Homepage Newsletter Produção Vinhos

Vidigueira lança primeiro vinho tinto de talha tinto

Por a 10 de Abril de 2024 as 17:23
Vila de Frades

É da Talha 1656, uma das mais antigas da região alentejana, que nasce o primeiro vinho tinto de talha da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito: o Vila de Frades 1656.

Com um aroma intenso a frutos vermelhos e notas terrosas oriundas das castas Aragonez, Trincadeira e Tinta Grosa, provenientes de vinhas velhas que honram a capital do vinho de talha, Vila de Frades, na Vidigueira, apresenta características únicas que poderão fazer dele um “excelente vinho de guarda”, avança

O Vila de Frades 1656 tem um número limitado de garrafas disponíveis no mercado (800), cada uma com um PVP de 33,90 euros, disponível nas lojas da Adega de Vidigueira e Castro Verde, loja online e em alguns pontos de venda mais exclusivos.

“Em causa, note-se, está o primeiro vinho tinto de talha da Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito, vinificado numa das talhas mais antigas da região. Temos uma ambição neste projeto: objetivo desta produção, pensada, em particular, para bons apreciadores de vinhos de talha e colecionadores de edições especiais e histórica, é, precisamente, honrar a capital do vinho de talha, a famosa Vila de Frades, na Vidigueira, Alentejo”, sublinha José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa.

O processo de vinificação do Vila de Frades 1656, nascido na Taberna dos Arcos, na vila que lhe dá o nome, é ancestral e com a mínima intervenção possível, respeitando ao máximo o terroir da sub-região da Vidigueira. Além disso, a bebida, com chancela do enólogo Vasco Moura Fernandes, distingue-se, ainda, por uma vinificação em lote, com a colheita das três castas em simultâneo, de forma a encontrar “o ponto ótimo de maturação das uvas”, seguida de um estágio, com contacto pelicular, por um período de cinco meses.

O Vila de Frades 1656 homenageia o vinho de talha também na apresentação, assinada pela equipa de design da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito. Cada garrafa de vinho foi, cuidadosamente, armazenada numa caixa de madeira, que, por trás, conta a história da “Talha do Séc. XVII”, reforçando, assim, a singularidade desta edição, especialmente pensada para colecionadores de edições especiais e históricas.

O lançamento deste vinho foi um dos momentos altos da primeira edição do evento “Talha à Mesa”, decorrido na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, nos dias 23 e 24 de março, com o objetivo de “elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa”, que contou com chefs, com ligações ao Alentejo, José Júlio Vintém, João Mourato e Pedro Mendes. Além dos almoços e jantares vínicos, o programa incluiu showcookings na vinha e na adega, masterclasses de vinhos de talha e bar de vinhos de talha, entre outras atividades incluídas na temática. Passaram pelo evento cerca de 300 pessoas, avançou a organização.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *