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Henkel cresceu em vendas orgânicas e lucros em 2023

Por a 4 de Março de 2024 as 15:57

Em 2023, as vendas do Grupo Henkel atingiram 21.514 milhões de euros, uma diminuição nominal de 3,9% em comparação com o ano anterior, principalmente devido ao desinvestimento das atividades comerciais na Rússia. Porém, em termos orgânicos, registou um crescimento de 4,2% nas vendas, impulsionado por um aumento de preços na ordem de um dígito percentual elevado, enquanto os volumes diminuíram. “No segundo semestre do ano, contudo, registou-se uma clara melhoria sequencial na evolução do volume”, destaca a empresa, revelando ainda que os efeitos cambiais afetaram negativamente o desenvolvimento das vendas em -4,3%.

Por unidades de negócio, a Adhesive Technologies gerou um crescimento orgânico das vendas de 3,2 por cento, tendo atingido 10.790 milhões de euros, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics, Craftsmen e Construction & Professional.

Também a unidade de negócio Consumer Brands registou um crescimento orgânico das vendas de 6,1 por cento, totalizand0 10.565 milhões de euros, impulsionado sobretudo pelas áreas de negócio Laundry & Home Care e Hair.

O capital circulante líquido como uma percentagem das vendas ascendeu a 2,6 por cento, ficando abaixo do nível do ano anterior (4,5 por cento). Por outro lado, o free cash flow atingiu um novo máximo de 2.603 milhões de euros, representando um aumento em comparação com o ano anterior (653 milhões de euros). Como resultado, a posição financeira líquida do Grupo melhorou para 12 milhões de euros.

Para 2024, o Grupo perspetiva que a conversão das vendas em moeda estrangeira tenha um impacto negativo no intervalo de percentagem médio de um dígito, e que os preços dos materiais diretos permaneçam estáveis em relação à média anual para 2023.

A partir destes pressupostos, a Henkel espera gerar um crescimento orgânico das vendas entre 2,0 e 4,0 por cento no ano fiscal de 2024, com ambas as unidades de negócio previstas dentro deste intervalo. “Espera-se que o retorno ajustado sobre as vendas esteja entre 15 e 16,5 por cento para a Adhesive Technologies e entre 11 e 12,5 por cento para a Consumer Brands”, refere a empresa.

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