Homepage Newsletter Produção

Sogrape às compras em Espanha para expandir negócio “no lado espanhol do rio Douro”

Por a 23 de Fevereiro de 2024 as 10:33

A Sogrape comprou a Viña Mayor à Entrecanales Domecq e Hijos, localizada na Ribera del Duero, comunidade de Castela e Leão. Em comunicado, a empresa portuguesa conta que foi a “paixão pelo vinho” que aproximou a família Guedes da família Entrecanales, num processo que culminou na compra da Viña Mayor para “desenvolver um projeto premium na região” e expandir o negócio “no lado espanhol do rio Douro”.

Com a aquisição deste projeto que integra vinha e adega, a Sogrape quer desenvolver e potenciar a marca Viña Mayor em Espanha e nos mercados internacionais e fortalecer a posição do grupo no mercado espanhol. “No âmbito do acordo, a Entrecanales Domecq e Hijos mantém a marca Secreto, que será a sua insígnia de referência em Ribera del Duero”, lê-se no documento.

“Sempre acreditámos na importância de ter uma presença forte nos quatro R’s em Espanha: Rioja, Rías Baixas, Rueda e Ribera del Duero. Tendo já uma posição relevante nos três primeiros, era nossa intenção reforçar no quarto pela qualidade dos seus vinhos e pelo valor e potencial que esta região tem para o mercado espanhol e alguns mercados internacionais”, afirma Fernando da Cunha Guedes, presidente da Sogrape.

Em 2012, a Sogrape comprou a Bodegas LAN na região de Rioja, que integra também a marca Santiago Ruiz nas Rías Baixas. Seis anos depois, compra a Bodegas Aura, em Rueda.

Fundada em 1986, a Viña Mayor foi uma das primeiras empresas a integrar a Denominação de Origem de Ribera del Duero, “uma região que tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos e que hoje representa já a segunda maior DO para vinhos tintos em Espanha”, afirma a empresa.

Já a empresa portuguesa conheceu a luz do sol em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes. Dona do icónico Mateus Rosé, detém atualmente 1.600 hectares de vinha distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia. A empresa familiar está presente em 120 mercados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *