresa, tornando-os disponíveis tanto para o pessoal da loja como para o pessoal interno. Desta forma, as decisões estratégicas podem ser tomadas com base em dados reais sobre o que os consumidores querem, precisam e valorizam, em vez de suposições, e podem ser desenvolvidos produtos e serviços que são verdadeiramente relevantes para os clientes.
“Com a BricoAnalytics, o principal objetivo é ajudar-nos a tomar melhores decisões em benefício dos nossos clientes. Através de um rigor analítico avançado e de soluções tecnológicas inovadoras, alcançaremos níveis mais elevados de conhecimento e criaremos mais valor através dos nossos produtos e serviços”, afirma Chris Bargate, CEO da Brico Depôt Iberia.
Num projeto de inovação tecnológica na Google Cloud Platform e combinada com uma governação consolidada para as definições de KPIs num catálogo único entre a Kingfisher e a Brico Depôt (Collibra), os dados são transformados com DBT (databits) através de 5 níveis diferentes, desde a admissão até à apresentação, onde são utilizados pelas áreas, informa a Brico Depôt. Durante estas 5 fases, os dados são submetidos a uma análise e são adicionados processos de controlo de qualidade para garantir a informação que é consultada. Para este projeto, foi adicionada a colaboração de um parceiro especializado em dados (SDG Group), acrescenta.
Entre outras funcionalidades, a BricoAnalytics permite a classificação e segmentação por tipo de cliente: por um lado, Pro (profissionais) e, por outro, DIY (amadores); dotando a área de clientes de KPIs valiosos para personalizar as campanhas para cada cliente.
Em menos de seis meses, foram consolidados mais de 150 KPI estratégicos, com 100 milhões de linhas de venda e 323 controlos de qualidade contínuos. Isto permitiu a criação de 52 relatórios, otimizando o tempo necessário para tomar cada decisão. Além disso, a base de dados de clientes foi aumentada em 394% nos últimos 12 meses, graças aos painéis de controlo específicos para as equipas das lojas.
Brico Depôt avança que o seu programa de fidelização também beneficiou das informações recolhidas, o que lhe permitiu conceber ofertas mais personalizadas e favorecer a comunicação. A taxa de retenção dos clientes reativados aumentou em +490% e a dos clientes ativos em +27%. As vendas por cliente aumentaram em +23% e o rácio penetração da fidelização / vendas totais em +22%.