Destaque Destaque Homepage ESG Homepage Newsletter Produção

PSVA eleito melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial

Por a 16 de Fevereiro de 2024 as 10:33

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) foi distinguido nos prémios V d’Or 2024 na categoria ‘Best Joint Initiative’, que destaca o programa da região alentejana como a melhor iniciativa conjunta do setor vitivinícola mundial.

A cerimónia de entrega dos galardões decorreu em Paris, no dia 11 deste mês e marcou o arranque da Wine Paris & Vinexpo Paris, uma das principais feiras internacionais dedicadas aos vinhos. Os prémios V’Or destacam a excelência dos players do setor em termos de desempenho e desenvolvimento sustentável. São entregues nas categorias: melhor iniciativa coletiva, melhor iniciativa de transmissão, melhores novas soluções para negócios, melhor experiência de marca e melhor marketing ecologicamente responsável.

A organização destacou o PSVA “pela atenção aos pormenores, equilíbrio e rigor bem como pela habilidade de promover a biodiversidade e, ainda, fortalecer a reputação dos Vinhos do Alentejo à volta de todo o globo”.

“A força motriz criada a partir da parceria já de uma década com a Universidade de Évora, aliada com o valor acrescentado que a ANP/WWF Portugal trouxe para a revisão de conteúdos do PSVA2.0, redundou neste reconhecimento, que é muito mais do que um prémio para o Alentejo, é uma força internacional que impacta toda a região e que destaca todos os produtores que adaptaram as suas produções em resposta às alterações climáticas e ao saber fazer melhor”, afirmou João Barroso, coordenador do PSVA.
“É por eles, com eles e para eles que existe um PSVA”, acrescentou.

Iniciativa de desenvolvimento sustentável da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, o PSVA foi lançado em 2015 e congrega quase 650 membros, responsáveis por uma área de produção de 13.521 hectares, o que representa cerca de 60% da área de vinha do Alentejo

Já foi reconhecido internacionalmente com vários prémios como o “’The Drinks Business Green Awards’ e os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, numa iniciativa da Comissão Europeia. Recebeu ainda o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma parceria europeia de inovação para a produtividade agrícola e sustentabilidade lançada, igualmente, pela Comissão Europeia.

Foto do prémio: Site Vinexposium

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *