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Boali quer tornar a alimentação dos portugueses mais saudável

A Boali  acaba de anunciar os seus planos para a implementação da sua operação em Portugal, como primeira fase de internacionalização no mercado europeu. A marca de franchising de alimentação […]

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Boali quer tornar a alimentação dos portugueses mais saudável

A Boali  acaba de anunciar os seus planos para a implementação da sua operação em Portugal, como primeira fase de internacionalização no mercado europeu. A marca de franchising de alimentação […]

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A Boali  acaba de anunciar os seus planos para a implementação da sua operação em Portugal, como primeira fase de internacionalização no mercado europeu. A marca de franchising de alimentação saudável conta abrir o primeiro espaço de restauração já em outubro de 2024.

A chegada desta nova cadeia de alimentação ao mercado português está focada na consciencialização e transformação dos hábitos dos portugueses para uma vida e alimentação mais saudável, sublinha em comunicado.

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A escolha de Portugal para novo mercado de expansão vem de encontro com dois pilares essenciais para a gestão da Boali: pessoas e mercado. Portugal apresenta-se como um mercado com franca margem de crescimento na área de alimentação saudável. No vetor Pessoas, a oportunidade de poder contar com um parceiro de investimento forte e credível, como é o caso do ex-internacional português Deco, vem aportar uma capacidade de projeção do projeto no mercado nacional que assegura o seu sucesso, acrescenta.

Rodrigo Barros, CEO da Boali, vê estes dois fatores como “essenciais para qualquer investimento poder alcançar o sucesso, pois a junção de um mercado com apetência para a nossa oferta em conjunto com um parceiro sério, forte e credível trazem uma segurança para os nossos planos de investimento e de crescimento da companhia.”

Por seu lado Deco, afirma que “o investimento na Boali é algo novo para o meu portfolio de investimento, pois conheci a marca através do meu filho Pedro que é um cliente e fã da marca. O nosso primeiro contato foi para poder implementar uma Boali na Arena Deco no Brasil, mas em conversa com o Rodrigo ao perceber que queria vir para Portugal aceitei de imediato estar envolvido neste projeto, pois acredito muito no conceito de alimentação saudável e a marca é uma marca com credibilidade e é um projeto empresarial sólido e robusto.”

Os planos de investimento da Boali no mercado português passam por abrir no espaço de 2 anos cerca de 20 operações (pontos de restauração), criando assim mais de 150 postos de trabalho diretos, que levarão a alcançar um volume de faturação de mais de 10 milhões de euros na entrada do terceiro ano de operação no mercado português.

“Mesmo a Boali sendo uma marca global, iremos ter atenção para os consumidores nacionais e iremos apresentar um menú com um toque local”, refere Rodrigo Barros, CEO da Boali. “Sabemos o quão importante é podermos ter opções standard para que em qualquer parte do mundo podermos confiar na marca Boali, mas também temos consciência de que é importante fazer o alinhamento com os usos e costumes, bem como os gostos do mercado local”, reforça ainda o responsável.

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Primark vai investir mais de 40 milhões de euros em Portugal

A Primark anunciou hoje que vai investir mais de 40 milhões de euros em Portugal com a abertura de quatro novas lojas em quatro cidades diferentes e a ampliação da loja do Colombo, em Lisboa. Com este investimento a Primark aumenta a presença para um total de 14 lojas em todo o país, ampliando o seu espaço comercial em mais de 30%. Serão criados 500 novos postos de trabalho, o que fará crescer o número de colaboradores da Primark Portugal para mais de 2.200 pessoas. 

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A Primark, que celebra 15 anos de presença em Portugal, tendo inaugurado a primeira loja em maio de 2009 no Centro Comercial UBBO, na Amadora, tem atualmente 10 lojas em Portugal e uma cobertura geográfica abrangente, de Braga a Loulé. O investimento de 40 milhões de euros vai permitir à marca abrir portas em quatro cidades onde ainda não estava presente: Montijo (Centro Comercial Alegro Montijo), Guimarães (Centro Comercial Espaço Guimarães), Viseu (Palácio do Gelo Shopping) e Covilhã (City Center Covilhã). Foi também anunciada a ampliação da loja Primark no Centro Colombo, em Lisboa, que abre já no dia 21 de junho com um novo visual.

Nelson Ribeiro, head of sales da Primark Portugal

“Desde que abrimos a nossa primeira loja em Portugal, há 15 anos, temos vindo a construir e a desenvolver um negócio muito forte aqui, graças aos clientes fiéis da Primark. Estamos muito orgulhosos da forma como nos acolheram e continuam a visitar-nos todos os dias, à medida que crescemos. A Primark construiu a sua marca nas nossas lojas e sabemos que uma grande parte do nosso sucesso se deve à nossa equipa empenhada de colegas que nos apoiaram em cada passo que demos e que têm sido os nossos melhores embaixadores para ajudar Portugal a apaixonar-se pela Primark. Estamos entusiasmados por continuar a crescer, investindo em mais lojas, criando ainda mais postos de trabalho e apresentando a ainda mais portugueses o nosso estilo a preços incríveis.” refere Nelson Ribeiro, head of sales da Primark Portugal.

O investimento da Primark em Portugal faz parte dos planos de crescimento ambiciosos do retalhista em mercados novos e nos já existentes, com o objetivo de alcançar o marco de 530 lojas até 2026. Em maio, a Primark entrou no seu 17º mercado com a abertura da sua primeira loja em Budapeste, na Hungria.

As novas lojas vão ser também as primeiras em Portugal a dispor de caixas self check out, a par das caixas de pagamento tradicionais.

 

 

 

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Garland obtém certificação do sistema de gestão ambiental

A certificação ISO 14001:2015, dos dois centros logísticos da Maia, foi atribuída após a verificação e comprovação do cumprimento de rigorosos requisitos ambientais.  Segundo a Garland, estes incluíram a implementação […]

A certificação ISO 14001:2015, dos dois centros logísticos da Maia, foi atribuída após a verificação e comprovação do cumprimento de rigorosos requisitos ambientais.  Segundo a Garland, estes incluíram a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) abrangente, em conformidade com a legislação ambiental aplicável, a criação de objetivos e metas ambientais mensuráveis, a realização de avaliações de impacto ambiental, o envolvimento de colaboradores e partes interessadas na gestão ambiental, bem como a monitorização e controlo dos aspetos ambientais significativos.

GarlandA empresa sublinha em comunicado que a experiência em sistemas de gestão, como ISO 9001:2015, IFS, SQAS e GMP+, foi crucial para a eficácia do processo de certificação, com o percurso a apresentar alguns desafios: desde o planeamento e preparação, passando pela melhoria e criação de novos procedimentos, sensibilização e formação dos colaboradores, até à implementação de sistemas de monitorização. A realização de uma auditoria interna permitiu identificar oportunidades de melhoria antes da auditoria externa, realizada pela LRQA, acrescenta.

“Para cumprirmos os requisitos da ISO 14001:2015, adotámos várias medidas ambientais, como a aquisição de 100% de energia proveniente de fontes renováveis e sem quaisquer emissões de CO2, a instalação de painéis fotovoltaicos com o objetivo de assegurar a totalidade das necessidades energéticas diurnas, a substituição de consumíveis em plástico por outros de materiais reutilizáveis, a gestão de resíduos com práticas de redução e reutilização. Também realizámos formação e sensibilização relativamente aos aspetos ambientais significativos, a adoção de medidas de eficiência energética em todos os equipamentos e iluminação e a implementação de estratégias de transporte sustentável com a renovação total da frota para viaturas ligeiras elétricas ou híbridas e disponibilização de postos para carregamento gratuito de veículos elétricos para os colaboradores”, referiu Hugo Caraslindas, diretor de Infraestruturas, Sustentabilidade e Operações, que acrescentou ainda que “a empresa compromete-se a cumprir rigorosamente a legislação ambiental e a promover a formação e sensibilização ambiental entre os colaboradores”.

Por forma a garantir a conformidade contínua com a certificação ISO 14001:2015, a Garland implementou um sistema de monitorização que inclui auditorias internas regulares, criação e monitorização de indicadores de desempenho, realização de análises críticas pela direção, implementação de ações corretivas e preventivas, promoção da melhoria contínua e recolha de feedback das partes interessadas.

 

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Herdade da Rocha lança Amphora Tinto e Branco de 2023

A Herdade da Rocha apresenta as colheitas de 2023 do ‘Amphora Tinto’ e do ‘Amphora Branco’, vinificados pelo processo tradicional, em ânforas de barro e sem controlo de temperatura, respeitando as antigas práticas.

A Herdade da Rocha apresenta as colheitas de 2023 do ‘Amphora Tinto’ e do ‘Amphora Branco’, vinificados pelo processo tradicional, em ânforas de barro e sem controlo de temperatura, respeitando as antigas práticas.

Os novos vinhos do produtor alentejano são provenientes de cepas com idade média de 1s2 anos, implantadas em solo granítico e a uma altitude entre os 260 e os 300 metros. Os Amphora tinto e branco fermentaram com as películas durante três meses, resultando na produção de 1.300 garrafas de cada referência.

Feito com uvas das castas Touriga Nacional (60%), Alicante Bouschet (30%) e Touriga Francesa (10%), o ‘Amphora Tinto’, “apresenta uma cor granada viva e exibe notas de argila e frutas negras maduras”. Na boca, “é macio e fresco, com um final marcante”, onde sobressaem “notas de fruta e as características da ânfora”, apresenta a Herdade da Rocha, produtor que integra o Grupo Terras & Terroir.

Já o ‘Amphora Branco’, elaborado a partir das castas Arinto (80%) e Alvarinho (20%), revela “uma mineralidade marcante, com uma concentração harmoniosa de fruta branca e suaves notas de argila”. Na boca” é fresco, irreverente e o seu final de boca é longo e desafiante”, indica o produtor.

Situada em Crato, junto à serra de S. Mamede, a Herdade da Rocha lançou a sua primeira colheita em 2012, dois anos antes da construção da adega com dois mil metros quadrados, decorada com grafites. O produtor que integra o Grupo Terras & Terroir desde 2022 e comercializa vinhos brancos, tintos e rosés.

A introdução das ânforas em Portugal está ligada à ocupação romana, que começou no século III a.C. As técnicas avançadas de vinificação e a utilização de ânforas para fermentação, armazenamento e transporte de vinho foram introduzida nessa altura e resistiram à queda do Império Romano, mantendo-se no Alentejo a tradição de usar ânforas.

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S.Pellegrino com edição especial para comemorar 125º aniversário

Para comemorar o 125º aniversário, a S.Pellegrino lançou uma garrafa de luxo, a edição especial comemorativa desta data. Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 […]

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Para comemorar o 125º aniversário, a S.Pellegrino lançou uma garrafa de luxo, a edição especial comemorativa desta data.

Juntamente com a garrafa de luxo, os formatos de vidro de 50 cl e 75 cl, distribuídos no canal Horeca, também se vestem para celebrar o aniversário com um rótulo especial para engrandecer cada experiência gastronómica.

Em Portugal, a S.Pellegrino é distribuída pela Vinalda, que, em conjunto com a S.Pellegrino, está a organizar a Final Ibérica da edição 2024/2025 da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, em Lisboa no final do ano, na sequência da vitória do Jovem Chef português Nelson Freitas na edição de 2022/2023.

 

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Auchan Retail Portugal

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Auchan reforça proposta de valor para colaboradores

Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização […]

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Auchan Respect é a nova marca empregadora e pretende reforçar a proposta de valor para os atuais e futuros colaboradores, e que se traduz em quatro pilares fundamentais: a priorização do bem-estar físico e mental, a aposta no crescimento, através de diversos percursos formativos e programas de desenvolvimento, o espírito de proximidade e abertura, notório no trato informal do dia-a-dia e na relação entre todos e no modelo de gestão com base na autonomia e responsabilidade.

Este novo posicionamento da Auchan surge com a necessidade de garantir uma maior perceção e uniformização do EVP (Employee Value Proposition), tanto interna como externamente, e, assim, aumentar a atratividade junto de potenciais candidatos, para que seja possível ir ao encontro de perfis que se revejam na cultura da empresa, assim como fidelizar os atuais colaboradores, aumentando o seu orgulho pelo sentimento de pertença, refere a empresa em comunicado.

‘Esta abordagem vem reforçar a nossa diferenciação e preocupação com todos os que já fazem parte da equipa e com aqueles que ainda estão para entrar. O ‘Respect’ é o pilar orientador de todas as nossas políticas de pessoas, mas é, acima de tudo, um compromisso que assumimos por todos.” explica Clara Costa, diretora de pessoas e sustentabilidade, da Auchan Retail Portugal.

A escolha do nome surge na sequência de um trabalho de diagnóstico e mapeamento de toda a jornada do colaborador, um projeto com a duração de vários meses, onde num dos questionários implementados a mais de 500 colaboradores, o respeito surgiu como a dimensão mais reconhecida, revela ainda a Auchan Retail Portugal.

 

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João Ova Lopes assume cargo de global sponsorship manager na Heineken

João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa.

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João Ova Lopes é o novo global sponsorship manager da The Heineken Company, com responsabilidade sobre parcerias e patrocínios da marca de cerveja holandesa. O profissional troca Lisboa por Amsterdão, após cerca de 6 anos na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, onde desempenhou várias funções de brand management.
Licenciado em Gestão na Católica Lisbon SBE, e com Mestrado e pós graduação em Gestão de Marketing e Marketing Digital, respetivamente, João Ova Lopes passou por empresas como a Tabaqueira (Philip Morris International) e a EDP Comercial antes de iniciar o seu percurso na área das bebidas.
Na nova função, em Amesterdão, o Marketeer irá estar responsável pela gestão de parcerias globais da marca Heineken, com principal destaque para a UEFA (Liga dos Campeões) e a Fórmula 1.

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Loja online da Izidoro lança promoções

A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

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A Izidoro lançou na sua loja online duas novas campanhas com descontos a pensar nos Santos Populares e no Euro 2024.

Até ao final de junho, todos os dias, das 21h às 23h59, a loja online desta marca 100% nacional e referência do Grupo Montalva dinamiza a campanha Happy Hour, que oferece “descontos extras” com garantia de entregas em 72 horas. “Com descontos máximos até 55% por cento, através desta campanha é possível abastecer-se com os melhores produtos da Izidoro e receber a encomenda confortavelmente em casa”, afirma a Isidoro.

Em celebração do Euro, a marca lançou uma campanha complementar na compra do ‘cabaz churrascada Izidoro’ ou do ‘cabaz veggie lovers family’ que se traduz na oferta de um pack de seis cervejas Musa Blondie Ale. “Todas as entregas são garantidas nos distritos de Lisboa e Setúbal”, informa a marca acrescentando que para encomendas superiores a 25 euros, os portes de envio são gratuitos.

“O e-commerce Izidoro foi lançado há quatro anos, e não podíamos estar mais satisfeitos com esta relação de proximidade que temos com os consumidores, que nos fazem sentir relevantes no planeamento das suas compras mensais e já não abdicam da conveniência de receber as encomendas à sua porta e na hora marcada”, sublinha Joana Cabanejo, new business & e-commerce manager do Grupo Montalva.

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Esporão lança a primeira edição do monovarietal Cobrançosa

O Esporão investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

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O Esporão está a apresentar a primeira edição do azeite Esporão Virgem Extra Cobrançosa. Esta é a terceira referência monovarietal que a empresa lança para “preservar e promover as variedades de azeitona nacionais e autóctones”.

O novo Esporão Cobrançosa é produzido a partir da variedade de azeitona Cobrançosa, nativa de Trás-os-Montes, especialmente bem-adaptada ao território do Alentejo. Resulta num azeite “complexo e harmonioso, com notas herbáceas distintas, é o resultado de uma meticulosa seleção de terroirs que destacam as características distintas da variedade Cobrançosa, oferecendo notas herbáceas e uma experiência sensorial única”, apresenta o Esporão.

A marca investe na produção de azeites monovarietais de excelência desde 1999, introduzindo no mercado português as variedades Galega e Cordovil. “O lançamento do Cobrançosa reforça o compromisso com a herança agrícola portuguesa, destacando uma das variedades de azeitona mais emblemáticas”, destaca.

Ana Carrilho, oleóloga do Esporão, afirma que “cada garrafa deste azeite representa o nosso respeito pela tradição e património agrícolas, bem como a busca incessante pela excelência”.

O Esporão Cobrançosa foi galardoado no Concurso de Azeite da Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços com o Prémio POP – Património Oleícola Português.

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Campanha da makro Portugal celebra o Euro 2024 na restauração

‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

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‘A Convocatória – À mesa é outro campeonato’ dá o mote à campanha da makro Portugal que celebra o Euro 2024 em 26 restaurantes e bares de norte a sul do país.

A empresa explica que os protagonistas “são os ‘heróis da restauração’ que, mesmo longe dos campos, enchem as cozinhas de paixões e apresentam sabores que unem o país nestes momentos de celebração”. Para promover a iniciativa, cada restaurante terá mupies de proximidade, personalizado e com frases alusivas à linguagem futebolística.

“Mais uma vez queremos reforçar o nosso papel como os parceiros de negócio para todas as ocasiões, aportando o máximo de valor possível aos nossos clientes e dando visibilidade aos seus espaços”, explica Nuno Loução, head of sales & marketing da makro Portugal.

A lista de convocados, apresentada em estilo conferência de imprensa pelo ‘selecionador de mesas de Portugal’, Roberto Martins, é revelada no vídeo da campanha que pode ser acompanhada nas redes sociais da makro e nos meios digitais.

Durante os jogos de Portugal da Fase de Grupos (dias 18, 22 e 26 de junho), para as primeiras 15 reservas em cada um destes restaurantes, os clientes terão oferta uma primeira rodada de 10 cervejas, revela a makro Portugal, que rá oferecer a cada restaurante uma camisola da seleção nacional personalizada com o nome do espaço.

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Estudo aponta a Delta como a marca com melhor perceção de práticas ESG

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

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Delta é a marca com melhor perceção de práticas de sustentabilidade em Portugal, segundo um estudo da OnStrategy sobre as marcas e indústrias melhor percecionadas nas práticas de ESG.

Numa escala de 100 pontos, entre mais de duas mil marcas auditadas, foram dez as marcas que atingiram o nível de excelência, ou seja, mais de 80 pontos: Delta (86,4 pts), Luso (83,9 pts), Agua das Pedras (83,1 pts), Nestlé (83,0 pts), Danone (81,8 pts), Terra Nostra (80,5 pts), Vitalis (80,3 pts), Sumol Compal (80,1 pts), Microsoft (80,0 pts) e Oceanário de Lisboa (80,0 pts).

Depois de ter apresentado os resultados dos estudos anuais de reputação RepScore, de experiência BXS (Brand Experience Score) e de Valor Financeiro das Marcas em Portugal, a consultora consolida agora a informação referente à avaliação que decorreu entre os dias 1 de abril de 2023 e 31 de março de 2024, junto de mais de 50 mil cidadãos que refletem a sociedade portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social.

Quanto aos setores de atividade os que mais se destacam pela positiva são o retalho alimentar (67,5 pts), o setor da energia (67,4 pts) e o da alimentação e bebidas (67,1 pts).

Os setores de atividade que recolheram uma avaliação mais vulnerável são a construção e engenharia (52,4 pts), aviação e linhas aéreas (52,6 pts) e produtos industriais e detergentes (53,0 pts).

Quanto à avaliação consolidada das diferentes dimensões do ESG, o fator Governação recebeu 72 pontos, o Social 65 pontos e o Ambiente 48 pontos. “De uma forma consolidada, juntando todos os setores de atividade, Portugal recolhe uma avaliação moderada na prática de ESG – 61,8 pontos; mais 1,8 pontos que no ano anterior – e nenhum setor de atividade atinge sequer uma avaliação robusta (mais de 70 pontos)”, avalia Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy

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