Destaque Distribuição Economia ESG Homepage Logística Newsletter Produção

BCSD Portugal lança Guia Empresarial sobre Rastreabilidade na Cadeia de Valor

Por a 22 de Fevereiro de 2024 as 21:33

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável disponibiliza a partir desta quinta-feira o “Guia Empresarial sobre Rastreabilidade na Cadeia de Valor – roteiro para a implementação”.

Desenvolvido no âmbito da task-force dedicada ao tema da rastreabilidade na cadeia de valor, composta por 12 empresas do Grupo de Trabalho “Cadeia de valor e Economia Circular” do BCSD Portugal, é um guia que inclui exemplos reais de empresas, o contexto legislativo que enquadra a rastreabiliade na cadeia de valor, as principais tecnologias aplicadas à rastreabilidade, os benefícios da adoção da rastreabilidade na cadeia de valor e, ainda, as etapas que as empresas devem seguir para a implementação de um sistema de rastreabilidade.

“A rastreabilidade confere uma elevada visibilidade e transparência ao longo da cadeia de valor. Melhora a eficiência e otimiza as operações das empresas, mas também assegura o compliance regulamentar, aumenta a confiança dos clientes e outros stakeholders e promove a competitividade, tornando-se um instrumento essencial à gestão e à tomada de decisões”, sublinha Filipa Pantaleão, secretária-geral do BCSD Portugal.

O “Guia Empresarial sobre Rastreabilidade na Cadeia de Valor – roteiro para a implementação” reflete o trabalho desenvolvido entre abril e setembro de 2023 pela task-force dedicada ao tema da rastreabilidade na cadeia de valor do BCSD Portugal, e que envolveu uma sessão colaborativa para mapeamento e categorização de soluções tecnológicas e períodos de trabalho em subgrupos. Integraram a task-force de rastreabilidade na cadeia de valor a Algebra Capital, APCER, Bondalti, Deloitte, Delta Cafés, Fidelidade, KPMG, Lipor, NTT Data, Grupo Procme, Sonae e a Vinci Energies.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *