Derovo relança marca Full Protein
A marca de bebidas proteicas prontas a consumir adotou uma nova estratégia de posicionamento e comunicação.
Hipersuper
Lidl investe na abertura de loja em Gaia e reabertura em Paços de Ferreira
Amarguinha apresenta novos sabores da gama cremosa
Época natalícia de 2024 será mais competitiva para o retalho mundial
Garland Academy celebra um ano e lança novos projetos formativos
Bruno Amaro assume o Departamento de Rural da Savills Portugal
Saldos são momento promocional mais crítico para Portugal
Quinta da Lagoalva lança Reserva Alfrocheiro e Syrah de 2021
Normal reforça presença em Lisboa com nova loja de rua
Quinta do Pessegueiro lança a quarta edição limitada do Plenitude
Ausonia renova compromisso na Luta Contra o Cancro da Mama
A marca de bebidas proteicas prontas a consumir adotou uma nova estratégia de posicionamento e comunicação.
Por Rita Gonçalves
As bebidas proteicas prontas a consumir têm vindo a ganhar espaço nas prateleiras dos supermercados e nos carrinhos de compra de consumidores com dietas saudáveis ou enriquecidas em proteína. Estes formatos on-the-go beneficiam ainda da conveniência de poderem ser transportados e consumidos em qualquer lugar. A junção destes pressupostos está a fazer crescer o mercado de bebidas enriquecidas em proteína um pouco por todo o mundo, uma tendência que chegou a Portugal há cerca de dois anos, onde parece estar a consolidar-se.
Segundo dados da Global Information, o mercado de bebidas proteicas prontas a consumir representou vendas de 332,68 milhões de euros em 2022, na Europa, e irá crescer a uma taxa média anual composta de 6,2% até 2030 para um volume de negócios 534,09 milhões de euros no velho continente.
A empresa portuguesa Derovo desenvolveu há cerca de 20 anos a marca Full Protein, composta por dois produtos: uma gama de bebidas à base da clara do ovo prontas a consumir e clara de ovo em pó, e decidiu agora relançar esta marca com uma nova estratégia de posicionamento e comunicação com o objetivo de tirar partido deste dinamismo.
“A Full Protein nasceu em 2014 como uma marca de nicho muito ligada ao rendimento desportivo que, com as primeiras crises económicas, enfrentou problemas de rentabilidade, embora nunca tenha sido descontinuada”, lembra, em entrevista ao Hipersuper, Filipe Leitão, diretor de unidade de negócio da empresa que, em março do ano passado, passou a pertencer na totalidade ao grupo CAC – Companhia Avícola do Centro.
O relançamento da marca produzida na fábrica de Pombal, nesta fase, não é alheio à mudança de administração, por um lado, e ao crescimento experienciado por esta categoria de produtos nos últimos dois anos e que o gestor classifica de “exponencial”. “Encomendamos um estudo de mercado mas ainda não está pronto”, indica para justificar a falta de dados concretos sobre o mercado português.
“Tínhamos nas mãos um produto premium de qualidade com um volume de negócio pouco significativo e para o qual precisávamos de olhar com novos olhos”, conta Filipe Leitão, acrescentando que foi neste contexto que nasceu a intenção de levar a cabo o projeto de rebranding da marca e a nova campanha de comunicação.
A nova imagem, que desde o lançamento da marca apenas sofreu alguns ajustes, será apresentada ao mercado nos próximos dias. Procura diferenciar o grande atributo do produto – ser feito à base de ovo, um superalimento – na área nobre da embalagem através do novo logotipo, que faz uma referencia direta ao ovo, e da cor. Em lugar de utilizar a cor preta, muito associada à proteína, o amarelo é a cor dominante no novo packaging.
No caso das bebidas prontas a beber, as embalagens são de 320ml e estão disponíveis em três versões: banana, morango e baunilha. “Iremos lançar em breve mais um sabor, o chocolate”, conta, adiantando que a validade destes produtos é de 50 dias. A clara de ovo em pó é comercializada em embalagens de 600gr, com prazo de validade de um ano. A equipa de investigação e desenvolvimento da Derovo está a preparar agora o lançamento de clara em pó com sabores. Os produtos não têm adição de açúcar, apenas a frutose que resulta do preparado de fruta ou da baunilha adicionada.
Da nova estratégia faz parte a mudança de localização da marca dentro do supermercado. “Acreditamos que este tipo de produtos, que estava antes muito direcionado para o mercado desportivo, serve hoje os interesses de praticamente toda a família e, por isso, deve estar localizado no supermercados num local de fácil acesso às famílias, no linear dos iogurtes”, explica. “O ovo ajuda a retardar a perda de massa muscular, a recuperar rapidamente após a atividade física, é de fácil digestão e assimilação por parte do organismo, e não oferece problemas de intolerância”, sublinha.
A campanha de comunicação tem duas fases: a primeira para comunicar o relançamento que irá estar disponível em TV, rádio, redes sociais e outdoors. “Vai ser um dos maiores investimentos do grupo em rebranding”, diz Filipe Leitão, sem partilhar o valor. E a segunda que prevê planos de comunicação a desenvolver ao longo do ano.
“Neste momento, o nosso produto não tem concorrência. Já houve tentativas de trazer marcas de outros países com bebidas prontas à base de ovo para o mercado português mas não funcionou”, salienta, acrescentando que a marca irá numa segunda fase à conquista do mercado espanhol.