Feiras FMCG Homepage Produção Vinhos

Essência do Vinho arranca hoje e celebra um “caminho feito de rasgo, inovação, qualidade, capacidade de superação e, sobretudo, paixão”

Por a 22 de Fevereiro de 2024 as 9:04

Arranca hoje mais uma edição da Essência do Vinho, no Palácio da Bolsa no Porto,  que celebra este anos 20 anos de um evento que originou todo o projeto Essência Company.

No âmbito da comemoração dos 20 anos, Nuno Pires, fundador da Essência do Vinho, afirma que “para ter sucesso não existem segredos. é necessário ter visão, estratégia e determinação, aliados e muito trabalho, rigor e paixão pelo que se faz, acreditando no potencial para levar o nosso país ainda mais longe. Assinalamos os 20 anos da nossa empresa, a Essência Company manteve-se no Porto, tendo nos eventos um alicerce, e o Essência do Vinho, tornou-se a principal experiência do vinho em Portugal, sendo hoje um circuito com paragens no Porto, em Lisboa e no Funchal”.

“Acumulamos milhares de ações em Portugal e no mundo, percorrendo milhares de quilómetros em nome dos vinhos e da gastronomia, do nosso país. Em 20 anos, o projeto que construímos não deixa ninguém indiferente” acrescenta.

“Hoje, recordo com emoção esse caminho feito de rasgo, inovação, qualidade, capacidade de superação e, sobretudo, paixão. Hoje, a nossa empresa é uma marca, uma referência para profissionais e público em geral, em Portugal e um pouco pelo mundo. Hoje, celebramos, pois no agora vive o tempo de olhar para a frente e, tal como há 20 anos, de continuarmos a ser movidos pelo sonho e pela vontade de criar futuro. Continuamos a desejar fazer a diferença.” conclui.
Desde 2004 que o Essência do Vinho – Porto alterou a forma de comunicar os vinhos aos consumidores, tendo-se afirmado no calendário europeu de eventos como um marco anual importante, que tem suscitado curiosidade contínua. Ao longo destes anos fidelizou públicos mas também os renovou, muito graças a programações de alto nível.

Nesta edição, vão estar mais de 4.000 vinhos em prova aberta, de mais de 400 produtores representados, nacionais e estrangeiros, juntam-se novidades absolutas.

“Estamos perante a maior organização de sempre de um evento que parte do vinho e da gastronomia, para a promoção mundial de Portugal. Têm sido meses intensivos de preparação para que nada falhe e, sobretudo, para que todos os visitantes internacionais reconheçam a capacidade de o nosso País saber receber, saber organizar e saber fazer. Vamos percorrer ao longo da semana alguns dos mais emblemáticos lugares do Porto, como o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa da Música ou o Mosteiro de São Bento da Vitória culminando, claro, no Palácio da Bolsa. E, em parceria com o Turismo de Portugal, teremos ainda um conjunto de pós-tours, no continente e nos arquipélagos, envolvendo a comitiva internacional de compradores e de jornalistas que estarão connosco”, explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company.

“The Room Experience” será um espaço exclusivo que permitirá a rara oportunidade de provar vinhos de topo de 20 das grandes famílias mundiais do vinho. Duas slots /dia, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, permitirão aceder a rótulos marcantes de produtores como Bouchard Père et Fils (França), Castello Bandi (Itália), Castello di Montepó (Itália), Château Pichon Baron (França), Clos Apalta (Chile), Dr. Loosen (Alemanha), Júpiter (Portugal), Marqués de Murrieta (Espanha), Mouchão (Portugal), Niepoort (Portugal), Penfods (Austrália), San Marzano (Itália), Taylors (Portugal), entre outros.

Retomando o capítulo internacional, a programação do Essência do Vinho – Porto contará provas comentadas de nomes absolutamente icónicos, como são os casos Vega Sicília (Rioja, Espanha), Château Lynch-Bages (Bordéus, França), Dr. Loosen (Mosel, Alemanha), Penfolds (Austrália), Raül Bobet (Priorat, Espanha), Santiago Ruiz (Rias Baixas, Espanha), entre outros.

Essência do Vinho – Porto acolhe ainda duas regiões convidadas: Castela e Leão (com uma prova de vinhos de várias denominações, incluindo Bierzo, Ribera del Douro e Rueda) e Minas Gerais (Estado brasileiro que promoverá provas de vinhos, azeites e queijos).

Juntam-se outras provas de grandes nomes nacionais, como Alves de Sousa (vertical Abandonado, 2004-2020), Mouchão (incluindo as edições 1984, 1999, 2008 e Tonel N. 3-4 2013), Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa (2011, 2015 e 2018), Xisto 2019 (lançamento en primeur), Madeira Wine Company (Blandy´s Bual 1920, Terrantez 1976, Verdelho 1982, Sercial 1990), Kopke (Porto Vintage vs. Porto Colheita), Moscatéis de Sonho José Maria da Fonseca (Amagnac, Cognac, Sole e 20 Anos), Casa de Santar, Cartuxa, Monção e Melgaço, só para citar alguns exemplos.

Não esquecer nova edição da prova com júri internacional “TOP 10 Vinhos Portugueses”, que avaliará cerca de 60 amostras dos vinhos mais bem pontuados em 2023 pela Revista de Vinhos, e a apresentação “Blind Ambition: uma história de superação” – quatro refugiados do Zimbabwe desafiaram o próprio destino e tornaram-se sommeliers de sucesso na África do Sul. Acreditaram no que seria impossível e representaram o país de origem na competição “World Wine Tasting Champions”, que decorreu na França, sob os olhares de alguns dos mais referenciais nomes da indústria e da crítica mundial do vinho; o resultado dessa jornada de superação é surpreendente e está na base de um documentário que merece ser conhecido.

Por fim, “Gosto do Porto” é um roteiro preparado pela Revista de Vinhos que pretende celebrar o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, que reúne a sugestão de 90 spots na cidade que poderão ser experimentados pelos visitantes e participantes da WTW e do Essência do Vinho – Porto.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *