Henkel cresceu em vendas orgânicas e lucros em 2023
Em 2023, as vendas do Grupo Henkel atingiram 21.514 milhões de euros, uma diminuição nominal de 3,9% em comparação com o ano anterior, principalmente devido ao desinvestimento das atividades comerciais […]
![Hipersuper](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/hiper_user-120x120.png)
Hipersuper
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Em 2023, as vendas do Grupo Henkel atingiram 21.514 milhões de euros, uma diminuição nominal de 3,9% em comparação com o ano anterior, principalmente devido ao desinvestimento das atividades comerciais na Rússia. Porém, em termos orgânicos, registou um crescimento de 4,2% nas vendas, impulsionado por um aumento de preços na ordem de um dígito percentual elevado, enquanto os volumes diminuíram. “No segundo semestre do ano, contudo, registou-se uma clara melhoria sequencial na evolução do volume”, destaca a empresa, revelando ainda que os efeitos cambiais afetaram negativamente o desenvolvimento das vendas em -4,3%.
Por unidades de negócio, a Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico das vendas de 3,2 por cento, tendo atingido 10.790 milhões de euros, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics, Craftsmen e Construction & Professional.
Também a unidade de negócio Consumer Brands registou um crescimento orgânico das vendas de 6,1 por cento, totalizand0 10.565 milhões de euros, impulsionado sobretudo pelas áreas de negócio Laundry & Home Care e Hair.
O capital circulante líquido como uma percentagem das vendas ascendeu a 2,6 por cento, ficando abaixo do nível do ano anterior (4,5 por cento). Por outro lado, o free cash flow atingiu um novo máximo de 2.603 milhões de euros, representando um aumento em comparação com o ano anterior (653 milhões de euros). Como resultado, a posição financeira líquida do Grupo melhorou para 12 milhões de euros.
Para 2024, o Grupo perspetiva que a conversão das vendas em moeda estrangeira tenha um impacto negativo no intervalo de percentagem médio de um dígito, e que os preços dos materiais diretos permaneçam estáveis em relação à média anual para 2023.
A partir destes pressupostos, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas entre 2,0 e 4,0 por cento no ano fiscal de 2024, com ambas as unidades de negócio previstas dentro deste intervalo. “Espera-se que o retorno ajustado sobre as vendas esteja entre 15 e 16,5 por cento para a Adhesive Technologies e entre 11 e 12,5 por cento para a Consumer Brands”, refere a empresa.