Hipersuper 421
Leia a edição 421
“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este é o alerta de Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh […]
Hipersuper
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este é o alerta de Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes, que em entrevista ao Hipersuper fala de crescimento, de internacionalização e das medidas urgentes para o setor. “Se me perguntar quais são os principais desafios do setor, o primeiro é a água, o segundo é a água, o terceiro é a água”, afirma.
Na edição de março do Hipersuper não podíamos deixar de assinalar a Páscoa e todas as suas tradições que tornam esta época tão especial. E uma das empresas que mais se destaca nesta época é a Imperial com os seus chocolates e amêndoas. Motivo para uma conversa com Francisco Pinho da Costa, responsável de marketing da empresa, cujos produtos têm passado de geração em geração, com direito a uma visita as instalações da Imperial, onde no dia em que o fizemos, estava a ser feito um dos principais produtos desta época: as amêndoas de Páscoa. “A Regina é a marca icónica de chocolates portugueses” enaltece o responsável.
A fileira da amêndoa está a crescer e a aumentar a capacidade de exportação e as projeções da Portugal Nuts mostram que o país pode, nos próximos quatro a cinco anos, integrar a lista dos principais produtores mundiais de amêndoas. Fomos ouvir alguns responsáveis sobre os desafios e o futuro desta fileira, num especial que merece a sua leitura.
Das amêndoas aos mirtilos: pode ler também nesta edição um trabalho sobre esta fileira. 2023 foi um bom ano para a produção de mirtilos, uma fileira de ponta na produção nacional de pequenos frutos e que se impõe pela qualidade e variedade. Fomos saber mais.
De 7 a 9 de abril a FIL, em Lisboa, recebe a 8.ª Feira profissional de máquinas, equipamentos e matérias-primas para pastelaria, panificação, gelataria e chocolataria. O mote para uma conversa com Paulo Amaral, gestor comercial e coordenação de eventos da Exposalão, que não tem dúvidas: a Tecnipão vai reunir os mais importantes players e ser uma grande montra para as empresas mostrarem toda a sua potencialidade em termos de apresentação e divulgação de novas propostas.
Pode ler também nesta edição: quais as tendências que marcam os segmentos de arroz, massas e lacticínios, conhecer todos os vencedores do Prémio Sabor do Ano, um especial sobre recursos humanos e como é importante promover a felicidade e o bem-estar dos trabalhadores e porque é que Pedro Amorim, diretor de vendas da Manpower, defende que as organizações que conseguirem criar ambientes de trabalho flexíveis, psicologicamente estáveis e saudáveis serão as que terão maior capacidade para atrair e reter trabalhadores.
Fomos ouvir também Maria Cândida Marramaque, diretora geral da Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), que não tem dúvidas: “A sustentabilidade é uma das áreas chave ao nível da inovação”.
E por falar em inovação: Corium Biotech é pioneira mundial na criação de couro exótico em laboratório. Fomos saber porquê. Pode ler também quais os produtos que a LFA Innovation premiou.
“No retalho, os euros estão a circular de mão em mão. E não apenas entre insígnias. Dentro da própria insígnia, há transferência da marca de fabricante para a marca do distribuidor”, afirma Marta Santos, diretora de clientes e analítica na Kantar Worldpanel, em entrevista ao Hipersuper.
A Empack e Logistics & Automation Porto chega em abril, com mais participantes, e pretende proporcionar uma plataforma para as empresas explorarem e adotarem tecnologias inovadoras, especialmente no contexto da Indústria 4.0. Quem o diz é Oscar Barranco, diretor da feira em Portugal e Espanha, ao nosso jornal.
Também nesta edição um especial sobre como o ponto de venda, o derradeiro ponto de contato entre as marcas e os consumidores e onde ainda são tomadas a maioria das decisões de compra, é, cada vez mais, decisivo para as marcas.
Ao folhear esta edição pode ainda ler os artigos de opinião de David Lacasa, Sara Monte e Freitas, Emanuele Soncin, Miguel Murta Cardoso e a análise de Eduardo Serra.