Homepage Newsletter Opinião

O Desperdício Alimentar é um problema de todos

Por a 11 de Março de 2024 as 15:06
Carla Esteves diretora executiva da Unimark e da rede Aqui é Fresco

Por Carla Esteves, diretora executiva da Unimark  e da rede Aqui é Fresco

Diminuir o desperdício alimentar é uma prática que o Aqui é Fresco destaca como vetor importante a combater, envolvendo equipa, rede de lojas e associados neste objetivo comum.
A equipa interna da rede Aqui é Fresco, investe parte efetiva do seu tempo de trabalho, na pesquisa de novos parceiros que apresentem ideias inovadoras e na atualização de conhecimentos acerca de boas práticas.

Fruto de um trabalho consistente, que tem vindo a ser desenvolvido e através das suas redes socias, o Aqui é Fresco tem um papel ativo nesta área, com a publicação de várias dicas, nomeadamente, receitas para um desperdício zero, o reaproveitamento, o planeamento atempado das refeições, organização e confeção de vários pratos, aumentar a literacia alimentar e conhecer as melhores formas de aproveitar os alimentos ou levar mais vezes comida para o trabalho, ou escola.

No âmbito da estratégia Desperdício Zero, a Aqui é Fresco desenvolve ainda iniciativas que passam, entre outras, por uma oferta comercial que permite ao cliente, nas suas lojas de proximidade, comprar apenas a quantidade que necessita, ao invés do que acontece nas grandes superfícies, onde as compras por impulso e em grande quantidade, acabam por originar um consumo excessivo e inadequado.

Também a oferta de produtos com desconto, quando a data de validade se aproxima do fim (produtos devidamente identificados), é uma opção válida, e bilateral, ganha o estabelecimento e consequentemente o cliente.

Não nos podemos esquecer que o Desperdício Alimentar é um problema de todos. Por essa razão a Sociedade Aqui é Fresco, através das parcerias existentes, quer com a Too Good To Go, quer com a Unidos Contra o Desperdício, tem contribuído para alertar consciências e introduzir novos hábitos. As perdas e o desperdício alimentar são um problema global e a sua prevenção começa na consciencialização, educação e hábitos familiares.

O movimento Unidos Contra a Desperdício existe desde 2020, fruto da vontade de chamar a atenção para o desperdício alimentar em Portugal e mais importante ainda, encontrar soluções para o minorar, e a Sociedade Aqui é Fresco, entidade parceira deste Movimento, todos os anos, mais concretamente dia 29 de setembro, data em que se assinala o Dia Internacional para a Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, faz questão em marcar presença, consolidando assim esta parceira.

A Too Good To Go chegou a Portugal em 2019, e a Sociedade AEF estabeleceu parceria em 2020, o que já permitiu, através da sua rede de lojas, salvar mais de 13.000 refeições, o que se traduz na redução, em cerca de 32.525 de emissões de Co2 para a atmosfera. O caminho é, pois, alargar a comunidade aderente, incentivando a novas adesões. Cada “Surprise Bag” salva, ou cada refeição não desperdiçada, faz a diferença, poupa-se e cuida-se do planeta!

Também a doação de excedentes à comunidade, como foi o caso da nossa última Convenção AEF e no âmbito da sempre presente responsabilidade social e ambiental, todos os produtos expostos nos cerca de 100 stands, foram doados à Fundação de Armazenistas de Mercearia (FAM) que por sua vez, os distribuiu por aqueles que mais precisam.

Ser solidário, continua a ser parte integrante do nosso ADN.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *