Distribuição ESG Homepage Newsletter Ponto de Venda

Continente assinala dois anos com certificação ‘resíduo zero de pesticidas’

Por a 27 de Março de 2024 as 18:30

O Continente completou dois anos da certificação ‘Resíduo Zero de Pesticidas’, que resulta da parceria entre o Clube de Produtores Continente (CPC) e a Zerya. A certificação tem como objetivo “o desenvolvimento de sistemas de produção agrícola personalizados, com enfoque nas boas práticas agrícolas e produtos livres de resíduos”, explica o Continente. Atualmente 44 produtores associados do CPC têm esta certificação.

O Continente foi a primeira cadeia de distribuição em Portugal a apresentar a certificação ‘Resíduo Zero de Pesticidas’ para as frutas e legumes à venda nas suas lojas, com a garantia de alimentos sem resíduos e produzidos com recurso a práticas agrícolas sustentáveis. Todos esses produtos alimentares estão identificados com o respetivo símbolo ‘Resíduo Zero de Pesticidas’.

Para os produtores obterem esta certificação devem ter em conta a gestão técnica da cultura, já que este tipo de produção requer um nível alto de qualificação do técnico da exploração, bem como o uso racional de produtos fitofármacos, para se obter produtos livres de danos de pragas e doenças e, por sua vez, sem resíduos de pesticidas.

“Esta certificação tem como objetivo garantir que a produção de frutas e hortícolas, produzidas pelos produtores do Clube de Produtores Continente, tenha um impacto positivo na natureza, reforçando a biodiversidade e protegendo os solos. Os nossos clientes sabem que o Continente é o único retalhista em Portugal a oferecer nas suas lojas produtos com esta certificação”, afirma Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente.

A certificação é feita por entidades externas e imparciais ao Continente e que acompanham desde a colheita até à entrega da amostra. A ‘Resíduo Zero de Pesticidas’ é atribuída a 1.500 hectares da produção nacional, correspondendo a 20 mil toneladas de frutas e legumes vendidas em exclusivo nas lojas Continente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *